2009/02/24

Gmail em baixo - a festejar o Carnaval?

Na melhor tradição latina, o próprio Google parece ter querido incentivar os utilizadores do seu serviço de email, o popular Gmail, a sairem para a rua este Carnaval e abandonarem os computadores por um dia.

E qual a forma de melhor o conseguir? Simples... desligando o Gmail!

Muitos milhares de utilizadores acordaram para uma manhã de pânico quando, ao tentarem aceder à sua "obrigatória" página do Gmail depararam com um "502 Server Error: The server encountered a temporary error and could not complete your request."

Parece que o problema já está praticamente resolvido, e a única explicação do Google até ao momento é este pouco descritivo aviso:
We're aware of a problem with Gmail affecting a number of users. This problem occurred at approximately 1.30AM Pacific Time. We're working hard to resolve this problem and will post updates as we have them. We apologize for any inconvenience that this has caused.


Sem dúvida que muito se falará sobre isto nos próximos dias, com os detractores deste tipo de serviços a dispararem críticas em todas as direcções.

Mas, quer se esteja contra ou a favor, isto é efectivamente um "aviso" que demonstra o problema de se depender demasiadamente de um serviço, sem o qual tudo fica paralizado.

Eu sou um grande fã do Gmail, e ao sê-lo estou a aceitar que este tipo de coisas possa acontecer a qualquer momento.
Tal como isto aconteceu hoje com o Google, poderá acontecer amanhã com o Yahoo, com a TMN, com a Vodafone, com o serviço de Internet, etc. etc. Com a diferença de que muitos deles são serviços pagos, pelos quais podemos reclamar, e o Gmail ser um serviço gratuito.

A "solução" é ter sempre serviços alternativos que possam ser usado nestes casos, de forma a que não se fique completamente "encravado" com estas situações.

Numa altura em que cada vez mais nos apregoam o "cloud computing", dependente de serviços na internet, será bom ver se este episódio terá algum impacto duradouro.

... e quem se satisfez com tudo isto foi o Twitter, já que milhares de utilizadores foram para lá queixar-se; uma situação caricata, já que frequentemente ocorre o oposto, com o Gmail a servir de refúgio sempre que o Twitter está em baixo. :)

6 comentários:

  1. Apesar de o Gmail ser utilizado de forma gratuita pela maioria dos utilizadores, existem alguns casos (principalmente alguns clientes empresariais) que pagam pelo serviço. Ou pelo menos pagam por ter mais capacidade no serviço.
    Claro que ter outros serviços de email resolve parcialmente o problema (pelo menos do envio de mensagens) mas impede por completo a recepção das mesmas. E por vezes estamos dependentes de receber alguns emails (eu pelo menos estou) para gerir uma série de outros serviços (como por exemplo os comentários nos blogs).

    ResponderEliminar
  2. eu tenho uma conta secundario num serviço q nada tem a ver com o google, para onde TODOS os meus emails sao reencaminhados.

    alem disso, se houver uma bronca maior, eu posso sempre mudar o meu DNS para alojar o email noutro lado (eu uso GAFYD).

    PS: @carlos n gostavas de usar um dos teus dominios para ter o email la?

    ResponderEliminar
  3. é assim, não querendo tomar as dores do google, que eles não precisam, eles garantem para o acesso empresarial um uptime de 99,9%, ora as 3 horas de hoje representam 0,04%.

    Além de que o acesso IMAP e SMTP estavam operacionais.

    Agora, espero q descubram o problema e que aprendam com ele.

    Outra coisa, por mais que te rodeies de génios e cerebros, Murphy tem sempre a última palavra. Shit happens

    António

    ResponderEliminar
  4. na realidade é:
    If anything can go wrong, it will

    If there is a possibility of several things going wrong, the one that will cause the most damage will be the FIRST to go wrong

    If anything just cannot go wrong, it will anyway

    e podes continuar te a rir em: http://www.murphys-laws.com/murphy/murphy-laws.html

    ResponderEliminar
  5. @BUgabundo

    Obrigado, mas prefiro deixar essas dores-de-cabeça da gestão para o Google. :)

    Sei que tenho os tais 0.1% de probabilidade de o serviço estar em baixo num momento em que precise deles - mas por isso tenho também os restantes seviços para usar como backup.

    Quanto ao Murphy, conheço-o bastante bem (e não serei o único! ;)

    ResponderEliminar
  6. mascarou-se de hotmail

    ResponderEliminar