2008/08/27

iPhone 3G Ultrapassa Vendas do iPhone Original

E mesmo com todas as polémicas em torno do iPhone, a aposta da Apple parece estar ganha. Em apenas 7 semanas foram vendido tantos iPhones 3G como os iPhones de primeira greação vendidos durante um ano.

Este volume de vendas (6 milhões - e relembro que o primeiro milhão foi atingido logo no fim-de-semana de vendas) confirma o bom caminho deste produto - com o qual a Apple espera atingir os 40 milhões de unidades no primeiro ano.

A ver vamos como o mercado reage ao lançamento dos telemóveis Android - embora, tal como eu já suspeitasse, poderá demorar algum tempo até que o Android atinja a maturidade que se deseja: módulos essenciais como o Bluetooth e o Chat foram eliminados da primeira versão da plataforma para evitar mais atrasos.

No entanto, também o iPhone tem tido as sua dose de bugs e problemas a corrigir - algo que a Apple tem prometido resolver rapidamente, já em Setembro.

Estou optimista que daqui a 1 ano, o panorama será bem diferente - com o Android já em posição de lutar pela liderança dos dispositivos móveis. Até lá... darei uso ao iPhone e espero continuar livre dos problemas que parecem afligir alguns dos utilizadores.

6 comentários:

  1. O Bluetooth e o Chat não foram eliminados da plataforma Android, apenas as APIs foram eliminadas do SDK.

    ResponderEliminar
  2. O iphone vendeu 6 milhões de telefones? Bem... está-se a portar à altura dos melhores. Mas porquê anunciar só as vendas do iPhone quando outros telefones atingiram já essa marca à muito tempo.

    6 Milhões foi o conseguido pelo N95 em 2007 (1 milhão apenas no Reino Unido), no ano do seu lançamento, isto segundo os numeros oficiais da Nokia para o Q4 2007, de um total de 447 milhoes de telefones vendidos (133.5 milhões só no Q407).

    Estes números serão agora maiores com o lançamento do N95-2 (o 8GB), e o N95-3 (1ª geração para o mercado americano), o N95-4 (8 Gb para o mercado americano)(ambos anunciados em Agosto de 2007, mas colocados à venda apenas no final do ano, e como tal sem grande impacto nas vendas de 2007. Até essa altura era vendido o N95 europeu que apresentava grandes problemas de incompatibilidades com a totalidade das operadoras norte-americanas o que o impediu de ter vendas significativas, e de ser suportado oficialmente pelas mesmas), o N95-5 para o mercado chines (sem 3G e Wifi) e o N95-6 (N95 8GB para o mercado chines) (ambos anunciados em Janeiro de 2008, e colocados à venda em Março do mesmo ano).
    http://en.wikipedia.org
    /wiki/Nokia_N95

    Seja como for, estes números não são nada de extraordinários para um mercado de 200 milhões de telefones symbian que possuem 9.282 aplicações oficiais disponíveis (contabilizado no Q108), com uma média diária de 30 novas aplicações registadas no Symbian Signed, e um aumento de "developers" registados que se contabiliza em 100% no Q108 face ao Q107. Actualmente o mercado symbian é liderado pelas vendas do Nokia N95/N95 8GB e Nokia N73, o que permite um share de mercado para a Nokia superior a 40% do mercado (valores de Janeiro de 2008 que não contabilizam as vendas do N95 no mercado asiático por ter sido lançado posteriormente em Março desse mesmo ano).
    http://www.mobilemonday.net
    /news/nokia-market-share-breaks-
    40-per-cent-threshold

    Congratulo o iPhone, pois está no bom caminho uma vez que 6 milhões já justifica plenamente que se desenvolva para o mesmo, apesar de existirem outros telefones que individualmente conseguiram o mesmo ou mais, mas como plataforma ainda fica bastante atrás dos 200 milhões do symbian, pois como fatia de mercado (1.1 biliões de telefones vendidos em 2007), quase nem se vê (0,005% contra 18% do symbian).

    ResponderEliminar
  3. @carlos
    Sim, serão introduzidos novamente em actualizações futuras, mas não deixa de ser um pouco desanimador ver essas funcionalidades restringidas na fase de lançamento.

    @mário
    Isso é verdade. Mas os symbian são atormentados pelas inúmeras gerações que existem, fazendo com que um programa para um n95 não funcione ( ou funcione "estranhamente") noutro modelo symbian com caracteristicas e resolução de ecrã diferente.

    Para além disso, o "fenómeno" iphone deve-se a que, mesmo com essa reduzida percentagem no mercado global, os iphone são responsaveis pela grande maioria dos acessos móveis à net.
    Por isso tantos sites se têm preocupado em fazer versões optimizadas para ele.
    Goste-se ou não, vai de certeza ajudar a impulsionar os acesso movel à internet para todos os outros equipamentos - bem a tempo da chegada do Android. :)

    ResponderEliminar
  4. Quote:
    ---
    Isso é verdade. Mas os symbian são atormentados pelas inúmeras gerações que existem, fazendo com que um programa para um n95 não funcione ( ou funcione "estranhamente") noutro modelo symbian com caracteristicas e resolução de ecrã diferente.
    ---

    Existe contudo outra vertente...
    Quase poderemos dizer que do 1.1 biliões de telefones vendidos em 2007, quase 80% terá suporte java, sendo que practicamente 50% poderá usar os javas não dedicados ao modelo.

