2009/08/05

Comparação Browsers iPhone 3GS vs N97

Um vídeo comparativo da velocidade de navegação na web e uso do browser no iPhone 3GS e no Nokia N97.



Têm também um vídeo comparativo entre um iPhone 3G, 3GS e Samsung Omnia.

11 comentários:

  1. Anónimo5/8/09 20:53

    O iPhone/Safari é muito rápido. Fazer o zoom com dois dedos (ou dois toques no ecrã)é prático.

    Manter várias páginas abertas e fácil acesso a elas também pode dar jeito, até para ver em modo offline. Já agora ... há uma aplicação para gardar várias páginas para acesso offline, em qualquer altura, sem depender da cache do browser ?

    ResponderEliminar
  2. Este senhor precisa de ler o manual de utilizador. Não leem as instrucções. O nokia tem tipo um histórico e guarda as ultimas páginas e estas ficam guardadas em cache só não são apresentadas tão bem.
    Esqueceu-se de abrir uma página com animações flash mas realmente ficavam mal quadradinhos ali pelo meio sem nada :p

    É que parece que só comparam o que dá jeito. E só para verem que não estou a defender a Nokia há um video em que comparam o Nokia com o novo Samsung mas neste caso em que o samsung ganhou eles usam um software de teste de performance em ambos os télemóveis e o Samsung ganha mas compararam a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  3. @José

    A comparação foi feita por um blog especializado nos Nokias, portanto... se há críticas a apontar, é falar com eles.

    A questão do flash, que consideras tão importante, como poderia ser comparada quando se sabe à partida que o iPhone *não* o suporta?
    Seria o mesmo que comparar as capacidades de sincronização do iTunes com o N97... ou o acesso do N97 à App Store da Apple - ou seja, coisas não comparáveis.

    Acho que o vídeo serve para dar uma ideia da experiência de browsing que se pode esperar nestes dois aparelhos - e que tenho verificado na prática quando faço comparações com os Nokias de amigos.

    ResponderEliminar
  4. @Carlos Martins

    Sim, eu nunca disse que foste tu que fizes-te as comparações.

    Agora erras-te numa coisa, justificas-te o facto de não falarem em flash pois o iPhone não o suporta mas esqueceste-te de referir que comparam o multi-touch e o nokia tambem não suporta.

    ResponderEliminar
  5. @José

    O multitouch não está a ser "comparado". Estão apenas a comparar a forma como se pode fazer zoom no browser, uma operação essencial e que tem que ser feita em ambos os dispositivos. No iPhone é feita com multi-touch; no Nokia é feito da forma que é.

    Se queres comparativos que demonstrem os pontos negativos do iPhone, há vários e não são segredo; e podíamos começar pela ausência de programas a correr em background... :)

    ResponderEliminar
  6. Boas.
    Ainda ontem "brinquei" novamente com o N97. Pediram-me para instalar uma aplicação tipo "Messenger".
    Depois de abrir a aplicação "transferências" e de navegar para a frente para trás, lá encontrei o IM+ (o único disponível, pelo menos a partir do telemóvel), e instalei-o (19,90€!!!, é o preço da falta de concorrência, no iphone custa 3,99€ mas ha varias aplicações gratuitas semelhantes).
    A aplicação demonstrou-se como o próprio funcionamento do telemóvel. Lenta!

    Não tem sentido compara-los.
    NUC.

    ResponderEliminar
  7. @Carlos Martins

    Já nem estou a discutir se um é melhor ou outro.
    Eu falei em compararem como seria vizualizar animações flash num e noutro e a tua desculpa para não existir essa comparação é que o iPhone não suporta flash. Então pela tua lógica tambem não podem dizer que o zoom é melhor no iPhone (eu não estou a dizer que não é, se há coisa que gosto é do multi-touch) que no Nokia quando estão a utilizar uma coisa que a Nokia não tem, é só isto que quero que percebas.

    ResponderEliminar
  8. @José

    Eu percebi o que quiseste dizer, mas não concordo:
    1) O Flash é uma "funcionalidade" extra, que um dispositivo tem e o outro não - ok, estamos esclarecidos; nem sequer se pode comparar.
    (Pela mesma ordem de ideias poderíamos "comparar" todas as funcionalidades que o Safari no iPhone oferece a nível de geolocalização e do HTML5,e que também estão ausentes do browser do N97.)

    2) O zoom é uma função inerente que existe em *ambos* os aparelhos, e cuja implementação pode ser comparada. (tal como poderíamos comparar a escrita em ambos os aparelhos, que no iPhone é feita no teclado virtual e no N97 é feita num teclado físico.)


    Tal como disse no tempo das famosas MMS... para quem o Flash for factor decisivo, é óbvio que eliminará automaticamente o iPhone; nada contra isso.

    Pessoalmente, apenas posso dizer que após 1 ano de uso diário, ainda não senti falta do Flash no iPhone; tal como as MMS, que podem ser muito utilizadas por muitas pessoas - mas que eu nunca senti falta (e mesmo agora tendo-as, e até tendo direito a 250 MMS gratuitas por mês, continuo a não lhes dar uso.)
    Cada um tem que poderar as suas necessidades, e decidir de acordo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/8/09 21:12

    boa tarde, aos Senhores conhecedores na materia: eu preciso de comprar um novo telemovel e quero comprar uma boa maquina, porém muita gente diz que o Nokia N97 é melhor e outros dizem o contrario a favor do IPhone. afinal parece que fazem todos o mesmo ou nao? estou faz mais de um mês sem saber o que comprar!
    alguém me pde ajudar?

    obrigado

    ResponderEliminar
  10. @anonimo comprei um HTC Magic q corre Android e n kero outra coisa.So lhe falta o T9 emPT e o bluetooth Obex. De resto é LINDO e perfeito.


    Ps. @carlos tive q enviar do PC, pq o teu blog n gosta do Browser do G2, n deixa escolher o perfil :S
    Vais mm ter q optimizar o site, ou ent diz me abre um bug no google por n suportar o Browser no blogger :D

    ResponderEliminar
  11. @Anónimo

    O ideal será experimentares ambos os aparelhos, para ficares com uma ideia melhor do que oferecem.

    Ambos têm pontos fortes e pontos fracos; e dependerá dos pontos que mais valorizares.

    Para email/net/etc. não é segredo nenhum que prefiro o iPhone - que considero ter um interface e forma de trabalhar bem melhor conseguida que o N97.
    Noutros aspectos, poderá ser que o N97 ainda consiga ter alguns argumentos...

    Dá um salto a uma loja que tenha ambos em exposição e que possas experimentar (ou melhor ainda, crava uma "aula prática" a colegas que tenham um e outro modelo.) Normalmente os modelos de exposição não têm as Apps que os tornam ainda mais interessantes e úteis.

    ResponderEliminar