2009/08/28

Banda Larga Móvel Ilimitada

Se precisam de motivos para reclamar pelos vossos direitos (tal como se fez no caso da PUA da Zon/Netcabo) que tal... fazerem-no relativamente aos serviços de acesso à internet móvel de banda larga supostamente ilimitados?

Para além de, mais uma vez verificarmos como funciona a "concorrência" em Portugal - com os preços a baterem certos ao cêntimo para as três principais operadoras:

 
  
 
(imagens via Mário Martins)

Ora reparem nos preços para os variados planos... incrível como milagrosamente encontramos os mesmos números nos tarifários da Optimus, Vodafone, e TMN!

Mas, de volta ao assunto... os novos tarifários "ilimitados" (no caso da Vodafone, pelo menos) é apenas ilimitado desde que não ultrapassem os 60GB por mês... o que no meu dicionário não é sinónimo de ilimitado.

Portanto... nada como perderem uns minutinhos e relatarem a situação ao ICAP.

9 comentários:

  1. Pois mas existem 4 operadoresde internet em Portugal. O outro tem preços bastante mais competitivos só que desde 2007 a qualidade do serviço baixou tanto que não recomendo com excepção do serviço de pré recarregamento. Sou cliente da ZAPP e acreditem era 50mil vezes melhor que as outras em qualquer aspecto desde cobertura 3G até serem os únicos a terem modens com usb.

    ResponderEliminar
  2. Outra coisa, portugal tem um mercado pequeno, e essa é a razão da fraca concorrência. Quem estou economia sabe o que é "teoria dos jogos" ou então quem viu o filme "mente brilhante" O que ganha uma operadora em fazer preços mais baixos sabendo que as outras vão atrás. É isso que acontece sempre. Quem vai baixando os preços em Portugal é a optimus e imediatamente vodafone e tmn imitam. Isto porque a optimus tem uma fatia pequena do mercado. Acho que a única vez que isso não está a a contecer é o novo TAG que por agora ainda não foi copiado pelos outros, foi copiado inicialmente (moche e stravaganza) mas o novo modelo que é super vantagosos mudar para a optimus, o público em geral ainda não se apercebeu bem da vantagem. Quando se aperceber, TMN e vodafone imitam imediatamente como sempre fizeram. Isto não tem nada de ilegal, infelizmente é assim em Portugal. Na inglaterra já é o normal os pacotes de minutos para qualquer rede movel ou fixa, por preços razoáveis e bastantes minutos, a ponto de parecer ser uma assinatura de poucos euros mensais, e chamadas gratuitas.

    ResponderEliminar
  3. nem tmn nem optimus tem informaçao de qt e' q e' o ilimitado deles!
    mas e' giro ver q a vodafone publicou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TMN = 15 GB/mês. ZON não diz de forma alguma o que viola ainda mais a lei. Um nojo ilimitado.

      Eliminar
  4. e ainda dizem que não há cartelização...

    ResponderEliminar
  5. Cada vez entendo menos a nossa língua! Tráfico ilimitado enquanto põe regras de utilização de 60GB! Podiam ou menos por trafico com um pacote de 60GB era o mais correcto e sensato!

    ResponderEliminar
  6. Jose Rebelo13/1/10 19:53

    Galinha gorda por pouco dinheiro,é o que acontece.
    Mas o maior problema é fazerem"Traffic Shaping"
    Eu tinha Kanguru recarregável que passava 2000kb/s.
    Mudei para Kanguru Xpress5 e agora só tenho á volta de300kb/s.É PÉSSIMO...NÃO RECOMENDO A NINGUÉM.

    ResponderEliminar
  7. José Sadino28/2/10 03:04

    Nuno José, duvido que algum dia a Vodafone e a TMN venham a imitar o TAG.
    Penso que os clientes e após quase 2 anos de tarifário, se não estou em erro, nunca deram razões para essa semelhança, quanto mais daqui para a frente...

    É algo que só acredito vendo.

    E sou cliente Vodafone, vejam lá se não fosse.

    ResponderEliminar