2009/03/24

Cérebro num Chip

Ainda no outro dia falavamos aqui da computação e da simulação de um cérebro humano... e hoje dou com esta notícia que mostra que não faltam projectos dedicados a perceber como funciona o nosso cérebro: mais concretamente, como é que o nosso cérebro funciona sem nenhum "sofware instalado."

Por agora, as experiências têm sido feitas a uma escala bastante reduzida, mas começam agora a crescer - com os investigadores a esperarem conseguir fabricar, neste segundo estágio da experiência, um chip neuronal com 200,000 neurónios e 50 milhões de sinapses.

Há que relembrar que um "cérebro" funciona de forma bastante diferente de um "computador" tradicional, no sentido em que:

  1. é muito eficiente (gastando pouca energia)
  2. lida bem em caso de falhas (ao contrário de um CPU onde um único transístor pode encravar todo o sistema)
  3. funciona sem necessidade de qualquer "software".
Um melhor entendimento de todo este processo irá ajudar a criar novos sistemas que conseguirão (espera-se) juntar o melhor dos dois mundos - a análise lógica dos computadores tradicionais, e a "inteligência" humana - com resultados que se esperam... surpreendentes.

Mesmo se a electrónica tradicional não pára de evoluir, e quebrar continuamente as barreiras que se pensavam intransponíveis, tal como circuitos de baixo consumo a funcionarem a 1000Ghz!

(Desde que não acabamos num apocalipse à lá Terminator ;)

1 comentário:

  1. Muito fixe :o)

    Em especial a notícia dos desenvolvimentos do MIT que nos podem levar bem perto do Terahertz! ;o))

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar