2009/09/23

Microsoft Courier Tablet

Até que seria uma boa surpresa. Numa altura em que muitos aguardam ansiosamente o misterioso Tablet PC da Apple, a Microsoft parece ter um produto concorrente à altura: o Courier Tablet PC.



Mais que um "tablet", este Courier aproxima-se mais de um verdadeiro "caderno digital", com dois ecrãs com touchscreens que reconhecem toques dos dedos e stylus.

Mais do que o hardware, o verdadeiro sucesso de um equipamento deste tipo estará certamente no software e no interface com que os seus utilizadores terão que lidar.

E nesse aspecto, este Courier parece estar no bom caminho, embora o seguinte vídeo ainda me pareça um bocado "futurista" demais... Mas... é mesmo algo assim que a MS precisa para não ficar para trás nesta corrida ao livros digitais - depois de ter perdido a corrida no segmento dos Smartphones.



... e se fossem verdadeiramente inteligentes... lançavam este "Courier OS" como plataforma open-source, à semelhança do que o Google fez com o Android... e aí seria o "fim-do-mundo"! :)

12 comentários:

  1. " but given that this is more of an advanced proof of concept than anything else,....."

    ResponderEliminar
  2. Pois... mas nada como lançar um proof-of-concept cá para fora surpreendendo tudo e todos... ;)

    Aliás... a MS está a apostar bastante no novo Windows CE e no Win7 Embedded, que permitirão usar as funcionalidades "à lá Surface" em montes de dispositivos... pelo que este tipo de interfaces poderá estar bem mais próximo da realidade do que julgamos.
    (Por outro lado... já todos conhecemos os atrasos e tempo que a MS demora a por qualquer coisa "cá fora".)

    ResponderEliminar
  3. eu continuo a dizer q a MSFT so sabe fazer bom HW (ratos, teclados, kiça tablets)
    O software deles continua uma seca berrante :\

    ResponderEliminar
  4. Pois....
    A questão é mesmo essa. O único SW que fizeram de jeito foi o Exchange.

    Já estou a imaginar os "encazinanços" que não teria uma coisa dessas.

    ResponderEliminar
  5. ai q ate me cairam os keixos....

    q a MSFT tenha conseguido integrar um produto Servidor-Cliente ( e ate server 2 server ) , muito melhor do q o openexchange da novel alguma vez conseguiu, ou qq outra proposta do Mundo Livre.

    agora dizer "de jeito" a um servidor cheio de limitaçoes, q requer imensos recursos desnessariamente, e um cliente q e' por mts considerado o pior q anda por ai.... sim e' "de jeito" microsoft sim

    ResponderEliminar
  6. aralmeida23/9/09 14:22

    Faz lembrar aquele vídeo futurista da Microsoft que por aí andou à uns meses...se bem que este parece ser possível a curto prazo...

    Por falar nisso...
    depois dos rumores (insistentes) sobre o apple tablet antes do evento de Setembro, parece que a coisa acalmou. Há novidades (rumores novos :D ) sobre isso?
    É que este vídeo deixou-me com vontade de comprar um tablet.

    PS: não havia um concept do OLPC parecido com este?

    ResponderEliminar
  7. @Aralmeida
    Pois, por haver vários "protótipos" apresentados deste tipo, a nível de hardware", é que me pareceu não haver nada impeditivo de que algo deste tipo fosse lançado a curto prazo.

    Há o tal OLPC 2 (mas esse também eram apenas rumores), e também o "ebook" dual screen e low cost da Asus que dizem estar para breve...

    Quanto ao Tablet da Apple, está tudo ainda no segredo dos Deuses... esperando-se agora por notícias lá mais para o fim do ano, início de 2010.

    ResponderEliminar
  8. João Sousa24/9/09 13:31

    "Microsoft" e "open-source" são praticamente um oxímoro.

    ResponderEliminar
  9. @João Sousa

    Sim... mas os tempos mudam (e quem não se adapta...) :)

    ResponderEliminar
  10. Eheheh, vamos lá ver se não auto-descorrige os "te" para "Tê"! :)

    ResponderEliminar