2009/11/12

Apple App Store - Os Abandonos Começam?

As novelas continuam sem fim à vista, e o processo de aprovação das Apps que tentam entrar na App Store continua a ser um dos pontos mais criticados no ecosistema Apple/iPhone.

Embora a Apple - finalmente - pareça começar a querer tratar melhor quem desenvolve para a sua plataforma (e que são, na verdade, os verdadeiros responsáveis pelo enorme sucesso que o iPhone tem tido) a verdade é que há também que esteja farto de tudo aquilo.

A Apple finalmente implementou um indicador que mostra aos developers o estado em que se encontra o seu programa:


Pode não parecer muito, mas até ao momento, nem sequer isso existia - deixando os criadores completamente às cegas quanto ao estado de aprovação da sua App.


Mas... mesmo assim, o criador de uma das Apps mais populares: o Facebook para o iPhone; fartou-se de vez desta política "nazi" de querer controlar tudo e todos, e anunciou que vai abandonar a programação para o iPhone.

Espero bem que a Apple compreenda bem o possível impacto deste tipo de decisões... É que, se os programadores se voltarem para outra plataforma mais convidativa (Android?) dificilmente voltarão a trabalhar para quem os "tratou mal", mesmo que depois lhes ofereçam todos os benefícios que durante tanto tempo reclamaram.

Aliás... por falar em "nazis", outro dos episódios que deu polémica, foi a permissão de inclusão de uma cruz suástica numa App do iPhone no livro Mein Kampf de Hitler... sem esquecer que já outras Apps e livros foram recusados por motivos bem menos polémicos.

20 comentários:

  1. Só falta um "pequeno" pormenor.

    Na entrevista o autor da app para o Facebook "esqueceu" referir que tais "castrações" se verificam para todas as plataformas. E que por isso... "Hewitt said that he now plans to focus on developing for the “still unrestricted and free” web and has passed the Facebook app to another developer."

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  2. @Kincas

    Não é bem assim, no Android ou até no Windows Mobile podes fazer que programa queres, como bem te apetecer, sem dar satisfações a ninguém. Não há ninguém a quem tenhas que "pedir licença".

    A App Store veio impor o processo de aprovação - que até é compreensível e até eventualmente; mas logo se torna ridícula ao se processar "à porta fechada" sem grande feedback para os criadores, com as conhecidas palhaçadas de rejeições por motivos estúpidos e sem qualquer lógica.

    Querer ser "controlador" acaba sempre nisso: até que ponto uma fart-App é merecedora de existir? Qual o motivo porque aprovaram a famosa App que nada fazia mas que custava um balúrdio (e depois a retiraram)?
    Qual a justificação de aprovarem apps, retirarem-nas, depois voltarem atrás e aprovarem novamente, e depois finalmente retirarem novamente?
    São coisas que deitam por terra qualquer tentativa de "justificação" da sua existência.

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  3. posso falar por experiencia.
    no Market Android, dps de pagares a licença inicial, podes fazer uploads de novas versoes ate de 5 em 5 min se kiseres :)
    e a publicação é IMEDIATA

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  4. @Kincas

    Não tem nada a ver com os termos dos SDK.
    1) Em qualquer plataforma podes fazer o programa que muito bem entenderes.

    A diferença está:
    Se na maioria das plataformas podes lançar o teu programa sem precisar da aprovação de ninguém; no caso da App Store tens que submeter o teu programa ao processo de aprovação. (Que peca por nem sequer funcionar tão eficientemente e deterministicamente como seria esperado/desejado.)

    Veja-se o caso da App do Twitter que foi rejeitada:
    Podes criar uma App de Twitter para Windows Mobile, disponibilizas no teu site, pronto - está feito.
    No iPhone tens que a criar, mandar para a App Store - e depois recebes um aviso de que foi rejeitada porque continha a palavra "fuck" quando eles foram ver os trends do Twitter!
    Isso cabe na cabeça de alguém?

    Ou então rejeitar uma App de livros electrónicos por esta te deixar ler o Kama Sutra? Surreal mesmo! :/

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  5. Um qualquer developer pode "lançar" uma APP para o iPhone à vontade.
    A "questão" está é em tê-la à disposição (para compra ou gratuita) na iTS.
    São coisas completamente distintas que estão a ser misturadas.

    Existem alguns exemplos de apps que existem para o iPhone e não se encontram na iTS.

    Tão não concordo (e não percebo) certas atitudes para as aprovações para a iTS. Sendo o pior a sua falta de "transparência". Mas ninguém é "obrigado" a que sejam disponibilizadas lá.

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  6. Onde se lê "Tão não" deverá ser "Também não...."

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  7. Kincas explica me como e' q um user com um iphone nao jailbreak instala apps sem ser da loja

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  8. Da mesma forma que um developer o coloca no seu para testar ou fazer um "test drive" à aplicação.
    Ou será que este também o tem de ter jailbreak no iPhone para isso?

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  9. N faço ideia como e' q se instala apps no iphone, nunca instalei nenhuma. num android fazes o kiseres, download para la, instalas via SDK, ou usas qq um dos Markets disponiveis

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  10. @kincas

    Não dá mesmo, isso só pode ser feito com um grupo reduzido de utilizadores (umas poucas dezenas, se tanto) e nunca em larga escala.
    Portanto, o problema permanece: em qualquer outra plataforma crias um qualquer programa "estúpido", e todos os dispositivos podem corrê-lo sem necessidade de "artifícios"... no iPhone, não.

    Atenção, que a App Store é uma das grandes vantagens do iPhone, disso ninguém tem dúvidas - mas graças à forma como tem actuado, torna-se também numa das mais tristes "palhaçadas", especialmente para quem desenvolve apps para ele.

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  11. Kincas so te digo isto:
    http://xkcd.com/662/

    LOL

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. To Carlos

    ".....nunca em larga escala." ????
    Basta estar disponível para descarregar numa qualquer webpage que o criador tenha (por ex.).
    Se for uma boa aplicação rapidamente se saberá e haverá divulgação.

    Sei que não será a mesma coisa que estar na iTS.

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  14. @Kincas

    Não... Para esse modo de deployment, o developer tem que dizer especificamente os numeros de série dos iPhones em que a App poderá funcionar (e está limitado aos tais "X" que a Apple permite.)

    (Achas que a Apple iria deixar essa porta aberta? ;)

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  15. Não creio que seja bem assim.
    Atenção de escrevi creio.
    E digo isso por já ter visto (e até instalado) algumas apps "distribuídas" em versão "beta" para "testdrive".
    Embora o 2G que tinha tivesse X-sim (por causa da operadora), não julgo que o mesmo o fizesse "aceitar" apps "cracadas".
    Também foi com FW anterior à V3

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  16. @Kincas

    É mesmo assim. :)
    A única forma legal de correres uma App no iPhone é:
    1) Sendo um developer, corres a tua App no *teu* iPhone - fica em modo de Developer e não podes reverter isso.
    2) Através da App Store (o modo normal para todos)
    3) Modo Ad-Hoc, o tal modo que te permite distribuir o programa directamente para vários iPhones (limitado a 100 devices que têm que estar especificamente declarados - pensava que era menos.)

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  17. Obrigado pela informação.

    Talvez tenha havido alguma alteração com a actualização do SDK nesse sentido.

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  18. Há "noticias" para todos os gostos.

    Vejam agora esta.

    http://www.macuser.co.uk/news/273178/app-developers-desert-iphone-rival.html

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