2007/12/12

Netcabo Engana os Clientes ADSL

No seguimento do meu post de ontem relativamente à netcabo, onde eles me disseram - por escrito:

A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas.
Um amigo fez questão de me lembrar, e bem, que a própria netcabo vende ADSL de 8Mbits!

Então... em que ficamos? Vender gato por lebre? Ou isto é tudo uma palhaçada?


E para quem ainda achar que a Netcabo é uma empresa séria (haverá alguém!?!) basta ver este exemplo da concorrência, a 22Mbits.

E até eu, numa linha no "fim do mundo", consigo obter 6-7Mbits:


Para quem gostar destas "telenovelas", desenvolvimentos a seguir nos marretas.

6 comentários:

  1. Não sendo propriamente um especialista na área eles, até podem a ter alguma razão. Mas não toda.

    Ou seja ADSL no principio tinha uma velocidade teorica de downstream de 8Mbit/s. O que nunca acontecia, porque esta velocidade dependia da distância à central. Por isso é que se começou a vender ADSL nos primórdios somente a 1Mbit/s, que era a velocidade assegurada e que quase, quase sempre era estável.

    Só com o desenvolvimento do ADSL2 e ADSL2+ é que as velocidades aumentaram para 12Mbit/s e 24Mbit/s. Ou seja existem 3 tipos de serviços(e depois existem várias implmentações), a saber, ADSL, ADSL2 e ADSL2+. Eu garanto que a clix e outras que vendem o acesso a 24Mbit/s também nunca conseguem essa velocidade.

    Ou seja quando a netcabo fala em adsl até podem ter razão...

    Eu não trabalho para a netcabo nem pt, nem ptm, nem nada disso.

    Se forem a http://en.wikipedia.org/wiki/Adsl há uma explicação mais têcnica.

    ResponderEliminar
  2. @paulo

    Sim, estou bem consciente das limitações técnicas da ADSL. Mas daí a afirmar que "em Portugal não se passa dos 4 Mbits" vai um grande passo.
    (Ou não anunciassem eles próprios ADSL de 8Mbits para os seus clientes)

    Haverá sítios onde não se consiga sequer atingir os 4Mbits? Sim, acredito que haja.
    No entanto, estou a usar neste preciso momento, ADSL a 7Mbits, numa ligação que fica "no fim da linha", o mais distante que posso estar da central.

    Outros colegas tenho que, tal como no screenshot que ali disponibilizei, têm mais sorte e ligam a mais de 20Mbits. Portanto... a afirmação da Netcabo está mais que provada como sendo FALSA - e é so isso que está em causa.

    A questão é: poderá permitir-se que uma grande empresa, como a Netcabo, diga estas mentiras aos seus clientes?

    ResponderEliminar
  3. Na imagem diz que a ligação é ADSL2+, ou seja não é uma ligação ADSL...

    É por isso que digo, e em resposta da citação da netcabo, eles podem não estar a mentir "completamente". Não estão é a dizer tudo, só aquilo que lhes interessa.

    ResponderEliminar
  4. Pronto, já actualizei com o meu próprio caso pessoal, de ADSL "pura", das antiguinhas, com um Modem dos mais antigos que há (que nem suporta as ADSL "avançadas") e com uma linha péssima, no "fim do mundo".

    Mesmo hoje, que é um dia "mau" (por norma liga sempre a mais de 6.5Mbits,) está ligado a 6Mbits.

    É preciso dizer mais?
    E até lhes desculpo os que falta "até 8Mbits" pelo simples facto de terem a decência de não fazerem traffic shaping a bloquer torrents, nem packet filtering que me lixe os jogos online.

    A netcabo, se quiser fazer isso - acho muito bem, que faça como entender - agora, não informarem os clientes, e pior, mentirem quando lhes pergunto se o fazem: isso não admito.

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá ver uma coisa, eu acho muito bem que se reclama quando o serviço não corresponde so que contratamos. O que quis *frisar* é que eles falam em ADSL e não em ADSL2+, talvez q a pessoa que tenha respondido da netcabo nem saiba da diferença e meteu uma resposta chapa 5.

    Além da velocidade que se contrata é preciso saber a taxa de contenção que esta aplicada e que pode afectar e muito a qualidade do desempenho. Penso que em Portugal estava em 1/50 para residenciais e 1/20 para empresas. Outro coisa, é verificar os termos de serviços, porque ultimamente é moda meter lá a razoabilidade do uso no meio de tanta letra pequenina.

    Relativamente ao traffic shaping penso que cada vez mais vai começar a ser feito pelos isp. Se eles começem a fornecer acessos sem limites, eles vão ter que limitar o trafico que alguma forma, geralmente pelo traffic shaping. Mas penso que no caso dos torrents existem formas de "fugir" a esses limites. Um exemplo, eu antes era cliente da Oninet com linha de ADSL 512Kbit/s, quando eles introduziram o serviço oniduo a 1Mbit/s e sem limites de trafego a velocidade(o mais barato no mercado na altura), eu conseguia velocidades na ordem dos 50Kbit/s. Eu reclamava todos os dias para a Oni. Uns meses depois eles introduziram o traffic shaping para poderem ter um serviço razoável novamente. Mas ai, eu começei a reclamar do traffic shaping!!!

    Neste momento estou na tvtel, e quando noto algum problema na rede lá vou fazer os meus testes para verificar as velocidades e tempos... e toca a ligar para lá se não estão conformes.

    ResponderEliminar
  6. Mas é exactamente de tudo isso que eu "reclamo".
    Reclamo de um apoio técnico que manda destes "bitaites" para tentar baralhar o cliente, com mentiras.

    Reclamo dos ISPs venderem 8Mbits, ou 12, ou 24 - e depois dizerem: "ah, mas afinal só pode usar 30Kb"
    Mas então, que raio é isso?
    Entao que não vendam o que nao podem fornecer.

    Olha a EDP a cobrar-te uma assinatura para 200,000 Watts, mas depois a meio do jantar ficares sem luz e justificarem-se:
    "Sabe, a esta hora é complicado... veja lá se se desenrasca com 3Watts"

    É o mesmo com o tráfego ilimitado:
    é ilimitado, mas só até um certo limite "razoável" que ninguem sabe qual é.
    Então... é ilimitado ou nao?
    Para isso que digam, por mais 5 Euros, pode descarregar 400Gb, e pronto.
    (Mas claro, nao ficava tao "sonante" nas campanhas publicitárias!)

    Eu só quero que eles ponham os pontos nos "i's". Que nao estejam com conversa de intrujões, a fazer ouvidos moucos às perguntas que os clientes colocam - e negando serem causadores de problemas que lhes provei serem causados por eles.

    ResponderEliminar