2009/10/27

Noticias do Dia

Esferas multitoque, como testar o hardware do vosso computador, os ficheiros do Outlook que poderão agora ser acedidos por qualquer um, e um vídeo do Oxygen KDE.

Stress Testing com StressLinux


Se há coisa que faço (e aconselho a todos) sempre que compro um novo computador, é testá-lo até à exaustão. Este procedimento é conhecido como stress-testing (também temos o burn-in, que é ligeiramente diferente.)

Afinal, por muito bom que seja o sistema operativo, de nada nos serve culpá-lo por "ecrãs azuis", ou kernel failures, ou guru meditation errors, quando o problema é uma memória defeituosa, uma motherboard problemática, ou até mesmo um CPU com defeito.

Há várias formas de testar os vários subsistemas do computador, CPU, memória, discos, placas gráficas, etc. em situações "de stress" para verificar se tudo funciona como é suposto.

No entanto, só hoje fiquei a conhecer este StressLinux (graças ao meu amigo José Rocha) que é especialmente concebido para esse efeito, contendo um conjunto de programas que irão testar o vosso PC até aos limites.

Uma ferramenta recomendada para quem quer testar o seu computador, ou para quem tem que o fazer múltiplas vezes por obrigações profissionais.

(E no caso de usarem um sistema operativo da Microsoft, nada como optimizá-lo de seguida com estes 8 programas essenciais para acelerar o Windows)


Microsoft "abre" ficheiros .PST


Embora o webmail esteja cada vez mais em voga, há muitos milhões de pessoas que continuam a utilizar programas como o Outlook para gerir os seus emails. E quem o faz certamente estará familiarizado com os ficheiros PST. Este ficheiros contêm todos os seus dados - e passam muitas vezes despercebidos até que algo corra mal e fiquem esquecidos na migração para um novo computador.
Perder todo o vosso email não é nada agradável... mas também não o é ter "fechado" num ficheiro que apenas funciona neste programa da Microsoft.
E se quiserem aceder aos vossos dados a partir de outro sistema operativo? E se quiserem aceder a este ficheiro daqui por 10 ou 15 anos, quando eventualmente já nem existirem "Outlooks"?
Finalmente a Microsoft começa a ficar sensibilizada para este assunto, e vai disponibilizar as especificações dos ficheiros PST para que os dados neles contidos possam ser acedidos "livremente."


Surface Multitouch Esférico

Já todos estamos "fartos" de ver demonstrações multitouch em ecrãs planos... daí que este tenha a vantagem de ser feito... numa esfera:


In Progress... Interactive MultiTouch Sphere. from seeper on Vimeo.


Screencast Oxygen KDE

E o meu colega Nuno Pinheiro disponibilizou mais um screencast sobre o que tem feito no Oxygen no KDE.

2 comentários:

  1. StressLinux, boa dica vou experimentar isso ainda hoje!

    ResponderEliminar
  2. Está é mais que na hora da M$ parar com a porcaria dos ficheiros gerados pelo Outlook --> winmail.dat

    ResponderEliminar