2008/02/12

Matemática ao Serviço da Música

Muitas vezes assistimos, nos filmes, a operações aparentemente impossíveis: desde aqueles fantásticos zooms infinitos que tornam 4 pixeis numa face ou matrícula em alta definição, ou - outras vezes - que tornam um murmúrio inaudível numa conversação perfeita.

Desta vez temos algo do género, um engenheiro de som Jamie Howarth, utilizou avançados métodos matemáticos para recuperar um gravação única. Tratava-se da única gravação ao vivo de um famoso cantor folk americano Woodie Guthrie. A gravação pirata tinha sido feita durante um concerto em 1949, em fio magnético (percursor da então futura fita magnética.)

A simples passagem desse meio para suporte digital demorou 36 horas, com constantes quebras e enrolamentos do fio, cada um deles degradando ainda mais o ténue sinal.

Foi então que os métodos matemáticos foram postos à prova, conseguindo recuperar e corrigir a gravação. Para comparação veja-se um excerto de um concerto de Vivaldi recuperado de uma gravação analógica, antes e depois da aplicação dos algoritmos.

Quando aplicado à gravação de Guthrie, conseguiu transformar isto (antes do processamento) nisto (depois do processamento).

Trata-se da primeira vez que um matemático foi nomeado para um Grammy, e a gravação de Guthrie ganhou mesmo o Grammy para o melhor albúm histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)