WiMedia anuncia mudanças estratégicas
Toda a gente esperava que os 480Mbits anunciados fossem uma revolução - no entanto, quando os primeiros dispositivos UWB ficaram disponíveis, dificilmente se mostraram à altura das expectativas.
Agora, as culpas são apontadas aos drivers, e múltiplos protocolos que estão envolvidos:
- 70 Mbits/s for a host adapter to native device
- 160 Mbits/s for a native host to DWA device
- 220 Mbits/s for a native to native data transfer
(artigo completo)
Upgrades ao PCI Express
O PCI Special Interest Group está a tratar de expandir a lista de vantagens do PCIe 2.0 oferecendo mais performance e melhor suporte de novos dispositivos e arquitecturas.
Uma das características mais aguardadas é a capacidade para fazer multicast, que permitirá enviar dados para múltiplos dispositivos simultaneamente, poupando largura de banda e tempo. Esta função será particularmente interessante em sistemas com mútiplas placas gráficas ou monitores, assim como sistemas de armazenamento RAID.
(artigo completo)
AT&T dá luz a rede de 40-Gbps
A AT&T anunciou que já está ausar a sua nova rede de fibra óptica que liga a costa oeste à costa este dos Estados Unidos.
Esta rede inclui quase 29,000 km de fibra óptica e está preparada para suportar até 92 Terabits por segundo de forma contínua.
Num dia de trabalho normal a rede IP/MPLS transporta mais de 13.4 petabytes de dados; o que representa mais de 2.1 megabytes por cada ser humano na Terra, com uma fiabilidade de 99.99%.
(artigo completo)
Resta saber se fazem packet filtering ou não...
E pensar que ainda há 7 anos atrás era anunciado que a KPNQwest tinha alcançado o record de velocidade em fibra, atingindo os 40Gbps entre 2 cidades? ;o)
ResponderEliminar(hmmm...talvez tenha sido 2001 e talvez não tenham sido os 40Gbps...mas tenho estes valores na cabeça)!
O futuro é as transferências serem instântaneas.
ResponderEliminarQueres ver um filme HD? Sacas 50Gb em poucos segundos, ficando em buffer no teu "leitor", e por aí adiante. :)
É a maneira de resolvers os congestionamentos da "banda" - porque deixa de haver streaming contínuo de conteúdos. É tudo em "burst transmission" e tá feito.
(Mas até lá chegarmos, vamos gramando com traffic shapings, para os ISPs disfarçarem que andam a vender aquilo que nao podem fornecer)