2008/09/29

Japão com Internet 1Gbit por Fibra Óptica

Enquanto por aqui os ISPs vão vendendo gato por lebre - ao anunciar as famosas velocidades *até* N Mbits que deixam a maior parte dos clientes ADSL com velocidades bem abaixo das que são cobradas, no Japão começa-se a usar fibra óptica para redes que disponibilizam 1Gbit de velocidade para acesso à Internet em casa dos clientes.


E nem vamos falar em preços... senão é que ficamos todos doentes. Tal como o Joca já referiu, a ligação de 1Gbit vai custar uns "estrondosos" 48 Euros - num país onde o nível de vida é infinitamente superior ao nosso.

Acho que vou começar a treinar o meu japonês...

Para referência, a velocidade "normal" no Japão é cerca de 100Mbits, sendo este 1Gbit cerca de 10 vezes mais rápido (atingindo velocidade de até 128 Megabytes/segundo!)
Ainda há alguém que duvide da viabilidade de descarregar filmes de alta-definição via internet?
Mesmo num cálculo conservador de 60MB/s um filme Bluray de 25GB demoraria apenas 7 minutos a ser completamente descarregado (e poderia começar a ser visto imediatamante, em streaming.)


E por falar em 100Mbits, a Netcabo Zon tinha prometido essas velocidades durante este ano, e que atingiriam 200Mbits antes do fim do ano. De que estão à espera?

2 comentários:

  1. Tinha prometido este ano? :o)

    Eu lembro-me de estar em Lisboa, ou seja, em 2006 e ver comentários sobre a Netcabo estar a testar uma tecnologia que permitia por 100mbps no cabo até casa dos clientes!

    Já agora, aqui está a notícia:
    http://gildot.org/articles/06/07/18/0817255.shtml

    18/07/2006!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. So demonstra que andam a aprender com os políticos... promessas, promessas - mas concretizar... NADA!
    :)

    ResponderEliminar