2008/08/28

Grave Falha de Seguranca no iPhone

E continuando com o iPhone, foi descoberta uma grande falha de segurança que pode comprometer todos os dados guardados no vosso iPhone.

A falha deve-se ao "atalho" que vem definido por defeito no botão principal: um duplo clique dá acesso à vossa lista de contactos favoritos.

Ora, por muito útil que isto seja (e é - dei com esta funcionalidade por acaso e não passo sem ela) o que não era susposto é que a mesma funcionasse quando se tem o iPhone bloqueado com password!

Com o iPhone bloqueado, basta acederem ao modo de chamada de emergência, e se fizerem o tal duplo clique terão acesso à lista de contactos e poderão realizar chamadas para qualquer uma dessas pessoas.

Mas mais ainda, se algum desses contactos tiver email definido, poderão entrar no cliente de email e enviar e ler os emails existentes; e se algum contacto tiver um URL definido, poderão também aceder ao Safari e usá-lo como bem entenderem.
(Tudo isto com o iPhone supostamente protegido por uma password!)

Algo sem dúvida a rever rapidamente pela Apple.

Enquanto isso não acontece, se quiserem ficar descansados, basta irem às configurações e mudarem a funcionalidade do "atalho" para qualquer uma das funções: regressar à home page, ou ir para o modo iPod.
Neste caso, o "atacante" não conseguirá aceder à vossa lista de contactos, emails, e internet.

6 comentários:

  1. cara,eu sou do Brasil,mas moro aqui na finlandia, sempre estou lendo o que vc escreve no seu blog...
    me mantenho informado sempre do que pasa no mundo da tecnologia

    TENHO UMA PERGUNTA PARA VC?
    vc conhece algo sobre o GPS navigation, para iphone/itouch??
    é que eu to com uma dovida en qual celular comprar:
    iphone, ou omnia de samsung...
    e isso de gso navigation me chama muito a atencao...
    mas estive procurando no youtube, e vi muitos videos disso...
    mas nao encontro, aonde e como comprar este programa...
    procurei no seu blog e vc ainda nao tem nada falando sobre isso nao...
    por favor caso saiba aigo sobre isso informame...
    muito abrigado..

    meu e-mail é:
    romerogodoi@hotmail.com

    ate+++

    ResponderEliminar
  2. O Carlos estará certamente mais informado sobre o assunto, mas segundo sei não existe nenhum programa de GPS disponível para o iPhone.
    Há rumores sobre o possivel lançamento do TOMTOM ou mesmo de outros softwares, mas para já eles não são uma realidade, e a única coisa existente é o Google Maps que vem com o telefone, e que apesar de indicar o caminho não tem as indicações por voz em tempo real.
    No meu nokia N95 instalei o amAze que é um programa de gps gratuito em java que se baseia no google maps mas que acrescenta as funcionalidades de indicações por voz. Esse programa é compatível com todos os telefones do mercado, com excepção do iPhone pois ele não suporta JAVA, mas deverá funcionar no OMNIA.
    Como nota final, recomendo-te que procures uns foruns sobre o OMNIA, é que o telefone, apesar de superior em termos de hardware ao iPhone deixa algo a desejar. Mas compete a cada um julgar por si!

    ResponderEliminar
  3. @diego

    Actualmente ainda não existe uma solução de navegação ao estilo tomtom para o iphone.

    De série tens o google maps, que inclui navegação mas de forma manual - ele mostra-te onde andas e qual os caminho a percorrer, mas tens que avançar as "etapas" manualmente. Para além de ser necessário ter rede para ir descarregando os mapas.

    Em breve deverão surgir programas dedicados - há rumores de que o Tomtom está pronto a funcionar no iphone. Mas se precisas disso *neste* momento... Então será melhor optar por outro aparelho, uma vez que podem demorar meses até que isso saia para os iphone.
    (ou se o objectivo é ter o gps no carro, considerar a hipótese de um gps dedicado estilo tomtom one, que estão actualmente bastante baratos.

    ResponderEliminar
  4. um, era uma duvida que eu tinha, mas abrigado.

    aqui na finlandia ainda nao chego o samsung OMNIA nao...
    estive procurando pela internet, site que eu pudese compralo, mas fico meio perdido, por que tenho muito poco tempo auqi na finlandia ainda, nao sei cauis sites sao confiaves ou nao...

    se voce, ou alguem, puder me informar sobre algum site que eu posa comprar o OMNIA por favor me diga...
    seri muito grato a essa informacao!!!

    ate+++

    ResponderEliminar
  5. obrigado carlos!!
    acho que vou comprar de ai mesmo!!
    ate++

    ResponderEliminar