2009/01/30

Dimms de 32GB a caminho

Ainda no outro dia falava da evolução que os discos rígidos tiveram na última década, e agora são as memórias a acompanhar o passo.

A Samsung apresentou os seus chips de memória DDR3 de 4Gb (gigabits), que por pouco atractivos que possam parecer, ganham bastante mais interesse quando vos digo que estes pequenos chips permitirão a criação de módulos de memóra (DIMM) de 8, 16 e 32GB (gigabytes.)

Portanto, se por agora era impensável terem 8GB no vosso portátil... rapidamente deixará de o ser. E não será difícil antever que, em breve, 8 e 16GB se tornem numa quantidade "normal" de memória a ter num PC de secretária.

Mais um passo no sentido da popularização dos sistemas operativos de 64bits, que até agora apenas têm sido utilizados por uma pequena minoria.

5 comentários:

  1. Está prevista a entrada no mercado deste novo produto daqui a quanto tempo?!
    Será que vale a pena esperar pela desvalorização dos actuais produtos informáticos?
    Desktop's.. Notebook's etc?

    ResponderEliminar
  2. Ahhh...finalmente memória suficiente para correr o Vista :oP

    Agora vamos lá ver mas é quanto tempo é que isto demora a chegar ao mercado!

    Espero que nessa altura já tenhamos um mínimo de 16 cores (e que isso seja em breve) para podermos dar uso a essa memória toda! ;o)

    Acho que para 32Gb só se for com virtualização em cima...

    Posso estar a arriscar-me a fazer uma afirmação tipo "640kb ought to be enough for everybody" mas...acho que é um exagero para um pc pessoal (com os processadores actuais)!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    Nestas coisas da informática, é certo e sabido que há sempre "mais e melhor" já ao virar da esquina... por mais que se espere e aguarde, há sempre algo novo pelo qual poderíamos esperar eternamente.

    A questão é: quando *precisamos* de algo, é comprar e não pensar mais nisso. Sendo mais que certo que dentro de poucos meses (ou semanas, ou dias - se tivermos azar) surgirão novos produtos, fazendo com que o que acabamos de comprar esteja mais barato ou obsoleto.

    Quando estas Dimms de 8/16GB chegarem ao mercado, inicialmente terão um preço "exagerado" pelo que não deverão afectar imediatamente o preço das memórias existentes... portanto, não penso que valha a pena esperar por isso.

    @LuisMS

    Eu não me arrisco a colocar um limite de memória nestas coisas.
    Não me surpreenderia ter 128GB de Ram daqui a uns tempos (4x as tais Dimms de 32GB)

    Nessa altura, para além da virtualização, poderemos dar-nos ao luxo de manter a grande maioria das coisas que utilizamos sempre em memória de acesso imediato (adeus swap files!)
    Algo que será ainda mais importante quando começarem a surgir memórias não voláteis - tipo MRam.

    Bem... só o tempo o dirá, e cá estaremos para ver. :)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me algo perfeitamente normal, "its evolution baby", eu tenho 4gb que dão conta do recado neste momento, ter 16 ou 32 fará com que o software seja mais rico, pelo menos a nível visual e não só, quem se lembra dos velhinhos 486 com 8mb de ram??? quem pensava nos 4gb de hj??? isso era algo irreal e no entanto...

    ResponderEliminar
  5. Virtualização e mais coisas. Luis tal como o Carlos diz poderes deixar tudo em memória era impecável. Assim nunca te chateavas com nada.

    Eu tenho seis GB e já dão para as brincadeiras com uma/duas VM, agora imagina com 32 GB.

    ResponderEliminar