Segundo José Santos-Victor, do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico:
"A robótica é cara. É cara nos equipamentos, no tempo, no desenvolvimento, na segurança, na fiabilidade. Um desafio grande era baixar os custos de desenvolvimento para acelerar o desenvolvimento".
Efectivamente, o custo inicial é um entrave a muitos que gostariam de se aventurar no mundo da robótica, a criação de uma plataforma aberta open source, permitiria reduzir esses custos, usando módulos e componentes standard. Plataforma como a do robot humanoide RoboCub que se prevê vir a tornar a maior comunidade de robots humanoides no mundo inteiro
Esperemos que esta iniciativa tenha sucesso, e que Portugal se torne num núcleo cada vez mais importante da robótica a nível mundial.
via [tek.sapo]
A experiência de portugueses nessa área parece-me ser muito importante. A Presidente da Federação internacional de "futebol" Robot (RobCup) é a Manuela Veloso.
ResponderEliminarEsses senhores têm algum desconhecimento ou então fazem de conta que não conhecem. Há um kit de desenvolvimento que usa como microcontroladores atmegas que é o arduino www.arduino.cc este kit custa cerca 30€ e permite para iniciantes uma muito boa base para a construção do tipo de robots que falam em cima. É open source o projecto. Existe um forum portugues que embora seja sobre robotica em geral os seus utilizadores onde me incluo usamos muito o arduino.
ResponderEliminarSe quiseres posso-te fazer um artigo sobre o arduino ou mesmo sobre o forum.
@José
ResponderEliminarEstou bem familarizado com o Arduino; mas aqui penso que se trata de fazer uma plataforma standard do hardware do robot em si - não só a parte electrónica de controlo, mas da parte "mecânica" também (pelo menos, foi essa a ideia com que fiquei.)
De qualquer maneira, se quiseres dar a conhecer o forum e o arduino através de um artigo, terei todo o gosto em publicá-lo. :)
Se assim for compreende-se, assim que puder trata do artigo com todo o gosto :)
ResponderEliminarNão existem imagens do CHICO, o robot humanóide do projecto RobotCub que está a ser desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica do IST?
ResponderEliminarUma pequena observação será que os europeus vão embarcar na investigação/desenvolvimento de robots humanóides é que até aqui não o faziam, quem dominava essa área era e é ainda o oriente Japão e outros
ResponderEliminarEra porreiro arranjar umas imagens sim... pode ser que alguém relacionado com o projecto passe por aqui e disponibilize algumas. :)
ResponderEliminar