Imaginem que vos pediam para tirar uma foto de um objecto cilíndrico, como uma lata de uma bebida ou de uma pilha eléctrica, onde se visse um dos topos e toda a sua parte lateral... de uma única vez!
Bem sei que não é um requisito comum para a maioria das pessoas, mas é um problema que surge frequentemente em ambientes industriais e sistemas de processamento de imagem.
Claro que há varias formas de o fazer... Utilizando várias câmaras ou sistemas de espelhos, cujas imagems são processadas e reconstruídas. Mas, a forma mais simples de o fazer é usando uma lente pericêntrica.
Podem pensar nela como o "inverso" de uma lente grande angular, e permite-vos capturar imagens como estas:
Talvez seja mais fácil interpretarem a imagem da seguinte forma:
[Imagens do site opto-engineering]
A imagem lateral aparece distorcida (podendo ser corrigida digitalmente) - mas o processo de captura de imagem torna-se assim bastante mais simples.
Este tipo de lentes, tal como as entocêntricas e as telecêntricas (já para não falar em lentes que retornam o resultado espectral da imagem) são lentes de uso especializado que dificilmente serão utilizadas em circunstâncias "caseiras", mas... nada como ficarem a conhecer o que é possível fazer com uma "simples" lente. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)