2008/03/16

Blu ray Aliado ao Divx 25h de Entretenimento

Ora, em alta ou baixa definição, o Blu ray é um formato que oferece bastante mais espaço que um DVD permitindo 25 ou 50GB de dados, conforme se trate de discos com 1 ou 2 camadas.

Nesse aspecto, nunca duvidei do potencial sucesso do Bluray enquanto método de armazenamento. É evidente que os 4GB disponibilizados pelos DVD-R e os 8GB dos Double-Layer são cada vez mais "curtos" para as necessidades actuais, quer seja para guardar fotos de 10Megapixeis, ou os vídeos das férias filmados em alta-definição

Ora, se usarmos um codec eficiente, tal como o DivX, que comprime um DVD num quinto do espaço sem grande perda de qualidade, aliado aos GB disponíveis nos discos Blu ray, isso faz com que se possam ter 25h de vídeo de qualidade DVD num único disco Blu ray.
(Ora, já antevejo os "pacotes" de séries completas passarem a estar disponíveis num único disco!)

Obviamente, o futuro pertence à alta-definição, mas mesmo assim... é perfeitamente possível incluir conteúdos em h264 em 720p em cerca de 1GB por episódio de 40 minutos, permitindo guardar uma série completa em HD num único disco... quando estes custarem menos que os 20 e tal euros actuais.

Até lá, é ver toda a gente a comprar "cakeboxes" de DVDs nas lojas para gravar... que é mais fácil justificar o espaço necessário para arquivar mais um "pacote" do que pagar 1 Euro por GB para armazenar dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)