Aceder à Internet a 640Gb/s?
Pois é... parece tão incrível como provavelmente pareceriam velocidades de 24Mbits/s há alguns anos.
No entanto, alguns investigadores no dizem que pode estar a meros 5 anos de distância, e irá concerteza revolucionar a forma como lidamos com computadores, dados, e sabe-se lá que mais.
Há muito tempo que antecipo que, mal a largura de banda exista para que se possa enviar vídeo de alta-definição em tempo real, começaremos a assistir a uma migração dos computadores "locais" para o tal conecito que tem a ver um pouco com o "cloud-computing". Afinal, com estas velocidades de acesso à rede, que nos importa se o computador encarregado de nos mostrar os resultados no ecrã (quer sejam eles páginas web, vídeos, ou jogos 3D) esteja "aqui" ou a milhares de quilómetros num qualquer data center que distribui o processamento de forma eficiente entre milhões de utilizadores?
Enqaunto isto não se torna realidade... podem ir sonhando com estes 640Gb/s... velocidade que vos permitiria descarregar 17 DVDs... por segundo! :)
2008/07/14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E hardware que acompanhe essa velocidade?
ResponderEliminarJá nem estou a falar de equipamentos para fazerem routeamento a essa velocidade mas sim, por exemplo, discos!
Um disco Sata normal funciona a cerca de 75MB/s (mais coisa menos coisa...)
Não acredito na barreira dos 5 anos :o)
...mas ficaria contente se assim fosse! eheheh
Hugz,
Luís
Mas aí é que está a "revolução".
ResponderEliminarCmm velocidades dessas, quem é que precisa de um "disco" (no sentido tradicional)?
Tudo poderia muito bem ser acedido via rede...
Se te referias à parte do lado dos servidores que tinham que aguentar com tudo isto - aí sim, seriam necessário grandes "bichos"... mas nada que 5 anos de evolução e CPUs com centenas de Cores não resolvam, com umas dúzias de TB de memória e uns RAIDs de SSD de alta-performance. ;)
Acho que vou continuar a gostar de ter os meus dados ao pé de mim....
ResponderEliminarO "perto" é relativo.
ResponderEliminar(Já dizia Einstein! :)
Quando se fala em tecnologia e evolução e as pessoas se mostram cépticas, costumo-me sempre lembrar da quantidade de tecnologia que deve existir lá naquelas áreas não-sei-quantas nos US, e nós nem sonhamos! xD
ResponderEliminarTambém acredito que isto daqui a uns anos, não sei se 5, se 10, se 15, será mais ou menos como tu descreves! ;)
Area 51? ;)
ResponderEliminarÉ isso, é, Carlos. Essas áreas do arco da velha! xD
ResponderEliminarJá imaginava que dissesses isso mas..continuo a duvidar que consigas ter tanta velocidade de leitura num periférico de armazenamento (no curto prazo, da forma que tudo está estruturado)!
ResponderEliminarCom uma velocidade dessas seria mais rápido ler o disco todo em modo RAW e enviar para o nosso lado do que estar a fazer pesquisas no disco pelo ficheiro que queremos!
É claro que isso necessitaria de discos que fossem capazes de 640GB/s! (até algumas vezes mais já que, se toda a gente tiver essa velocidade, estaremos a criar um bootleneck :oP).
Não obstante, são óptimas notícias e esperemos que chegue rápido! ;o)
Hugz,
Luís