2008/02/19

HD-DVD Diz Adeus

É oficial. A Toshiba anunciou o que já se esperava há algum tempo (depois da Warner ter mudado de posição em favor do Blu ray) o formato HD DVD vai ser descontinuado.

Goste-se ou não, a situação actual era insustentável, apenas servindo para baralhar os consumidores, já para não falar nas edições "exclusivas" de um único formato, que alienavam quem tivesse um leitor do outro formato.

Lamento que tenha sido assim, com a escolha a ser feita pelas grandes companhias e não pelo público, mas o que é certo é que - se não houver conteúdo, qualquer formato é irrelevante.
As críticas que alguns atiraram, da superioridade do Blu ray são completamente falsas, uma vez que ambos os formatos podiam ter exactamente o mesmo conteúdo.
Quanto à vantagem de espaço dos discos blu ray, é facilmente contraposta com a estupidez dos "profiles" que estão em contante evolução e que tornam obsoletos os leitores mais antigos.

No entanto, com as centenas ou milhares de milhões que a Sony investiu na PS3, era mais que óbvio que esta era uma batalha que tinha que ser ganha a todo o custo. E a vontade ($$$) da Sony foi superior à vontade da Toshiba - e aposto que daqui a alguns anos venham a público detalhes interessantes sobre os negócios de bastidores que se terão passado nesta "guerra".

Resta saber se o mercado vai agora aderir em massa ao Blu ray, ou se toda esta confusão apenas serviu para acelerar a aceitação dos processos de distribuição online.

HD-DVD R.I.P.

2 comentários:

  1. Quando falas em negócios de bastidores, esqueceste-te de referir os 150 milhões de dolars pagos pela microsoft a Viacom para que esta fosse exclusiva hddvd.

    E não foi a sony que pagou as editoras e fez os "negócios de bastidores", foi a Blu-ray Disc Association.

    O blu-ray já se sabia a muito tempo que ia ganhar, porque a partir do momento em que tinha as editoras que tinha inicialmente, e as empresas gigantes a apoiarem, estava a "batalha" ganha. Então desde que a playstation 3 passou a ser o leitor de blu-ray mais barato do mercado, matou o hddvd.

    Que venham os serviços de distribuição online, que eu considero o futuro, mas também considero importante para o consumidor, ter um formato físico, palpável, para "guardar" na colecção.

    ResponderEliminar
  2. Eu falei de negocios de bastidores, não disse que foram apenas de um dos lados - apenas disse que a "vontade" da Sony foi superior à da Toshiba.

    Quanto a quereres separar a Blu-ray Disc Association da Sony...

    Já se sabia que ia ganhar? Não sei se se sabia... e o certo é que até a Warner mudar de campo, as coisas estavam para durar (sem com isto dizer que a situação beneficiasse o consumidor.)

    Quanto à PS3, não conheço ninguém que a use como leitor Blu ray. E as estatísticas mostram que a grande maioria dos utilizadores PS3 não a usam como leitor Blu ray para filmes.
    (Se alguém me perguntasse, seria o leitor que eu aconselharia, não só pelo simples facto de ser - como dizes - um dos mais baratos; mas principalmente por ser o único que tem a garantia de actualizações constantes para os novos profiles Blu-ray. No entanto, é um pouco barulhenta de mais para leitor "home theater" - mas talvez a nova versão seja mais silenciosa)

    Quanto aos formatos palpáveis, veremos como as coisas correm no futuro. Quantas coleções tens tu de LPs, Cassetes, e filmes VHS?

    É certo que a cada novo formato, as pessoas dizem: "AH, agora sim, este é que é!"
    Mas eventualmente, aparecerá um novo, "mais e melhor", e lá se vai a colecção "palpável" para a obsolescência.

    No entanto concordo que o formato CD/DVD tenha maior tempo de vida, e mantenha as pessoas mais contentes com a sua qualidade do que a anterior geração de suporte analógico... mas... a ver vamos.

    Por enquanto, estou curioso para ver que tal vai ser a edição de Transformers em Blu-ray. :)

    ResponderEliminar