2008/06/30

Asus Expande Eee PC com 904 e 905

Por muito que eu seja fã dos Eee PCs (e agradeço à Asus ter iniciado esta "moda" dos mini-portáteis de baixo custo) por vezes fico pasmado com as ideias que lhes vão na cabeça.

Para começar, parece que se estão a esquecer de um pequeno pormenor essencial à viabilidade destes mini-portáteis: o baixo custo!

O Eee PC 1000h, em tudo semelhanto ao MSI Wind, tem um custo 150% superior a este - o que é um pouco demais para se pedir apenas para ter a "marca" Asus.

E agora... atiram-nos estes novos modelos, o Eee PC 904 e 905, onde voltam a cometer o mesmo erro do Eee PC 701!
Tal como no Eee PC original - cujo grande ponto fraco era o LCD reduzido e de baixa resolução - estes novos modelos vão usar o chassis do Eee PC 1000, de maiores dimensões, mas vão usar os LCDs de 9" dos modelos 900! Ou seja, vamos voltar às "molduras" em volta do LCD, com plástico para encher a vista...

Ora, expliquem-me lá... quem valorizar a portabilidade, vai querer um Eee PC 901, pois tem o formato original do Eee PC (pequeno) com o maior LCD que lá cabe (de 9".) Se estiverem disposto a carregar mais uns centímetros... então, não fará mais sentido comprar o Eee PC 1000h com o LCD de 10"?

É que não acredito que a Asus tenha muita margem de manobra para colocar estes modelos a preços concorrenciais entre o actual 901 e o 1000h.

E nem quero acreditar é que estejam a pensar substituir o actual 901 (que tem como principal vantagem o seu tamanho reduzido) por estas mutações que desvirtuam por completo o conceito Eee. Se assim for, é de prever que o 901 se torne rapidamente no modelo mais cobiçado da marca.

Em vez de se concentrarem em fazer com que estes modelos cheguem efectivamente até aos consumidores (o Eee PC 901 e 1000h só cá chegam para o fim do ano) e a custo acessível andam a brincar aos "modelos", fazendo estas combinações idiotas - vá-se lá saber porquê...
Depois de um sucesso fulgurante, parece que querem assassinar a galinha dos ovos de ouro.

Desculpa lá Asus, mas estou a ficar sem motivos para te poder desculpar... depois não reclames quando vires todos os clientes a fugir para os modelos da concorrência, como o MSI Wind e o Acer One.Aliás, o Acer One está quase aí a chegar, e com um preço que vai arrasar os Eee PC: Acer One - 299 Euros na Fnac.
(O MSI Wind com Linux é que está mais atrasadito...)

É mesmo caso para perguntar: que raio andam a fumar os executivos da Asus?

via [Engadget]

2 comentários: