2008/02/07

Cortes de Cabos no Médio-Oriente

Eu até acredito em coincidências, mas quando no espaço de duas semanas são cortados: não um, nem dois, nem três, nem mesmo quatro, mas sim... cinco cabos de comunicação subaquáticos, é caso para suspeitar.

De momento nenhuma das empresas responsáveis pelos cabos avançou com explicações, mas está posta de lado a hipótese de ter sido causada pela âncora de um navio - pelo menos neste último incidente.

Este fenómeno teve início a 23 de Janeiro quando o cabo de fibras ópticas FALCON foi cortado perto do porto de Alexandria. A 30 de Janeiro, foi a vez de outro cabo, o SeaMeWe-4 (South East Asia-Middle East- Western Europe-4).

A 1 de Fevereiro, outro corte no FALCON causou graves problemas na comunicação de dados na zona do Golfo. Nos dias seguintes, mais cortes foram detectados.

Neste momento, foram detectados cortes nos seguintes cabos: o FLAG Europa-Ásia perto de Alexandria, o FALCON perto de Bandar Abbas no Irão, o SeaMeWe-4 em Alexandria, novamente o SeaMeWe-4 perto de Penang, Malásia, e o FLAG perto da costa do Dubai.

Estes cortes afectam milhões de utilizadores de Internet na região, estimando-se que só na Índia tenham sido mais de 60 milhões.

É caso para perguntar: mas que raio se anda a passar na região?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)