2008/12/26

Gestos para o teclado do iPhone

Parece que a Apple está finalmente a perceber que ainda há muito por fazer para melhorar o teclado do iPhone - e o segredo está, como sempre, no software.

Por muito prático que seja (embora muita gente continue a preferir os teclados físicos reais) há sempre algumas operações que fazem com que se perca o ritmo da escrita: apagar uma palavra completa, mudar o teclado para outra linguagem, etc.

Mas há rumores de que a Apple se prepara para introduzir estes gestos toque e multi-toque numa próxima actualização do firmware do iPhone.

Não sendo activados, estes gestos em nada complicariam a vida aos demais utilizadores; mas agradariam a todos aqueles que lhes poderiam dar uso.
Com a capacidade multi-toque do iPhone, o número de operações possíveis seria bastante grande... e quem sabe - talvez alguma das funções permitidas fosse finalmente o tão desejado copy-paste!


Aproveitaria também esta oportunidade para pedir à Apple que fizesse alguma coisa relativamente ao atraso que por vezes afecta o aparecimento do teclado virtual do iPhone. Bem sei que 1 ou 2 segundos não são exagerados, mas quando se trata de"user experience" - particularmente quando aplicada a algo como um teclado - tudo se resume ao factor "espera." Mesmo 1 ou 2 segundos parecem uma eternidade quando clicamos num icon para escrever algo e o teclado não surge instântaneamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)