2008/10/18

O que são os RSS Feeds?

Ora bem, tal como prometido, vou explicar-vos o que é esta coisa de "Feeds RSS" de que tanto se fala por esta Internet fora.

É mais que certo que já repararam no símbolo tradicionalmente utilizado para destacar estes "feeds" (aquele que está ali ao lado, neste artigo e também no topo da margem direita do blog.) Mas do qual existem inúmeras variações, como ATOM, XML, etc.

Se clicarem nele vão dar a uma página que contêm unicamente as últimas notícias desse site.
Essa página tanto pode ser semelhante a uma página web (como no caso deste blog) como também parecer um amontoado de códigos crípticos - mas não se preocupem.


Ora imaginemos um dia típico de um utilizador:
Acorda de manhã, liga o computador, e vai procurar as notícias do dia.

Ora como é que eu fazia isso nos "antigamentes"? Fácil... tinha uma lista de sites a visitar nos favoritos e ia visitando site após site. Umas vezes encontrava novas notícias, outras vezes não... outras vezes esquecia-me de alguns sites, e lá ia eu perdendo longos minutos a saltitar de site em site.

Ora... isso não é uma solução eficiente.

Não seria muito melhor ter tudo isso centralizado num único local, que me mostrasse as "novidades" de todos esses sites que me interessam assim que surgissem?

É para isso (e muito mais) que servem estes "feeds" RSS/ATOM/XML.

Para isso precisam de um programa leitor de feeds - mas não se preocupem, a maioria dos browsers modernos já traz isso de raiz. No entanto, eu continuo a preferir usar um leitor de feeds online - o Google Reader.

Actualização: o Google Reader fechou, mas podem usar várias alternativas com princípio de funcionamento idêntico.


No vosso feed-reader, podem adicionar esses tais links que surgem na maioria das páginas, e organizá-los conforme vos der jeito: noticias de amigos, noticias de sites nacionais, etc.

Assim, todas as manhãs, em vez de terem que visitar uma dúzia de websites, basta-vos ir ao vosso "reader" e ver instantânemanete quais os sites com novas notícias e lê-las imediatamente, sem sairem desta página.

Mais... podem facilmente partilhar as notícias que acharem interessantes com os vossos amigos.
(e como é que isso é feito? Exactamente: através de um novo feed RSS criado pelo Reader para os vossos "favoritos")
Sempre que marcarem uma noticia como "partilhada", ela surgirá no vosso feed - cujo endereço podem divulgar aos vossos amigos para se manterem informados (e vice-versa, podem/devem adicionar os feeds partilhados dos vossos amigos.)
No caso de todos usarem o Google, isso fica mais fácil, pois ele faz isso semi-automaticamente através da vossa lista de contactos do Gmail.

Aqui fica um curto vídeo que resume de forma bastante simplificada tudo isto que acabei de dizer.



[Actualização]
O Google acabou de disponibilizar um vídeo de introdução ao Google Reader:




E agora já sabem. Façam copy-paste do seguinte link para o vosso leitor de feeds, e podem acompanhar as notícias aqui do site sem se chatearem muito.


http://abertoatedemadrugada.com/feeds/posts/default


P.S. - se acharem que as notícias estão demasiado atrasadas, não se esqueçam de confirmar que estão a usar o URL correcto.

P.S.2 - Em alternativa, podem também receber as notícias via email, se preferirem.

5 comentários:

  1. Eu leio este blog assim como muitos outros, usando as feeds, e voltei á pouco tempo a usar o netvibes para isso. Recomendo.

    ResponderEliminar
  2. o Netvibes dava um artigo extenso por si só! :)

    ResponderEliminar
  3. Ahhhh... antes disto até tivemos um bom projecto inovador no panorama nacional, mas que fechou a tasca por causa dos RSS Feeds. Lembras-te do Uinks e da sua funcionalidade fantástica "Café da manhã"? Ia-te abrindo site a site, um a um, aqueles que tinhas seleccionado como favoritos? Foi bem fixe... e podia-se ter transformado num de.li.ci.o.us tuga... mas não, morreu!

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos

    Eu uso e abuso do RSS. Leio o teu blog habitualmente via RSS.
    Não sei nada de programação e por isso este meu pedido.
    Dava-me muito jeito para o meu blog, o script para subescrever o blog por RSS (que tens no cimo do teu blog).
    Desculpa o abuso deste pedido, mas eu sozinho não chego lá.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  5. @fernando
    Não utilizo qualquer script, é apenas o link para o feed do Feedburner (agora é um serviço do Google) e activar as opções "BrowserFriendly" que o tornam mais "amigável" quando acedido directamente por um browser.

    ResponderEliminar