2009/03/16

Novidades do iPhone OS 3.0 [Rumor]

Enquanto se aguardam as novidades que irão ser apresentadas para a nova versão do sistema operativo do iPhone (OS 3.0) a 17 de Março - já amanhã - os rumores não têm parado de surgir.

Aqui ficam dez dos que mais se têm falado pela internet.

1. Notificações Push

Esta faz lembrar as promessas dos políticos. Foi anunciada e prometida com pompa e circunstância, mas depois sucessivamente adiada até que... nunca mais apareceu. Ainda hoje todos aguardam estas notificações que iriam permitir ao iPhone receber avisos sem necessitar que os programas estivessem continuamente a correr em background.


2. Suporte para Adobe Flash

Não me parece provável. Como todos sabem, o Flash é bastante pesado para ser corrido nos processadores móveis actuais (ainda para mais num iPhone.) Poderia haver uma versão "light" para os flash mais comuns, mas seria uma soluçao de compromisso que não penso que agrade à Apple.
Para além do mais, pensem no dia-a-dia... será que querem mesmo levar com publicidade Flash quando estão a navegar na net num telemóvel? Só se viesse com opção para o desactivar, para poupar tráfego e tempo ao carregar as páginas.


3. Funcionalidades Bluetooth Avançadas

Adicionar funcionalidades que permitissem utilizar um teclado bluetooth, ou transferir ficheiros e contactos sem necessidade de apps externas, seria muito bem vindo.
Mas será isso uma prioridade da Apple? Veremos...


4. Copy-Paste

Inacreditavelmente, a Apple tem vindo a fazer orelhas moucas a este simples (mas essencial) pedido por parte de todos os utilizadores.
Esta versão 3.0 é a oportunidade perfeita para se redimirem desta indesculpável falha que atormenta o iPhone desde a sua primeira geração.


5. Correr Programas em Background


A Apple sempre disse que manter vários programas a correr gastaria muita energia e prejudicaria a performance do iPhone. No entanto, é fácil ver que há ainda muito por optimizar. O popular programa Free Memory para o iPhone mostra que a maioria das aplicações da Apple são continuamente mantidas em memória, mesmo depois de serem fechadas. Porque não gerir melhor os recursos e arranjar um compromisso mais de acordo com as necessidades dos utilizadores.
É indamissível ter que abandonar um programa para responder a um SMS ou email...


6. Teclado em modo Horizontal

Não lhes custa nada. Há aplicações gratuitas que o fazem. Apple, não tens desculpa!


7. Video-Chamadas

Talvez para uma nova geração do iPhone. De momento, não me parece que seja prioridade para a Apple. Para além disso, é necessário considerar o impacto que isso teria nas redes das operadoras. Se actualmente o tráfego gasto pelos possuidores de iPhones é já substancial, imaginem se - de um dia para o outro - todos eles começassem a fazer video-chamadas?


8. iPhone Tethering

Usar o iPhone como modem é indispensável para muitos utilizadores. Nem toda a gente está disposta a pagar várias mensalidade para ter internet móvelem vários dispositivos. Se se pudesse usar o iPhone para aceder à  net do vosso portátil, através de USB ou Bluetooth... seria uma enorme vantagem.


9. Pesquisa Global

Com os iPhones cada vez mais recheados com gigabytes de informação, não seria altura para implementar uma pesquisa global que permitisse rapidamente encontrar contactos, músicas, documentos, fotos, etc.


10. Opções Extra nos SMS

A gestão de SMS pode/deve ser ainda bastante melhorada. A impossibilidade de apagar um único SMS numa numa conversação com um contacto, não poder reenviar o SMS para outra pessoa, enviar um contacto por SMS, etc. São coisas que poderiam ser facilmente resolvidas pela Apple.



Eu adiciono à lista uma melhor gestão dos menus iniciais.
A ideia dos 9 ecrãs lado a lado pode ter sido boa, mas está mais que visto que é demasiado trabalhoso andar a deslizar ecrãs para trás e para a frente à procura de uma App usada raramente.
Aqui entra a ideia da pesquisa global, ou uma estrutura por pastas que melhor permitisse agrupar apps relacionadas, ou raramente usadas.


E vocês, o que acham que falta melhorar no iPhone?

10 comentários:

  1. Para mim as features mais apetecíveis são, sem dúvida, o copy/paste e as aplicações em background.

    O teclado horizontal e melhoria na gestão dos SMS tb seriam bem-vindos.

    Há também quem peça muito os MMS, embora para mim não seja muito importante.

    Resta saber depois quanto tempo vai demorar até a Apple disponibilizar o firmware para os utilizadores finais e se vai cobrar pelo upgrade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Penso que o OS precisa de uma remodelação completa, um "lifting", que inclua todas as omissões e ao mesmo tempo aproveite as boas ideias mostradas no UI do Android e do Palm Pre.

    Para além disso, que o SDK seja menos restritivo

    ResponderEliminar
  3. Carlos, achas que a adição de programas a correrem em background será uma boa ideia?

    Estou muito satisfeito com a velocidade do gajo e assusta-me um pouco ter "multitasking" no telemóvel...

    Não quero, de forma alguma, perder performance no bixo :o\

    ResponderEliminar
  4. Não estou a dizer que implementem uma solução "full-scale". Mas arranjar um compromisso seria interessante... Pelo menos para as funcionalidades mais importantes.

    ResponderEliminar
  5. pelo menos copy-paste vai haver:

    "Digg.com founder Kevin Rose (..) mentioned that he has a ‘confirmation’ that the much awaited cut-copy-paste option would be the chief feature of the iPhone OS 3.0"

    fonte:
    http://www.rlslog.net/iphone-os-30-finally-working-copypaste/

    ResponderEliminar
  6. Voto no copy-paste, Notificações Push...ah e
    MMS!!!

    iPhone Tethering...porque é que não posso pousar o iphone ao lado do macbook e usar usar a internet? Não percebo... e até havia uma aplicação que permitia isso...

    E voto também que o Steve Jobs (que admiro) quando regressar, abra os olhos, deite parte da sua tradicional teimosia de lado e ouça os clientes...pode ser que o palm-pré dê uma ajuda...

    Já agora alguém sabe como ficou a questão das capacidades multi-touch serem utilizadas no Android? É que pelos vistos, a "pedido" da Apple elas iriam ser...hum...retiradas?

    ResponderEliminar
  7. O push tem sido grande falhanço. Para uma coisa que ia ser "revolucionária" e com honras especiais na apresentação... onde anda ele?

    Com um push bem feito, a questao das background-apps seria bem menos relevante.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo os teus comentários ao Flash. O meu N95 tem-no e corre-o perfeitamente. É uma versão lite optimizada para telemóveis, mas corre.
    Curiosamente a versão do N800 é mais pesada e o processador que é idêntico fica mais saturado. Mas a resolução de ecrã ai é 800*600!

    ResponderEliminar
  9. @Mário

    Eu sei que essas versão Flash "lite" desenrascam. Mas é sempre uma solução de compromisso, que para efeitos práticos permitem apenas gramar com as publicidades.
    Para além disso, a existência de Floas permitiria "ultrapassar" as restrições da Apple, ao deixar que um mercado aberto para jogos e apps flash, fora do controlo da App store. Por tudo isso, não me parece que vá ser algo que a Apple implemente a curto prazo... Mas veremos, daqui por 4h. :)

    ResponderEliminar