Ainda há dúvidas?
As edições limitadas de pré-reserva dos upgrades para o Windows 7 (a preço reduzido) têm sido um sucesso de vendas, e já se encontram esgotadas na maioria dos sítios.
A versão de upgrade do Windows 7 Home Premium custa, com esta promoção, apenas $49, menos de metade do seu preço "oficial" de $119. Já a versão Windows 7 Professional fica por $99, metade dos $199 pedidos habitualmente.
Aqui está a prova que, se o software for vendido a custo razoável, as pessoas compram-no!
(E não percebo porque lhes custa tanto entender que é esta a *única* forma de alguma vez acabar com a pirataria!)
Por outro lado, era também tempo da Microsoft acabar com as distinções com as suas múltiplas versões de Windows 7 Home, Profissional, Ultimate, etc.
Mas, considerando que a Microsoft vai continuar a chular-nos enquanto europeus, a minha sugestão é que continuem a optar por um sistema operativo gratuito e livre... que todos os euros são bem poupados. :P
The top-end Windows 7 Ultimate, priced at $219.99 in the U.S., will cost €299 ($420.27), or 91% more, in the EU, and £229.99 ($330.36), or 50% more, in the U.K.
Se bem que esta não será a unica e muito menos a melhor razão para usar "...um sistema operativo gratuito e livre...".
ResponderEliminarExistem muitas mais e com fundamentos muito superiores...
Sim, mas para a maioria das pessoas não ligadas à área... normalmente o factor decisivo é mesmo apenas um: o preço.
ResponderEliminar(E as outras questões, de liberdade dos dados, independência, etc. etc. ficarão para outra ocasião. :)
Uma questao acerca do preco justo: o que e que nos leva a pensar que se o preco fosse US49, a pirataria acabaria, em vez de haver alguem a dizer que o preco deveria ser US$19 ?
ResponderEliminar@nplima
ResponderEliminarSim, há também essa questão.
Cada um de nós terá uma ideia do que acha que certo produto valerá para si, uma relação custo/benefício.
Custos esses que não são meramente monetários, mas também dependem de factores como comodidade, facilidade, etc.
Pessoalmente, acho que se existisse apenas uma única versão do Windows 7, e estivesse à venda a $49/49 euros - muitos dos actuais utilizadores "piratas" prefeririam ter a versão oficial e verem-se livres das chatices de não poderem usar updates oficiais, ter medo de alguma nova protecção, etc.
Se calhar haverá quem ache que mesmo esse preço é exagerado e que lhe compensa continuar a piratar (ou então a usar alternativas livres) - isso ficará ao critério de cada um...
Agora... pedir 300 euros pelo Win7, um preço 91% superior ao pedido nos EUA... Faz-me logo descartar essa hipótese, e "incentiva" a que muitos continuem a piratá-lo.
Pessoalmente, irei optar por continuar a usar software gratuito que se torna cada vez mais interessante face a estas políticas (e não só a nível de preço, como bem referiu o OpenSourcePortugal.)
Carlos nos 2 anos q te conheço cada vez te vejo a falar mais em FLOSS (e iphone, mas prontos).
ResponderEliminarUm dia tenho q passar em tua casa e ver ai o teu parque informatico eheh
Eu sempre fui um curioso do Linux, mas utilizador inveterado do Win95, 98 e actualmente do XP.
ResponderEliminarGraças ao Vista, passei novamente a explorar um pouco mais a fundo as alternativas - nomeadamente o Ubuntu.
O iPhone é um caso à parte, pois para "mobile device" faz exactamente aquilo que eu esperava dele, não havendo actualmente nenhuma alternativa a considerar (a não ser talvez o Palm Pre e o Android; se alguma vez chegarem cá ao nosso país... :)
Já se sabem os preço OEM?
ResponderEliminar@Artur
ResponderEliminarFalta saber isso e as políticas de upgrades. Algumas marcas vão permitir fazer o upgrade de alguns dos actuais computadores/sistemas para o Win7 a preços interessantes... Mas falta saber quais e como... e quanto! :)
Nunca fui na opção dos upgrades, fossem em que versões Win fossem. Não há nada como instalar um Win, seja ele qual for, em disco limpo e de raiz.
ResponderEliminarQuando mre refiro a "upgrade" não me referia a actualizar o sistema a partir de outro já existente, mas sim na perspectiva de trocar para o novo Windows 7 (e fazendo uma instalação limpa.)
ResponderEliminarQuando muito, esta versão de upgrade obrigará a que tenham (legalmente) uma versão do XP ou Vista - não sei se fará alguma verificação concreta durante a instalação.
(Considerando até venderem em versão Pen Disk, pois no caso dos netbooks, nem terão drives ópticos.)
Também concordo que qualquer sistema operativo deva ser instalado de raiz, para evitar possíveis complicações.
Obrigado pela info Carlos.
ResponderEliminarTambém sou da opinião que é melhor uma instalação de raíz. É quase como meter peixes novos no aquário e não aproveitar para tirar o verdete =)
Isso de instalar de raiz já vai depender do SO.
ResponderEliminarÉ bastante útil fazer um upgrade ao SO e manter todas a definições de user, rede, etc., etc., etc..
Quanto ao preço do Winblows. Deviam era de pagar para o usar.
E era pouco para redimir os seus clientes das porcarias que lhes têm vendido.
@Kincas
ResponderEliminarMesmo nos Linux, embora estejam infinitamente melhor preparados para os upgrades e actualizações (nem tem comparação) mesmo assim, levar uma instalação fresca ao fim de alguns anos não lhes faz mal nenhum.
(E supostamente, basta ter a nossa "home" definida para outro disco, que ficará quase tudo pronto a funcionar novamente, não?)
@carlos varias distros hoje ja nem precisam de ter a $HOME noutra partiçao.
ResponderEliminaro instaler (ubiquity, por exemplo) é capaz de reinstalar, removendo os fixeiros de sistema e deixando os do user, colocando dps os nobos.
isto, desde q n se escolha _formatar_ o disco eheh
Se calhar hoje já devia custar ainda menos.
ResponderEliminar;)
http://feedproxy.google.com/~r/feedburner/Ylew/~3/KUVoOiVN8q8/
Provavelmente hoje ainda devia custar menos.
ResponderEliminarhttp://feedproxy.google.com/~r/feedburner/Ylew/~3/KUVoOiVN8q8/