2008/02/12

Apple MacBook Air SSD vs HDD

MacBook Air, MacBook Air... haveria tanto para dizer sobre o Air, mas não temos tempo.
Para além disso, já houve tanta gente a falar dele, que todas as introduções podem ser simplesmente ignoradas e passarmos directamente ao assunto:

Qual a diferença de performance entre a versão com disco rígido tradicional e o que traz SDD (disco Flash de estado sólido)?

Foi isso que os rapazes do Apple Insider resolveram testar.

Obviamente, o disco de estado sólido arrasou completamente o disco rígido em todos os testes que envolviam leituras aleatórias.
No pior caso, revelou-se apenas 60% mais rápido, no melhor, 1800% mais rápido - isso mesmo leram bem!

Para quem não acreditar que isso se traduz em ganhos reais. Podem ver vídeos que mostram o processo de boot de dois MacBook Air lado a lado, e em que o modelo com SSD está já pronto a funcionar e ligado a uma rede Wi-Fi, enquanto o modelo com HDD ainda está no ecrã de arranque.

Arrancar 17 aplicações em simultâneo (embora não seja uma prática habitual) também demonstra as capacidades do SSD, estando apto a trabalhar e até entrando em modo de poupança de energia, antes que o modelo com HDD terminasse.

Se bem que, tal como é mencionado, da segunda vez que se repete o processo, com os programas em cache, a diferença é praticamente nula.

Por fim, a pergunta que se põe: vale a pena gastar $999 no upgrade do disco rígido por um disco SSD?
De momento, parece-me exagerado face aos benefícios. Considerando que o preço da memória flash está em constante queda, e que novas tecnologias prometem memórias mais rápidas, fiáveis, e baratas para breve, acho que quem olhar para trás daqui a um ano, e descobrir que pagou quase 1000 dólares por 64GB de SSD ficará bem arrependido.

2 comentários:

  1. Exacto, acho que de momento o preço dos discos SSD está exagerado. Quando a tecnologia é nova, o preço tende a ser exagerado.


    Repare-se no exemplo das USB Pens que há bem menos que 3 anos estavam a 100€ e agora por 6€ já se encontram com a mesma capacidade.

    ResponderEliminar
  2. Exacto, há uns anos ter 4GB ou 8GB numa Pen disk custava uma fortuna - bem mais que 100 euros. Hoje em dia, já se encontra isso ao preço da chuva.
    No entanto, acho que o futuro dos SSD vai passar por outras tecnologias de memória, que não tenham a limitação dos ciclos de escrita (e com velocidades mais rapidas)

    ResponderEliminar