2009/03/16

Apple DRM chega aos Headphones?

Com o lançamento do novo iPod Shuffle, surge uma nova questão: a única forma de controlo passa a estar nos headphones - fazendo com que todos os headphones "standard" se tornem... desinsteressantes.

Para piorar, suspeita-se que a Apple tenha implementado um sistema de autenticação, que fará com que apenas os headphones aprovados por ela (e que utilizem um chip de validação) funcionem no novo iPod.


Não seria nada de novo, a Apple já faz o mesmo com as docking stations para os seus iPod/iPhone, activando ou desactivando funcionalidades. Se ligarem o vosso iPod a uma docking station "não oficial", arriscam-se a não ouvir áudio.


Estas restrições atingem níveis ainda mais absurdos, como pude descobrir recentemente ao tentar carregar o meu iPhone no automóvel com um carregador "genérico" de baixo custo. Mal o liguei, surge-me uma mensagem no ecrã do iPhone: acessório não autorizado pela Apple, o iPhone não será carregado.

Ora bolas, estamos a falar de um simples carregador USB - apenas quero carregar a bateria!

Por este andar, estão a imaginar o inferno em que nos podemos colocar num futuro próximo? Ligam uns headphones a um qualquer aparelho e arrsicam-se a deparar com mensagens do género: "Estes headphones não são autorizados, por favor compre uns novos."

A ser verdade que os headphones para o novo iPod necessitam efectivamente de um chip de autenticação, será da forma que recomendarei a todos os amigos e conhecidos para que optem por outros produtos menos restritivos.

[Actualização]

Está confirmado, é mesmo um chip proprietário - mas pelo menos parece não encriptar o aúdio, permitindo que outros fabricantes o possam copiar. De qualquer forma, é um passo na direcção oposta à que se pretende...

7 comentários:

  1. pode-se controlar o ipod de outra maneira, sem ser pelos headphones? Se não houver esta conversa toda é desnecessária... quem comprar o shuffle já sabe com o que vai contar... mp3 da apple, respectivos headphones da apple.

    a apple mudou já há algum tempo todos os headphones para um formato mais standard, por isso não me parece que esteja a ir por esse caminho aque agoiras aqui neste post.

    Mas... vamos estar atentos ao que virá... :)

    ResponderEliminar
  2. Nao, o único controlo é nos headphones... mas isso não invalida o receio do que se teme: com os iPod a terem o peso que têm no mercado dos mp3 players... exigir que cada fabricante pague para ter um chip para que os seus headphones funcionem nos seus leitores... seria absurdo.

    Quase tão absurdo como não poder carregar o iPhone com um carregador da concorrência... :P

    ResponderEliminar
  3. Carlos, qq dia vais ter comprar electricidade à Apple para carregar o iPhone. A electricidade da concorrência, de inferior qualidade, não vai servir.

    ResponderEliminar
  4. @Nelson... já nem digo nada! ;)

    ResponderEliminar
  5. Santa paciência, um chip pode servir para tanta coisa...

    "Estas restrições atingem níveis ainda mais absurdos, como pude descobrir recentemente ao tentar carregar o meu iPhone no automóvel com um carregador "genérico" de baixo custo. Mal o liguei, surge-me uma mensagem no ecrã do iPhone: acessório não autorizado pela Apple, o iPhone não será carregado."

    Pics or sftu...

    ResponderEliminar
  6. PO-RRA-DA! PO-RRA-DA!

    Srsly, por acaso também gostava de ver pics disso, realmente custa a acreditar o_O

    ResponderEliminar
  7. @Hélio Fonseca

    Efectivamente, lá tive paciência para me dar ao trabalho de lhe responder - apenas por achar que tal pode ajudar a chamar a atenção para este assunto.

    Tendo eu cumprido na parte das pics, resta-me esperar que o stfu seja devolvido ao remetente...

    @Biglord

    Eu sei que custa a acreditar, mas tal como eu fiquei surpreendido ao descobrir (e claro, no pior momento possível, quando precisava mesmo de carregar o iPhone no carro) é mesmo a sério.

    ResponderEliminar