2009/07/15

Alterações ao DropBox

Certamente recordam-se de vos falar do Dropbox, um serviço que guarda os vossos documentos na internet e permanentemente os mantém sincronizados em diferentes computadores.

Não passa um dia sem que o use, já que é o ideal para quem usa múltiplos computadores - e até para quem necessita partilhar ficheiros com amigos ou clientes.

Ora, uma das coisas que sempre me intrigou neste serviço era a sua capacidade de a qualquer momento acederem a qualquer versão anterior dos vossos ficheiros. O que, para ficheiros frequentemente modificados, poderia representar milhares de KB ou MB... rapidamente atingindo os muitos Gigabytes. Agora multipliquem isto pelos milhares de clientes e...

E como todos nós sabemos, o espaço de armazenamento não é ilimitado (a não ser que se chamem Google!)

Por isso era apenas uma questão de tempo: a partir de agora, as contas gratuitas terão acesso apenas às alterações feitas nos últimos 30 dias - o que me parece razoável.
Para quem pretender continuar a ter todas as alterações acessíveis, pode optar por uma das contas pagas.

Portanto, se ainda não usam... de que estão à espera?
GetDropBox Now!
(E sim, ganho 250MB de espaço extra por cada colega que "levar" para o DropBox - mas não o recomendaria se eu próprio não o usasse e achasse útil para todos! :)


E para quem tiver um iPhone, têm ainda mais motivos para usar, já que está para breve o lançamento de uma App gratuita que irá permitir aceder a todos os vossos documentos, e até enviar fotos automaticamente para o DropBox.

10 comentários:

  1. Isso é muito util e ja experimentei esse serviço, no entanto eu sofro do "sindroma da privacidade".

    Por enquanto perfiro ter alguns documentos "arrecadados no Gmail"

    ResponderEliminar
  2. Claro que cada um terá que analisar o que lá colocará.
    Quem tiver preocupações dessas poderá sempre usar ficheiros encriptados...
    No meu caso, não é nada de extremamente privado.
    (E coisas verdadeiramente privadas, nem se aconselham a que estejam num PC permanentemente ligado à net... mas aí já entramos em território quase "paranóico"! :)

    ResponderEliminar
  3. Ora bem eu uso algo semelhante mas da... da... Microsoft!
    Uso a SkyDrive que tem somente uns magníficos 25Gb para usarmos!

    O mais interessante é a SkyDrive funciona pela conta do Windows Live / hotmail e nela podemos ter pastas privadas só para nós ou então criar pastas com acesso limitado a pessoas ou grupo de pessoas. e até se podem criar pastas para imagens que aquilo dota de características de slideshow e tudo.

    Não dou uso intenso mas sempre é útil quando se quer guardar alguma coisa no trabalho ou outros locais e se vai precisar disso em casa.
    Também é optimo para trocar ficheiros com alguém, se esse contacto usar o Live e estiver associado ao nosso perfil/grupo (normalmente toda a gente tem uma conta de MSN logo já têm acesso a tudo isto).

    Sinceramente acho que há imensas qualidades no Windows Live mesmo que a componente de e-mail (o Hotmail) seja a parte fraca...

    ResponderEliminar
  4. Referi que o dropbox funciona em Windows, Mac e Linux? :)

    ResponderEliminar
  5. Sim sabia disso. A SkyDrive e a Dropbox são bem diferentes.
    Uso a Skydrive porque faz de pen virtual...

    ResponderEliminar
  6. @Paulo tudo o q referiste da SkyDrive existe na DropBox (DB para os amigos :p).
    so tem e' 2GiBs FREE

    ResponderEliminar
  7. Estou á espera do 9.10 para ter uma conta dessas :)

    ResponderEliminar
  8. @ BUGabundo: exactamente mas a Skydrive estando associada à conta Windows Live, não requer que tenhamos de fazer nada de especial. Está lá na conta e é só usar.
    Se o objectivo é ter apenas um espaço para colocar alguns ficheiros e tê-los sempre disponíveis pela internet, a SkyDrive parece-me muito eficaz...

    A DropBox parece-me ainda melhor porque tem um potencial maior, estabelecndo-se como uma pasta de trabalho para os ficheiros que estamos a trabalhar, seja em que plataforma for, onde e quando for... basta ter net disponível.
    Para a grande maioria poderá ter vocações excessivas, especialmente se o que procuramos é apenas uma espécie de pen virtual (é que nem sempre temos uma pen no bolso).

    O DropBox é melhor sim mas nunca me fez falta nenhuma. A Skydrive... dá jeito por vezes!

    É pena a Skydrive só não ser acessível pelo iPhone (pelo menos não dá acedendo pelo Windows Live).

    Eu penso também que o serviço Gmail deveria de evoluir para alguns aspectos que se encontram no serviço Windows Live.

    É certo que a Google tem vários serviços á nossa disposição (Picasa Web, Gmail, Blogger, Gcal, GTalk, etc) só que na verdade eles não parecem unificados e de acesso tão claro como aconteceu com a evolução que recebeu as contas Windows Live (Hotmail +MSN +Fotos +Contactos +Calendário +Espaços/Blog +skyDrive e para não falar das aplicações Live para desktop a funcionar sincronizadas com o que está na Web).

    Sou um utilizador Mac. Nunca apreciei as contas Hotmail por serem tão fechadas mas nos últimos meses mudaram imenso. A maioria dos serviços funcionam "bem" nas aplicações desktop do Mac e até no iPhone.
    Até que enfim a Microsoft fez algo bem...

    ResponderEliminar
  9. @Nuno 9.10 q? Ubuntu? n percebi o q kerias dizer com isso.

    @Paulo eu gosto muito da DB, tt q ate ja a instalei no PC do emprego para poder sync os varios PCs.
    A maravilha disto é a facilidade de uso. Pode copiar, mover, linkar fixeiros para la e saber q tds os PCs dessa conta ou as contas com as quais tens shares, ficam em sync, bem como o acesso web.

    Alem disso o suporte é excelente e receptivo e pedidos de melhorias (veja se o caso, qd o Ubuntu Jaunty mudou de sistema de notificaçoes, em menos de uma semana ja tinham alterado a DB para dar bem)

    Com a nova versao tb ja lançaram o LanSync (fazes sync em lan, sem passar pelos servers deles (ou da Amazon S3).
    So fica mm a faltar a opçao de escolher qq file/pasta em qq lado para syncar, mas em *nix um symlink é mt facil de fazer!

    ResponderEliminar