2008/02/13

Firefox Beta 3

Saiu o Firefox 3 Beta 3 para testes.

São quase 1300 alterações relativamente à versão beta anterior.

... mas o que realmente me fez falar disto é que, tendo eu ontem visto em primeira mão um "crash" no meu PC (coisa que não é habitual, diga-se de passagem, mas que não levei a mal visto que já não fazia um reboot há alguns meses e foi provocado por "abusos" de dispositivos USB e tal) a questão é que, quando fiz reboot: todos os bookmarks e favoritos e sei lá que mais do Firefox... pufff... tinham desaparecido.

Bem sei que podia usar o Google toolbar (ou outros plugins) para manter os bookmarks seguros e tal, mas não é essa a questão.

Ainda para mais quando vejo que na lista de alterações do FF3 se encontra:

  • Reliability: A user's bookmarks, history, cookies, and preferences are now stored in a transactionally secure database format which will prevent data loss even if their system crashes.
Ora, não tenho nada contra melhoramentos no software, mas fico a pensar: que raio de programadores é que concebem um programa que pode perder dados de forma tão "fácil"?
Isto não seria uma coisa que devia ter vindo logo de raiz, desde a primeira versão?

Não estou a dizer que os outros browsers sejam melhores ou piores, nem é essa a questão.
Quando eu faço um programa, para além de me certificar que faz o que é suposto, antecipo também quais os potenciais problemas previsíveis que possam causar corrupção dos dados. Nessa medida, tento fazer com que todos os meus programas sejam à prova de falhas de energia/crashes/desligamentos intempestivos, mantendo os dados sãos e salvos (dentro dos possíveis e não considerando falhas no hardware.)

Parece que afinal, ainda há muito boa gente por aí que faz programas sem se preocupar com esses meros pormenores...

4 comentários:

  1. há uns que atribuem todas as culpas ao Bill Gates e ao seu windows, outros é aos discos usb :P

    ResponderEliminar
  2. Também não tenho nada contra o Firefox mas experimentei a beta anterior e desisti de imediato. Dava-me erros a mais para o meu gosto.
    Mais logo vou experimentar esta para ver se realmente melhorou.
    Vamos lá ver se a versão final se comporta bem.

    Entretanto, continuo com o Opera.

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. no meu uso um plugin chamado session manager. permite gravar sessoes e em caso de erro pergunta qual queremos restaurar.

    ResponderEliminar
  4. Pois, isso seria o caso normal - mas o que me aconteceu foi fora do normal.
    Habitualmente deveria perguntar isso da sessao, mas não - ficou mesmo todo "limpo" como se tivesse sido instalado de fresco.

    Foi da maneira que fui logo por os backups em dia, se me tivesse lixado os documentos teria sido bem pior. :)

    ResponderEliminar