2009/07/24

Google Latitude chega ao iPhone

Finalmente, o seviço de geo-localização social que te permite saber por onde andam os teus amigos, o Google Latitude, está disponível para o iPhone.


Infelizmente, em vez de ter sido integrado na App dos Mapas já existente no iPhone, este Google Latitude foi implementado como Web App (a pedido da Apple.)

Não sei porque motivo a Apple fez tal coisa - e as suas desculpas de que isso iria "confundir" os utilizadores, é uma autêntica palhaçada.

As vantagens de ser uma web app (estando sempre actualizada, por exemplo) não são suficientes para ultrapassar as suas desvantagens: desempenho inferior ao de uma App nativa, e impossibilidade de correr sem que o browser esteja aberto, na página web do Latitude.

Se o serviço estivesse integrado no Maps, não seria complicado disponibilizar uma opção que actualizasse a nossa posição a cada X minutos, ou sempre que a nossa posição mudasse mais que X quilómetros.
(Claro que teria um impacto negativo na autonomia do iPhone... mas isso ficaria ao critério do utilizador - para actualizações de hora a hora duvido que o impacto na autonomia fosse significativo.)

Para que não houvessem enganos, poderia mostrar um símbolo de tracking na barra de estado superior, para que se pudesse ver permanentemente se estávamos com o tracking do Latitude activo.

Assim sendo... nem sequer temos essa opção, e temos que manualmente abrir a página do Latitude sempre que queiramos actualizar a nossa posição.
(Enquanto a página estiver aberta, ele vai actualizando a vossa posição constantemente.)

Como a próprioa equipa do Google diz, e bem:
"...we're not able to provide continuous background location updates in the same way that we can for Latitude users on Android, Blackberry, Symbian and Window Mobile."

Se a Apple não começa a ouvir os seus utilizadores, em breve teremos muitos motivos para repensar qual a plataforma mobile que deveremos escolher no futuro.

5 comentários:

  1. Boas Carlos.

    Mesmo que o Latitude fosse lançado numa aplicação, a localização geográfica apenas seria actualizada enquanto a aplicação estivesse a correr. Visto a Apple não permitir aplicações de terceiros a correr em background.

    Abraço,
    NUC.

    ResponderEliminar
  2. @Nuc

    Sim, mas se fizesse parte do "sistema", seria outro assunto. Tal como o setting de ir ver se temos novos emails a cada 15 minutos... Poderia fazer o mesmo para actualizar a localização no Google latitude.

    ResponderEliminar
  3. Apple thing...ele são assim.

    De acordo com testes que fizeram, com iphone e equipamentos da concorrência, um simples programa a correr em background era responsável por 70% do consumo da bateria (já não me lembro bem do valor ao certo, julgo que até era superior).
    Embora o Push Notification permita que algumas aplicações tenham funcionalidades "de background", não é mesma "coisa".
    Acredito que de futuro cedam, permitindo a execução de aplicações em background(limitando nr. de processos, talvez).

    Abraço,
    NUC.

    ResponderEliminar
  4. Terá mais a ver com o que essas Apps em background fazem, do que com o número delas.

    Não esquecer que várias Apps estão quase permanentemente em background no iPhone - iPod, browser, etc.

    O medo da Apple (imagino eu) é que, ao permitir que Apps "3rd party" corressem em background, uma App mal programada poderia arruinar completamente a autonomia do iPhone e a sua "user experience".

    Com o 3GS e o dobro da memória, acho que já poderão fazer melhor - por exemplo, é "chato" que uma chamada saia da App em que estamos, sendo depois reiniciada (mas nem sempre voltando ao ponto em que estava - depende da App.)

    E que no caso de Apps tipo navegação GPS... isso seja inaceitável.

    ResponderEliminar
  5. Carlos,

    Concordo contigo, oficialmente é por causa da autonomia, é verdade que a Apple tem aplicações a correr em background, mas só as deles. São o extremo da Microsoft, onde, no windows mobile, fechas a aplicação e ela continua a correr em background, eheheheh.Esse sempre foi o problema dos Windows Mobile, depois de instalares as aplicações e configurares a gosto, passado um tempo começam as imcompabilidades, lentidão e os soft reset diarios, terminando num hard reset e recomeçando tudo de novo. :)

    Abraço,
    NUC.

    ResponderEliminar