2009/10/26

Windows 7 e o iPhone [MTP USB]


A Microsoft bem que pode querer comparar o novo Windows 7 às 7 Maravilhas do Planeta, mas como sempre, tem que ser a "mim" que me calham os problemas esquisitos:

Então não é que, ao ligar o iPhone ao PC com o Windows 7 - esperando eu que o mesmo fosse imediatamente reconhecido como Mass storage device como tem sucedido em todo o lado (incluindo no Windows XP) - deparo-me com um aviso de "Dispositivo incorrectamente instalado", surgindo-me como um tal de "MTP USB Device"?

Nem será necessário dizer que fiquei completamente "abismado"... Afinal, nunca tinha visto tal coisa, tendo o iPhone sempre sido correctamente detectado e acedido como "pen USB" em todos os outros computadores.

Lá tive que Googlar um pouco, e fui dar com esta thread que me ajudou a entender e resolver o problema.

Para começar, este problema não acontece a toda a gente: várias pessoas me disseram logo que o seu iPhone funcionava perfeitamente no Windows 7 (embora suspeite que todos ele já tinham o iTunes instalado - e no meu caso queria aceder *sem* o iTunes.)

Aparentemente acontece apenas em determinados controladores USB, e estranhamente passa a funcionar correctamente se - em vez de ligarmos o iPhone directamente ao computador; usarmos um HUB USB intermédio.

Em alternativa, podem ir ao device manager do Windows 7, e "desinstalar" o dispositivo do iPhone (o tal MTP device incorrectamente detectado)  - de seguida, ao fazermos uma pesquisa por novo hardware o iPhone será correctamente identificado e poderemos então ter acesso às fotos e filmes que contenha.


... foi apenas um "pormenor", mas já deu pra manchar um pouco mais esta tal "maravilha" do Windows 7...



E se duvidam que este Windows 7 tenha sido lançado um pouco "à pressa", qual a desculpa para que até o próprio Live Messenger da Microsoft necessite do modo de compatbilidade com o Vista para funcionar como os utilizadores esperam?

[Update]
E o lançamento do Windows 7 também parece ter causado sérias dores de cabeça a mais pessoas.

28 comentários:

  1. João Sousa26/10/09 13:34

    Talvez a Microsoft não tenha testado o Live Messenger por ser um programa proibido aos seus funcionários - da mesma forma que o iPhone é um dispositivo proibido.

    Agora a sério: não sei. A Microsoft tem tido o acaso, desde o Vista, de conseguir arranjar problemas com produtos da Apple. Coincidência, certamente.

    ResponderEliminar
  2. Embora ainda não seja clara a definição do problema, parece-me que a responsabilidade não estará em código da Microsoft (se se confirmarem as observações de um dos primeiros participantes no fórum, não é decididamente).

    Em relação ao LM, penso que existe um limite em relação ao que do ponto de vista de uma plataforma estás disposto a fazer, isto é, para todos os efeitos trata-se de uma palicação externa ao projecto Windows 7, é uma aplicação importante (Check), testa-se e confirma-se que funciona (Check), apresenta um comportamento diferente na nova plataforma mas não inibidor da sua utilização (Check), decide-se não fazer mais nada, e a equipa de projecto do WL vai endereçar essas questões de integração na próxima versão... Enfim nada de novo, são decisões de gestão, percebo que possamos não esquecer que o software é do mesmo fabricante, mas o importante é que são projectos distintos com ciclos de vida não coincidentes, seguramente não houve um DCR critico do lado do WLM, do lado do Windows não faz sentido andar a criar ambientes especiais de execução (o workaround utilizado embora genérico já é um, a mim por exemplo nem sequer me chateia essa diferença) para cada aplicação que não funcione... todos sabemos que no passado não foi assim, mas essas decisões são as que mais ajudam ao crescimento do codebase e de forma pouco recomendável... não se pode ter tudo ;o)

    Victor

    ResponderEliminar
  3. Hummm... será que essa do hub me resolve o problema da minha câmera de video no vista?

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo

    A questão é:
    1) o hardware é o mesmo
    2) funciona com o XP (dito "obsoleto")
    3) No Win7 não funciona

    Então... qual é a única variável no meio de tudo isto? Estou a usar unicamente um *sistema operativo* - não se trata de nenhuma aplicação externa.

    Trata-se unicamente de detectar correctamente um dispositivo USB "mass storage" num chipset da intel, que já funcionava perfeitamente nos OS's anteriores, e que agora com o Win7 não funciona.

    Para um produto que é suposto ser mais polido e evoluido que os OS anteriores da MS, não deixa de ser estranho que falhe num ponto que não era problema no Windows XP.

    (E daí a minha "surpresa".)

    ResponderEliminar
  5. Mas como é que podes culpar o SO quando existem relatos de situações onde o iPhone funciona bem no 7, sem ter que andar com hub's pelo meio?
    É de todo ridícula a ideia que poderá ser um problema de drivers com alguns chipsets?
    E uma vez que funciona bem com o iTunes instalado, não será de reforçar que o problema é externo ao SO?

    ResponderEliminar
  6. @Marabyte

    Novamente, estou apenas a relatar a *minha* situação - e desde o início que disse que não afecta toda a gente.

    Não considero que seja externo ao SO porque, neste momento é apenas isso que está em causa:
    1) Arranco com um Windows XP sem mais nada, ligo o iPhone - é detectado correctamente.
    2) Arranco o Windows 7 (sem mais tralhas), ligo o iPhone e foi aquilo que contei.

    Não te sei dizer ainda se trabalha com o iTunes, foi apenas uma suposição (só o uso porque a isso sou obrigado para fazer backups e upgrade do iPhone - senão passaria bem sem ele) que irei confirmar (ou não) quando tiver paciência para o instalar nos próximos dias.

    Se serão os drivers do chipset? Alguma coisa há-de ser concerteza... Se bem que até estou a usar um chipset intel já "maduro" e com a obrigação de ser bem suportado há bastante tempo.


    Aqui, trata-se de um caso isolado.
    Mas, agora imagina que tens 60, 600, 6000 PCs com Windows XP a teu cargo, e que estavas a considerar migrá-los para este novo Windows 7...

    ResponderEliminar
  7. Parece que não é só com o iPhone que o novo Windows 7 tem tido problemas...

    ResponderEliminar
  8. Isso do MTP USB tambem me acontece com alguns dispositivos, por ex. com o meu leitor Creative Zen e outro leitor de mp3 de linha branca. Depende de ter ou não o software proprietário instalado

    ResponderEliminar
  9. O MTP é o modo de transferência de dados para coisas com DRM; e aparece em vários leitores MP3, etc. No entanto no iPhone não deveria aparecer, e deve-se apenas ao tal "glitch".
    E a prova é que fazendo as tais "acrobacias", ele passa a ser detectado correctamente.

    ResponderEliminar
  10. João Sousa26/10/09 18:25

    Li no texto linkado pelo Carlos que a Microsoft está a oferecer a devolução do dinheiro àqueles que tiveram problemas com a versão de download. O que gostava de saber é: quantos vão aproveitar esse retorno? E já agora, a Microsoft depois irá retirá-los dos "extraordinários números de vendas" que certamente apresentará daqui a uns tempos.

    ResponderEliminar
  11. @João Sousa: Pensas que os números de devoluções serão uma percentagem significativa dos números de vendas? Eu duvido muito. «Windows 7 has reportedly sold more copies in eight hours than Vista did in a 17 week span»

    Imagino que haja muita gente com XP que saltou o upgrade para o Vista e vai actualizar agora o sistema operativo.

    ResponderEliminar
  12. Por partes, O incidente com os estudantes foi um erro do package de distribuição, e não propriamente do Windows 7 per se. Obviamente é uma grande responsabilidade que a MS tem de assumir, mas não deve beliscar a qualidade do produto em si.

    Victor

    ResponderEliminar
  13. "Mas, agora imagina que tens 60, 600, 6000 PCs com Windows XP a teu cargo, e que estavas a considerar migrá-los para este novo Windows 7..."

    É por esse motivo que já o devias ter testado, ou vais testar e verificar que tipo de problemas encontras, classificá-los, analisar os problemas, encontrar a root-cause e avaliar se tens soluções ou não que endereçem essas mesmas causas. Dependendo do que encontrares decides se avanças ou não, nunca ninguém vai para o terreno ver no que dá... Até porque tipicamente nesses ambientes a diversidade é controlada, tens alguma, mas sabes bem o que tens e o que suportas.

    Victor

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao problema propriamente dito, insisto que é necessário conhecer bem o problema. Não me parece que possas tirar essa conclusão sobre o problema, mesmo no teu caso não tendo problemas no XP mas tendo-os no 7. É necessário diagnosticar melhor o teu problema para deixares de estar no dominio da percepção e teres certezas sobre se o problema é da responsabilidade da MS ou não.

    Repara que mesmo com o XP havia muito boa gente a ter problemas destes...

    http://discussions.apple.com/thread.jspa?threadID=1022176&start=0&tstart=0

    E em muitos casos parecem instâncias de problemas semelhantes mas provavelmente até diferentes.

    Victor

    ResponderEliminar
  15. é por estas que eu não uso Windows a mais de 2 anos.. para um sistema tosco como o Windows não há remendo possível...

    ResponderEliminar
  16. "é por estas que eu não uso Windows a mais de 2 anos.. para um sistema tosco como o Windows não há remendo possível..."

    De facto com outros sistemas não temos problemas... e deste tipo nem sequer existem não é?

    Victor

    ResponderEliminar
  17. @Victor

    É preciso não perder a perspectiva das coisas - estamos a falar de um *pormenor*, uma pequena parte no imenso conjunto que se considera o "Sistema Operativo".

    A minha questão - novamente - é que, sendo uma evolução, espera-se que o "novo" seja melhor que o "anterior"; ou que pelo menos, funcione tão bem com os equipamentos existentes como o anterior fazia. E no *meu* caso, deu este problema.

