2008/11/03

Android vs iPhone [Programação]

Parece que o Android ainda vai precisar de uns refinamentos para atrair mais programadores.

Num teste simplista, para tentar avaliar a performance do código, o Java do Android foi cerca de 100 vezes mais lento que o mesmo teste executado num iPhone.
(E antes que comecem a tirar isto do contexto: atenção que eu disse 'um teste simplista'! E estamos falar da programação em Java - as funções da API, implementadas no sistema, não sofrem deste problema.)

Este teste não significa que não seja possível tirar partido do Java do Android e criar aplicações interessantes,  significa apenas que, nalguns casos, a performance do código pode ficar aquém daquilo que os programadores esperavam.

Veremos como este assunto evolui, com as próximas revisões e actualizações do Android.

5 comentários:

  1. Desconhecia completamente que o Iphone tinha suporte a Java?

    Tinha ouvido dizer que não porque a Apple não deixava que corresse lá a JVM (e isso também era uma das razões para que não houvesse ainda Opera para o Iphone)?

    Hmmm...devo tar a confundir tudo :oP

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. O iPhone não tem Java.

    O teste foi feito usando as linguagens disponibilizadas para o desenvolvimento: que no caso do Android é Java, no iPhone é Objective-C.

    O teste era para verificar a performance do JVM do Android (Dalvik VM)... que parece ser bastante lenta, mesmo quando comparado com outros JVMs - priveligiando o uso de pouca memória em detrimento da performance.
    Algo que parece um pouco estranho, considerando-se que a memória é "barata" hoje em dia...

    ResponderEliminar
  3. ... só uma achega quanto ao Opera.

    Aparentemente a Apple não rejeitou o Opera como tem sido anunciado - o Opera é que ainda nem sequer foi remetido para avaliação.

    E deram a volta ao não incluirem nenhum interpretador (neste caso de Javascript) - algo que iria contra as regras da Apple - porque utilizam um método estilo "proxy."
    O iphone apenas mostra imagens, sendo as páginas processadas num servidor/proxy da Opera - algo que garantem ser mais eficiente e rápido.

    Se a Apple aprovar, veremos.. :)

    ResponderEliminar
  4. Tecnicamente o iPhone aceita C, C++, Javascript e Objective-C. Entretanto, pelo que tenho visto existem maneiras de dar a volta a isso e programar em outras linguagens. Entretanto, qualquer que seja a linguagem escolhida, nunca vai poder deixar de usar totalmente o Objective-C, pois todo o código estrutural dos aplicativos é nesta linguagem.

    A Apple fez o Xcode versátil para atrair as empresas e os developers que já tinham aplicativos desenvolvidos para outras plataformas, principalmente em C++, reduzindo o tempo que essas empresas levariam para converter os seus programas para o iPhone.

    Estou a desenvolver para o iPhone há quase um ano e a grande dificuldade é a documentação precária e não linear da Apple, que faz o developer perder tempo para achar a explicação certa – devido à imensidão de textos - e explica da forma mais vaga possível.

    Se quiserem ver os meus aplicativos, eis o link.
    http://www.addfone.com/iphoneapp/mu

    Há um mês tenho dois aplicativos no TOP 100 EUA, o CameraUFO e o GhostCamera.

    ResponderEliminar
  5. @Magno

    Se tiveres falta de ideias para Apps do iPhone, é só avisares que eu dou-te algumas.
    (Aliás, já estive a brincar um pouco com o SDK, mas não tenho tempo para fazer algo "a sério"... Eventualmente irei usar aquelas ferramentas que convertem de web-apps para o iPhone e fica arrumado)

    ResponderEliminar