Como se já não bastassem os constantes ataques públicos dos campos rivais dos discos de Alta-Definição (HD-DVD e Blu-ray), é a vez do famoso realizador Michael Bay atirar mais lenha para a figueira e meter a Microsoft ao barulho. No seu forum oficial, Bay disse:
A Microsoft quer que ambos os formatos falhem para que sejam eles os heróis e impulsionem a mudança para os downloads digitais. Este é o pequeno segredo de que ninguém fala. É por isso que a Microsoft tem entregue cheques de $100 milhões de dólares para que os estúdios utilizem o HD DVD e não o superior Blu Ray. Eles querem lançar a confusão no mercado até que os downloads digitais estejam aperfeiçoados. Só o tempo o dirá, e aí veremos a verdade.Bem, não sei se é verdade ou não, mas não é preciso ser um mega-realizador de Hollywood para chegar a essa conclusão: o futuro está efectivamente nos downloads.
Bay
Quanto à suposta superioridade do Blu Ray... ele lá terá os seus motivos. No entanto relembro que, enquanto que os profiles Blu Ray aindam andam para trás e para a frente, com incompatibilidade que tornam os mais recentes discos incompatíveis com os leitores mais antigos, o formato HD DVD está claramente definido desde o início e oferece todas as capacidades que o Blu Ray ainda está a tentar implementar.
Quanto à capacidade (em Gigabytes) superior... considerando a eficiência do Mpeg4 H264 essa vantagem é pouco signficante sendo possível codificar filmes em HD 1080p com muito boa qualidade em apenas 8 ou 10GB (e até mesmo 4Gb no caso de conteúdo 720p.)
Embora todo esse espaço extra possa ser usado para extras, relembre-se também que o HD-DVD já aprovou o formato triple-layer, que expande a sua capacidade para 51GB.
e o cromo do meu tio já se atirou de cabeça e foi comprar um drive blu-ray para o pc da sala para ver os filmes no projector 1080. oh well... seja!
ResponderEliminar