E argumenta-se de que não se trata de tentar obter um "status", como muitos fazem, mas sim de uma opção bem ponderada - que visa poupar dinheiro.
Ao comprar-se um equipamento deste tipo (e não tem que ser necessariamente um iPhone) estão efectivamente a deixar de comprar inúmeros dispositivos.
Ora vejamos:
- Telemóvel
- Máquina fotográfica
- Câmara de vídeo
- Leitor MP3
- Computador portátil (melhor dizendo: de bolso)
- GPS
- Browser/Internet
- Consola de Jogos portátil
(Algo que fica imediatamente provado quando se verifica que a maioria das fotos enviadas para o Flickr tiradas por "telemóveis" serem de iPhones - mesmo sabendo-se que a sua qualidade é inferior a bastantes modelos da concorrência.)
Eu próprio noto essa tendência - nunca tirei tantas fotos como as que tenho tirado desde que comprei o iPhone. E atenção, que tenho várias máquinas fotográficas bem melhores - mas que... acabam por ficar sempre em casa.
O mesmo se passa com o iPod nano, que agora passa a maior parte do tempo descarregado num canto de uma gaveta.
Também me lembro dos tempos que andava com o módulo de GPS bluetooth atrás... e que invariavelmente, quando mais dele precisava, ou estava sem bateria ou tinha ficado esquecido em casa.
Nesse tempo, sentia também falta de poder ter internet em todo o lado. E a chegada do Eee PC e do conceito netbook foi algo que preencheria essa lacuna. Mal analisei o Eee PC 701, depressa vi que afinal faltava "algo" - algo esse que se concretizou mais tarde, no modelo "perfeito": o 901.
Mas era já tarde demais, por essa altura já o iPhone tinha data marcada para chegar ao nosso país... e preferi esperar.
E efectivamente, por muito que eu continue a adorar os netbooks - e não me importasse de ter um Eee PC 901, ou o 1000H - o que é certo é que provavelmente se juntaria à longa lista de "gadgets" que acaba por ficar em casa quando mais era necessário.
Isso não invalida que não sejam opções correctas para quem lhes der efectivamente uso. Eu falo apenas do uso que lhes daria (ou não) no meu dia-a-dia.
Até a Nintendo DS Lite, companheira de infindáveis horas passadas à espera que o comboio chegasse, tem ficado em casa - já que facilmente o iPhone permite "entreter" durante o tempo que for necessário...
Nesta perspectiva - pode dizer-se que o iPhone (e concorrência) acabam por poder tornar-se na escolha acertada e poupada, mesmo para aqueles que procuram algo "económico".
Ora ai está! E daí a minha escolha pelo N95, que em muitos campos supera o iPhone claramente.
ResponderEliminarA nível de camara, ao invês de uma camara 2 megapixels com uma lente em vidro e sem focagem automática tens uma câmara 5 megapixels com autofocus, lente Cerl Zeizz, e flash.
Como câmara de video a coisa é bem pior. O iPhone nem sequer filma mas o N95 filma com qualidade DVD a 30 fps.
Finalmente como GPS tambem supera o iPhone claramente. Basta dizer que o Iphone só tem o Google maps, o N95 tem uma carrada deles e que possuem indicações turn by turn.
No N95 tens rádio FM para álem das web radios que existem nos dois.
De resto os telefones são muito comparáveis quer a nível de poder de processamento, quer a nível gráfico pois possuem a mesma gráfica.
Ambos tem acelerómetros, ambos acedem por 3.5 G à internet, e ambos os browsers partilham a mesma base, o Webkit.
A nível de jogos há imensa coisa comum, no N95 tens a plataforma Ngage e no iPhone tens muitos jogos dedicados tambem.
Unica coisa que não tens no N95, o ecrã tactil e a facilidade e simplicidade de uso que o mesmo te traz.
Sá uma nota extra, dado que falas da DS.
ResponderEliminarNaturalmente que estes telefones servem para substituir uma consola. Basta ver o jogo ONE para o N95, que é pura e simplesmente o melhor jogo que alguma vez vi para um telefone quer a nível de jogabilidade, quer a nível gráfico (TEKKEN??? QUEM É ESSE?)
Imagens video do jogo:
http://www.gamespot.com/ngage/action/one/video/6114948/one-official-trailer-1
O jogo usa fisica e usou motion capture para a animação dos lutadores. No N95 usa a aceleração gráfica o que lhe dá vantagem visual sobre todos os outros telefones da plataforma Ngage.
Mas seja como for, apesar do poderio gráfico do N95, a DS continua a minha menina dos olhos.
Jogos como o Air Traffic Chaos são abismais e continuam a ser exclusivos da consola! Isto para não falar do melhor deles todos, o Zelda Sands of time.