2009/04/21

CPU, GPU, RTPU? O Ray-Tracing de novo na moda.

Ainda ontem falei da evolução que os computadores têm tido ao longo dos anos (décadas) e hoje venho falar-vos de um acrónimo que se prevê vir a tornar-se bastante comum nos próximos tempos: o RTPU (Ray Tracing Processing Unit.)

Esta placa da Caustic Graphics acelera o cálculo de imagens utilizando a técnica ray-tracing, que calcula a trajectória de cada ponto de luz que chega até à câmara virtual - operação matematicamente muito complexa, mas capaz de produzir imagens foto-realistas, como esta que se segue:


Com esta placa, cenas deste tipo podem ser calculadas em fracções de segundo, em vez de minutos ou até horas. (Ainda me lembro do tempo em que deixava o meu computador ligado, de um dia para o outro, para poder ver o resultado de uma única imagem deste tipo... para depois descobrir que afinal me tinha esquecido de ligar a "luz" na cena, e me deparava com um imagem completamente às escuras.)

A placa actual, a CausticOne, permite obter cerca de 3-5 imagens VGA por segundo, ainda longe do que muitos entusiastas desejariam... mas é um passo no sentido certo. Já no próximo ano, a empresa lançará a CausticTwo, cerca de 14x mais rápida que a actual, e que pode ser usada em paralelo com outro placa, aumentando a performance para 28x - issop signfica cerca de112fps numa resolução VGA, ou 30fps a 1280x960. Nada mau, pois não?
Segundo a Caustic, dentro de 4 ou 5 anos poderemos ter placas capaz de produzir imagens ray-tracing FullHD a 1920x1200 a 60fps.


Quanto à parte do software, o sistema foi concebido para se integrar perfeitamente com os standards já existentes, como o OpenGL ES 2.0:
Quem tiver a placa verá os seus cálculos acelerados, enquanto que os outros verão os resultados muito mais lentamente (calculados exclusivamente por software.)


Caustic Graphics—Raytracing Dynamic Geometry from Caustic Graphics on Vimeo.

As imagens podem não impressionar quem estiver habituado a jogos de última geração, mas considerando que esse jogos têm que usar "truques" para simular muitos dos efeitos que em ray-tracing se tornarão "simples"... é fácil prever que a tendência no futuro poderá favorecer esta tecnologia que finalmente começa a tornar-se viável para ser feita em tempo real.

3 comentários:

  1. Aquela primeira imagem é EXCELENTE! ;o))

    A ver vamos quanto tempo demorarão os gajos a por isso cá fora (full hd, 60fps)!

    ResponderEliminar
  2. A PS5 já deve fazer dessas coisas, ou mais ainda.

    Por enquanto diverte-te com o volante e embraiagem na PS3 e Xbox 360. ;)

    ResponderEliminar
  3. Mais uma empresa para a NVIDIA ou ATI comprarem daqui a uns tempos. :D

    ResponderEliminar