2009/03/22

Navegação GPS Turn-by-Turn com Voz no iPhone 3G

Pode ter demorado, mas as apps de navegação GPS começam a chegar ao iPhone em força: e agora, com aquilo que todos esperam de um navegador GPS - indicação por voz, turn-by-turn, com o Sygic Mobile 2009.

Este programa utiliza mapas da TeleAtlas, e tem tudo aquilo que se pode esperar de um programa deste tipo; incluindo informações de trânsito em tempo real (que podem ser desactivadas, caso não as queiram utilizar.)

O que pergunto é:
1) Considerando o preço do dólar face ao euro (actualmente a menos de 0.80 Euros por cada dólar) porque razão querem "roubar" os clientes europeus, ao cobrar 79 Euros por uma app que custa 79 USD nos EUA?

2) Considerando os 80 Euros pedidos, por pouco mais podem comprar um navegador GPS dedicado, que continuará a dar-vos instruções da rota a seguir caso atendam o telemóvel ou necessitem ler ou enviar algum SMS.

6 comentários:

  1. E será que vale a pena se a Apple vai actualizar o software "de GPS" para informações turn by turn??

    Se calhar a diferença é que aquela aplicação te permite descarregar os mapas e a da Apple obriga-te a estares ligado à net (inútil para mim já que preciso do GPS é para usar fora do país onde não tenho tráfego de dados)!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Esse anúncio do turn-by-turn foi apenas golpe de "marketing". A Apple sempre permitiu navegação turn-by-turn - a questão estava em que, por questões de licenciamento, os mapas do Google não o permitem. Pelo que, quem o quiser fazer terá que usar os seus próprios mapas.

    E agora, a coisa continua na mesma, talvez a Apple tenha implementado novas funçoes para simplificar trabalho, mas a principal limitação permanece - a impossibilidade legal de usar os mapas do Google para fazer isso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/5/09 16:55

    Sou novo nestas coisas de iPhone, daí a minha pergunta...

    o que é GPS do tipo “turn-by-turn”?
    E é preciso ter um modolo externo para se navegar nops mapas, genero uma antena, ou basta ter os maps?
    Caso nao se precise de uma antena exterior, utilizando os mapas este vai atravez da ligação 3G/EDGE???

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, o "turn-by-turn" é habitualmente usado para designar os GPS que nos guiam até ao destino dando as indicações por voz "vire aqui", "vire ali".

    Na realidade o iPhone já faz quaaw isso de série (sem voz); mas obriga a que se passe manualmente para a próxima instrução (daí que não seja prático, nem substitua, um sistema de navegação GPS "a sério.")

    No entanto, isto deve-se apenas a restrições que o Google impõe a quem usa os seus mapas.
    Nada impede que outras apps o façam, utilizando os seus próprios mapas.

    No iPhone 3G, não é necessário nenhum módulo externo - o GPS está integrado. Mas para utilizar os mapas do Google, obriga a que aceder à internet quase constantemente via 3G/EDGE. (embora gaste pouco tráfego)

    No entanto, a partir de junho vamos ter o NDrive para o iPhone, e ai já teremos os mapas guardados no iPhone sem necessidade de ligação à internet (que continuará a ser útil, para receber as informações do estado do trânsito em tempo real.)

    ResponderEliminar
  5. DEsde já o meu obrigado Carlos.
    sendo assim, nao vamos precisar de antena externa para puder utilizar o GPS no iPhone!? Quando sair o NDrive é só colocara os mapas no iPhone e começar a navegar??!!

    Obrigado,
    Nicolai

    ResponderEliminar