2009/06/27

Firefox 3.5 chega a 30 de Junho

Aí está ele, a versão mais aguardada do Firefox que iniciará um novo capítulo na Web, com as capacidade do novo HTML5 a poderem finalmente começar a ser exploradas.

Para além da capacidade de podermos ter video nas páginas sem necessidade do Flash, armazenamento local "offline", existem muitas outras novidades - algumas das quais poderão descobrir nos 35 dias de Firefox 3.5 onde verão exemplos de coisas que até aqui não seriam possíveis de implementar.

O desempenho do Javascript foi também bastante melhorado, permitindo fazer coisas como o seamcarving para redimensionamento inteligente das imagens (apenas como exemplo para demonstrar as capacidades do novo javascript engine.)


Ou até usar o javascript em vídeo, para criar uma versão pop-art do vídeo:


Tenho estado a utilizar o Firefox 3.5 RC2 há algum tempo, e não tenho tido razão de queixa. Portanto... este update será obrigatório para todos os que levem o browsing na internet a sério. :)

2 comentários:

  1. Carlos Martins, não posso concordar a 100% com o que disse, nomeadamente, «este update será obrigatório para todos os que levem o browsing na internet a sério», embora respeite a 100% a sua opinião :)
    Não sou fã do Tio Bill ou da M$, já afirtmei aqui que trabalho com produtos não só da M$ desde o MS-DOS nas primeiras versões e depois o Windows a P/B 1.0, até à actualidade, mas também com softwares de outras softwarehouses. E sempre trabalhei, desde que a Internet chegou ao nosso alcance e a nossas casas com os vários browsers disponíveis. Actualmente, além do IE8, trabalho com mais dez browsers (uns mais que outros, dependendo do que pretendo deles), uns sob a plataforma IE, outros sob a plataforma Netscape e outros independentes e nunca me queixei do IE, a não ser agora e em ordem ao Blogger.com e à treta de não se poder visualizar os Blogues devidamente devido, pelos vistos, a guerrinhas existentes entre M$, Google e quejandos. Por isso, estou a passar os meus blogues todos para o Wordpress.com dado que não me queixo à Blogger.com por ser um serviço gratuito, mas também não me sinto "obrigado" a deixar de utilizar o IE, nem tão pouco aceito imposições de interesses comerciais ou outros, seja de quem for, só porque e apenas aqui, não consigo visualizar correctamente blogues alojados no Blogger.com através do IE. E esta situação não tem nada a ver com o IE mas sim e apenas com o Blogger.com porque se fosse "incapacidade" do IE, também aconteceria noutros alojamentos de blogues o que nunca me aconteceu. Mas admito e respeito quem queira "falar mal" do IE e da M$ porque está no seu pleno direito quanto tem razões de queixa para isso. Felizmente, ainda não cheguei a esse ponto e apenas o que tenho contra a M$, no geral, são os elevados custos dos softwares, sejam eles SO's, sejam eles Office's ou outros daquela casa. E depois queixam-se da pirataria... Baixem os preços e ponham-nos ao alcance de quem não tem suporte financeiro para comprar um Visa Ultimate ou um Office Pro ou qualquer outro software de gestão corrente.

    ResponderEliminar
  2. @Apokalypsus

    Bem, neste post em particular nem falei mal do IE. ;)
    Estava apenas a dizer que, é uma versão essencial para quem quiser um browser alternativo.
    (Eu próprio também uso vários browsers, FF, Chrome, e o IE...)

    Quanto a considerá-lo "essencial", vem da parte de ter um performance em javascript imensamente superior ao IE8, e implementar os standards de forma correcta - e incluindo os tais novos aspectos do HTML5 (que no IE parecem andar "esquecidos".)

    Mas fora isso, cada um é livre de optar pelo browser que bem entender (ou que por vezes é obrigado a usar), como sempre! :)


    Quanto à plataforma blogger, espero que o tal problema com o IE seja resolvido rapidamente - não percebo porque tal começou a acontecer; e como é lógico preferia que o meu blog pudesse ser visto sem problemas em *qualquer* browser, fosse ele qual fosse.

    As minhas principais chatices com o IE são mesmo ao nível do desenvolvimento Web, quando se têm que perder algumas horas para dar a volta a uma qualquer "panca" que o IE tenha com algum CSS ou coisa que tal. :)

    ResponderEliminar