A Intel continua a apostar na potência pura para - eventualmente - tornar obsoletas as actuais placas gráficas 3D.
Lembram-se do tempo em que precisávamos de uma placa aceleradora MPEG para poder ver vídeo DVD num computador? Hoje em dia até é difícil acreditar nisso, já que qualquer processador actual tem potência de sobra para desempenhar isso e muito mais (embora se assistam a coisas de género, com chips aceleradores para vídeo em alta-definição - vídeo esse que também já é facilmente processado pelo CPUs mais evoluídos).
Pois bem a Intel acredita que é uma questão de tempo até que os CPUs se tornem tão potentes que até tornem obsoletos os chips gráficos dedicados existentes nas placas gráficas actuais.
E para isso, nada como demonstrar um popular jogo 3D - o Quake Wars - numa versão ray-tracing em tempo real a correr no seu Larrabee, um cpu/gpu multicore que será lançado no fim do ano, e que se prevê poder vir a ser integrado nas motherboards (e até em CPUs) no futuro.
(Vejam o vídeo em "HD" senão não tem piada! :)
Eu até concordo com este rumo da Intel... a questão é: será que estes novos chips multicore da Intel serão capazes de fornecer toda esta potência, sendo mais eficientes que os chips dedicados que a AMD/ATI e Nvidia têm lançado?
Isso, só o futuro o dirá.
2009/09/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)