    Ora... não deixa de ser curioso ver que este tipo de workarounds para por algo a funcionar sempre foi algo que foi duramente criticado noutros sistemas operativos (nomeadamente os "Linux".)
    O pessoal experimentava, algo não funcionava correctamente pelo motivo "X ou Y", e rapidamente os apoiantes do Windows diziam que era a prova de que aquilo não prestava/não estava pronto para o público/etc. etc.

    Azar ou não, a mesma coisa poderia eu agora dizer deste Windows 7 - já que igualmente me obrigou a andar a pesquisar no Google por soluções; para uma coisa tão "simples" em que tal não deveria ser necessário.

    Nenhum sistema operativo é perfeito, já se sabe - e eu nem sou "fanático" a favor ou contra nenhum deles - tenho relatado apenas as minhas experiências, embora seja óbvio que é mais comum relatar episódios quando há problemas (seja em que OS for) do que quando não os há. :)

    ResponderEliminar
  18. "A minha questão - novamente - é que, sendo uma evolução, espera-se que o "novo" seja melhor que o "anterior""

    Concordo contigo não podemos perder a perspectiva, e não pode ser um problemas destes que define que este é pior do que o outro... ainda para mais que o problema parece estar longe de ter impacto alargado.

    "Ora... não deixa de ser curioso ver que este tipo de workarounds para por algo a funcionar sempre foi algo que foi duramente criticado noutros sistemas operativos (nomeadamente os "Linux".)"

    Do meu ponto de vista prefiro perceber o problema, o não me chatear e deixar que um workaround destes me sirva, deixa-me à mercê de novas ocorrências, e algumas em que o mesmo nem sequer sirva...

    Resolver problemas não tem nada de especifico, do ponto de vista de processo, entre qualquer plataforma... quando tens um problema fazes tipicamente o mesmo, quer seja em Linux, Windows ou OSX ou no que tu queiras. Eu normalmente dedico é algum tempo ao diagnóstico porque gosto de perceber os problemas, é mais simples falar sobre eles e resolvê-los... ;o)

    Victor

    ResponderEliminar
  19. Concordo que para a maioria dos utilizadores é necessário envolver o(s) fabricante(s) desde o inicio para conseguir perceber o que se passa e depois para a sua resolução, e que do ponto de vista da sua experiência esta traduz em frustração, claro. O utilizador mais avançado poderá fazer mais trabalho inicialmente e pode ou não ser necessário chegar ao fabricante para resolver o problema.

    Victor

    ResponderEliminar
  20. Podemos dizer o mesmo da última actualização do MacOSX, o Snow Leopard. Aqui na nossa pequena rede temos 2 XP, 2 Vista e 1 Mac OSX e o Mac agora tem uma data de problemas de partilhas, rede, etc.
    Claro que era suposto que sendo uma actualização, tudo o que funcionava antes correctamente devia continuar a funcionar, mas todos sabemos que nesta área nunca é assim.

    ResponderEliminar
  21. ... ainda vamos chegar ao ponto em que em vez de upgrade começamos a fazer downgrades, por sabermos que o OS anterior funcionava bem.

    ... Bem... isso já aconteceu com o Vista, com o pessoal a manter-se fiel ao XP. ;)

    @Victor

    Eu também gosto de perceber os problemas e resolvê-los; nesse aspecto nada chega ao Linux, onde em caso extremo até poderias recompilar o kernel ou corrigir o código fonte de algo que te estivesse a chatear.
    No Windows, se for o caso de o sistema operativo/driver detectar/usar o controlador USB de forma incorrecta, pouco ou nada poderei fazer.

    Mas, depois darei notícias conforme os desenvolvimentos. :)

    ResponderEliminar
  22. "... Bem... isso já aconteceu com o Vista, com o pessoal a manter-se fiel ao XP. ;)"

    O 7 nada tem a ver com o XP, as diferenças são tão significativas.

    "No Windows, se for o caso de o sistema operativo/driver detectar/usar o controlador USB de forma incorrecta, pouco ou nada poderei fazer"

    Se fosse só um problema com o processo de detecção até poderias, o principal problema é quando o suporte para determinado componente é instável ou funciona mal...

    Victor

    ResponderEliminar
  23. Por acaso a tua nova motherboard não tem o chipset Intel P55 express ?
    http://www.theregister.co.uk/2009/10/30/iphone_p55_problems

    ResponderEliminar
  24. P6T Deluxe
    # Plataforma Intel LGA1366
    # Intel®X58 chipset

    ResponderEliminar
  25. TENHO ESTE MESMO PROBLEMA COM O MEU NOKIA 5230.
    SE ALGUEM TEM O MESMO PROBLEMA (USB MTP)E JA CONSEGUIU RESOLVER, POR FAVOR ME AJUDE!!!

    ResponderEliminar
  26. @XBOJP eu acho q o teu problema é mesmo um caps lock encravado!
    mas isso sou eu!

    ResponderEliminar
  27. Oh não, o Victor aqui também? Chiça!

    ResponderEliminar
  28. Esse problema é bem comum quando se remove o Windows Media Player... Reinstale-o para ver se resolve.

    []'s
    @Compulsivo

    ResponderEliminar