    Porque se é verdade que o symbian tem esse problema obrigando a várias versões (a plataforma Ngage pretende eliminar essa restrição), já o java não o tem obrigatóriamente, existindo programas adaptáveis a todos os telefones e resoluções (existem valores mínimos de performance e de resolução que não permitem a compatibilidade total).
    Ora nem nessa plataforma poderás enquadrar o iPhone uma vez que o java não é uma realidade oficial.
    Um exemplo é o amAze, o programa de GPS java gratuito existente na net. Ele possui versões optimizadas para muitos telefones, mas há a versão java genérica que corre em todos sem estar optimizada para nenhum.

    Quote:
    ---
    Para além disso, o "fenómeno" iphone deve-se a que, mesmo com essa reduzida percentagem no mercado global, os iphone são responsaveis pela grande maioria dos acessos móveis à net.
    Por isso tantos sites se têm preocupado em fazer versões optimizadas para ele.
    _____

    Quanto ao "fenómeno" iphone, este só terá mais acessos à net por possuir um tarifário mais acessível. Não estou disposto a pagar 22,5 euros mês para ter o que a vodafone vos propõem por 9.9€, não por acordo com a Apple, mas por mera decisão interna, e estes tarifários melhorados são uma realidade a nível mundial. Eu acedo sempre que preciso, mas fico-me por ai. Nada de acessos para puro divertimento porque me fica mais caro, porque senão o que impede os outros de aceder à net e fazer exactamente o mesmo que faz o iphone, e se calhar até melhor?
    Um exemplo? Falas dos sites optimizados iphone. Mas e os outros? O iPhone não conseguiu comprar um bilhete ou ver as promoções do dia no site da CP (http://www.cp.pt), quando o N95 e um Asus P750 acederam, viram as promoções (que estavam em flash e como tal vedadas ao iPhone)e compraram o bilhete.
    Tu sabes disso, o iPhone que falhou esse acesso era o teu!
    Neste caso parece que a optimização iPhone, mais do que uma facilidade de acesso é uma necessidade obrigatória, porque os outros acedem ao site sem problemas.
    Script fanhoso? Não me parece! Sendo que qualquer pc em qualquer browser acede sem problemas, o meu N800 acede sem problemas (maemo), o meu N95 acede ser problemas (symbian) e o P750 acede sem problemas (windows mobile), o problema estará no iPhone (iPhone OS 2). Dada esta situação, ao usar o termo fanhoso não o associaria exactamente ao script, mas a qualquer má implementação usada no software do iPhone.
    E isto que refiro não são criticas, são realidades!

    ResponderEliminar
  5. são páginas mal-programadas sim senhor. Tal como o famoso site do jumbo (e muitos outros) que só funcionam/funcionavam no IE.
    Para isso é que há standards web. Quando alguém decide implementar funcionalidades avancadas o mínimo que se exige é que o site continue a funcionar - mesmo se de modo básico. Aquele site da cp não o faz. Eventos javascript onkey a fazerem aparecer uma dropdown list? Devem ter posto um estagiário a fazer aquilo, ou então copiaram um mau exemplo de outro lado.
    De resto, isso não é problema do iphone,uma vez que afecta o browser safari e como tal muitos mais utilizadores.

    Quanto ao resto, sabes bem que ao experiência de browsing no iphone é excelente, e que ter versões optimizadas não impede que possas aceder aos sites "normais". No entanto, quando se está numa zona 2g a velocidade do site optimizado é bem vinda.

    Porque o certo é que os utilizadores de iphone *usam* a internet a qualquer instante, ao contrario da maioria dos possuidores dos outros equipamentos equivalentes.
    É certo que isso depende dos tarifários, mas tal como os blackberry trouxerem os emails aos telemoveis, o iphone fez o mesmo à internet.
    (e contra isso não há argumentos que neguem a verdade dos numeros e estatisticas - mesmo em países que não têm a desculpa dos tarifários de dados "xulantes", como nos Eua)

    ResponderEliminar
  6. Vou aceitar que seja um script mal programado!

    Não o posso ver e como tal não posso dizer que sim, nem que não!

    De qualquer maneira a realidade é que o script funciona no IE, Opera, Firefox, no browser do Maemo, nos browser do Symbian, e nos browsers do Windows Mobile. O único que não dá é o safari!

    É bug do browser ou do script? Da mesma forma que não posso afirmar com toda a certeza que não é do script tambem não o podes fazer a dizer que o é! A realidade é só uma! Nos restantes aparelhos com os mais diversos browsers funciona perfeitamente, dai que não o possa comparar ao site do jumbo que só dava em um único browser. Aqui dá em pelo menos seis sem problemas, e só no safari do iphone é que vi o problema (não posso sequer afirmar que no mac isso aconteça).
    Maior curiosidade é que o web browser do N95 que deu sem problemas é baseado no mesmissimo motor de browser open source que o safari usa, o Webcore. Dai que a bug, a efectivamente existir, tenha de estar na parte exclusiva implementada pela Apple.

    Aliás falas da dropdown list, mas apesar de o iphone ter sido o único que teve problemas ai, até conseguiu superar isso. O problema foi depois com os aparentemente normalíssimos "radio buttons" e onde não é aparente a existência de qualquer script (o que não quer dizer que não haja).

    ResponderEliminar