2008/02/14

Multiposto num PC

Por vezes há necessidade de colocar várias pessoas a fazer trabalhos básicos de computador. E mesmo com o baixo custo do hardware, usar um PC separado para cada posto é por vezes exagero.

Para esse efeito, existem placas como estas da NComputing, que permitem que um único PC controle até 6 terminais extra.
(Com um custo de cerca de 50 euros por terminal, um preço bastante agradável)

O processo é simples, colocam uma placa "controladora" no vosso PC principal, e depois é so ligarem uns cabos ethernet a cada "posto", que tem saída para monitor VGA, áudio, rato e teclado.



Fica aqui um vídeo de demonstração para quem quiser ver como trabalha.


[Youtube video]

Refira-se que há outras soluções, que permitem "extender" um único PC por até 30 postos, ideal - por exemplo - para salas de aulas.
Com a potência dos computadores actuais, dual e quad cores, que passam 99% do tempo a não fazer nada, esta é uma solução que pode ter cada vez mais utilidade.

Dêem um salto à NComputing se tiverem interessados.

7 comentários:

  1. Carlos se usarem Windows não se podem "esquecer" do licenciamento do respectivo software.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente, não sei como será o enquadramento "legal" de coisas deste tipo no Windows.

    Trata-se de um único PC, mas de vários utilizadores.

    Mas tendo em conta as políticas de "licenças" da MS, que até quer tu pagues por licenças que instales nas tuas próprias máquinas virtuais - só falta pedir que pagues uma licença do Windows por cada "core" em cada CPU.

    O melhor mesmo é resolver o assunto pela raiz, e usar Linux. :)

    ResponderEliminar
  3. Creio que se estiveres a usar Janelas XP só podes ter um utilizador logado na máquina. Para outro utilizador trabalhar tem de chutar o anterior...

    Com Linux não se tem esse problema.

    ResponderEliminar
  4. Sim, no processo normal de "login" do Windows é assim que funciona - no entanto penso que a NComputing fornece software para permitir o uso simultaneo dos vários utilizadores ao mesmo Windows.
    (Mas posso estar errado, não fui ver em detalhe como é que isso funcionava)

    ResponderEliminar
  5. Na firma onde trabalho neste momento tenho 6 terminais NComputing, 3 L200 e 3 L110, usando um Servidor Xeon 3.0Ghz, 2Gb de RAM e com Windows 2003 Server. Permitem ter inúmeros utilizadores logados ao mesmo tempo, mesmo em XP, pois já tive essa experiência aqui na empresa. Os contras são obrigar à compra de um bom Servidor (por norma caro), impressoras de rede, não terem unidades de leitura óptica, da porta USB para ligação de uma PEN, disco externo ou impressora não funcionar (no meu caso) e de ser preciso dar privilégios de Administrador aos utilizadores que usem os terminais (julgo que com paciência, tempo e alguma pesquisa se consegue atribuir só privilégio de utilizador de Remote Desktop). Usa a tecnologia WoIP (Windows over IP), e penso que a nível de licenciamento não há problema, pois o Software é comum a todos os utilizadores (o PC passa a ser um servidor aplicacional, o que penso que está previsto no contrato de licença do software). Outra vantagem é o poder ser utilizado fora da LAN, bastanto o IP da WAN onde o Servidor está ser fixo, e encaminhar uma série de portas no Router (ao todo são 6, 3 TCP e 3 UDP, se não estou em erro). A nível de poupança, por cada posto poupa-se na compra uma média de 200-300€, entre despesas de licenças de software e gastos em Hardware (é bem mais barato que qualquer PC novo à venda, por mais ranhoso que seja), além de a médio prazo se poupar em energia, e de não ter partes mecânicas, o que o torna silencioso e robusto, dispensando manutenção. A nível de configuração é bastante simples, pois centraliza as configurações de Software no PC Host (bastanto instalar uma vez qualquer software, que passa a estar disponível para todos os utilizadores) e só tem uma BIOS extremamente simples de se configurar (praticamente só o IP do Servidor, o próprio IP e o do Gateway). Em Portugal, que eu saiba, é vendido pela Mactek (para revendedores) e pela ALKiNFOR (revendedores e consumidor final).

    ResponderEliminar
  6. @RubeMicheL

    Obrigado pelos detalhes.

    Realmente, é uma opção interessante.

    Quanto ao obrigar a um servidor caro, acho que comprando um PC "normal" com dual ou quad core, e com 3 ou 4GB de RAM, dará perfeitamente para aguentar com os 6 utilizadores. Não?

    ResponderEliminar
  7. sim, perfeitamente, com um HD rápido, um CPU fixe e muita RAM consegues na boa. O servidor em XP que tive era um P4 3.2Ghz com 1Gb de RAM e um HD decente e tinha 3 utilizadores pendurados a trabalhar perfeitamente.

    ResponderEliminar