2009/02/21

Netscape Constellation - Cloud Computing no Século Passado

A palavra "Cloud Computing" tem estado na boca do mundo nos últimos tempos, em parte devido ao enorme sucesso dos netbooks, computadores que quase só fazem sentido estando ligados à Internet.

Aliás, isto é algo que não se restringe apenas aos netbooks. Hoje em dia, estar num computador sem acesso à Internet é algo bastante frustrante. Os mais velhos lembrar-se-ão certamente de frustrações semelhantes nos tempos em que os drives de CD começavam a popularizar-se: chegar a casa de alguém e deparar com um computador sem CD... como é que se iria copiar as coisas para lá? - Lá se tinha que pegar em dezenas de disquetes, desesperar durante longos minutos... e rezar para que nenhuma delas tivesse um sector danificado que encravasse tudo a 99% da operação.

Hoje, o mesmo se passa com a Internet. Embora tenhamos acesso a Pen Drives USB de 8GB por 10 euros, a verdade é que é quase sempre mais prático e rápido descarregar e instalar os diversos utilitários que utilizamos, directamente da Net.

Por isso mesmo se fala cada vez mais da possibilidade de usarmos tudo através da Internet, usando um browser como "sistema operativo", permitindo o acesso a todos os nossos documentos onde quer que estejamos, através de um computador, telemóvel, ou qualquer outro dispositivo. O essencial passa a ser a ligação à internet.
(E mesmo para quem apenas se possa ligar ocasionalmente, o HTML5 permitirá o acesso offline de forma standard e simples... como demonstrado neste exemplo do Gmail em modo offline.)

O que se calhar não sabem, é que nada disto é novidade, e era o propósito do Netscape Constellation anunciado em... 1997! (Sim, nos tempos em que BYTE ainda era sinónimo de revista. :)
A ideia era simples, tornar o browser no desktop, permitindo o acesso aos vossos dados e aplicações onde quer que estivessem...
Aliás, um dos parágrafos que está na Wikipedia é bem claro:

Industry observers confidently forecast the dawn of a new era of connected computing. The underlying operating system, it was believed, would become an unimportant consideration; future applications would run within a web browser. This was seen by Netscape as a clear opportunity to entrench Navigator at the heart of the next generation of computing, and thus gain the opportunity to expand into all manner of other software and service market.

Não temos nenhuma constellation, mas agora viramo-nos para as "nuvens"... mas há que dar crédito a quem - há mais de 10 anos atrás - já imaginava como estas coisas poderiam ser.


Se acham interessantes estes assuntos, podem ler o post que me inspirou, no Kateva.

3 comentários:

  1. Se não estou em erro, essa foi uma das razões para a criação do XUL pela Mozilla.

    Pelo menos, tudo aponta para isso! (criar aplicações web que parecem autênticas aplicações nativas do SO)!

    PS: já é uma tecnologia com VÁRIOS anos :o)

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Por vezes as pessoas devem questionar-se sobre o que significa usar a núvem, mesmo que não se tenha a opinião do Stallman

    ResponderEliminar
  3. Acho que se pode (deve) tentar encontrar um compromisso entre tudo. Aproveitar ao máximo as potencialidades e vantagens da tal "cloud", mas fazê-lo com "peso e medida" para que não se fique inteiramente dependente dela.

    ResponderEliminar