2009/12/19

40 Dicas para o Android


De leitura obrigatória para todos os possuidores de dispositivos Android, aqui ficam 40 dicas que vos poderão facilitar a vida.


Optimizar o Home Screen

1. Usar Widgets. Basta pressionar o dedo sobre qualquer espaço vazio e seleccionar Widgets do menu pop-up. Há inúmeros Widgets para todos os gostos e funções. Pesquisem no Android Market pelos que vos sejam mais úteis.

2. Se não gostam de ter um som a chatear-vos de cada vez que recebem um email, basta irem aos Settings do Gmail e seleccionarm o ringtone como sendo o "Silent". Os alertas continuarão a aparecer, mas não serão incomodados continuamente. Os SMS e outras noitificações podem ser configurados da mesma forma.

3. Atalhos para chamadas frequentes. Se telefonam frequentemente para algumas pessoas, que tal criarem um atalho no vosso ecrã principal. Escolham um espaço vazio, pressionem até aparecer o menu e escolham "Shortcuts". De seguida escolham "Direct dial" e seleccionem o contacto pretendido. Para os fãs das mensagens escritas escolham a opção "Direct message".

4. Para colocar uma página web no vosso ecrã inicial, pressionem continuamente qualquer site nos bookmarks do browser e seleccionem "Add shortcut to home option."

5. Utilizar pastas para organizar o home screen. Escolham um espaço em branco e seleccionem "Folders" para criarem uma. Podem arrastar lá para dentro contactos, apps, ou qualquer outro atalho. Para mudarem o nome à pasta pressionem durante algum tempo a barra de título enquanto está aberta.

  
Utilização do Android

6. Simplifiquem a gestão de ficheiros utilizando uma app como o Astro, que vos permite navegar no vosso Android como se estivessem num computador.

7. Fazer copy-paste? Pressionem continuamente numa área de introdução de texto. Se estiverem numa página web carreguem na tecla de menu e escolham a opção de seleccionar texto.

8. Usem as teclas de atalho do Android para fazer zoom e abrir programas. Há inúmeras funções que podem poupar tempo valioso.

9. Podem definir as vossas próprias teclas de atalho para abrir as Apps que vos interessam. Acedam aos Settings->Applications, e investiguem o "Quick Launch".

10. Se o teclado virtual aparecer quando não interessa, podem fazê-lo desaparecer arrastando-o para baixo.

11. Podem ver a data actual a qualquer momento ao pressionar o canto superior esquerdo do ecrã.


Ficar sincronizado


12. Para enviarem ficheiros para o vosso telemóvel Android, liguem o aparelho ao vosso PC e puxem o painel de notificações. Cliquem na caixa de USB e seleccionem "mount". O dispositivo aparecerá como um disco rígido no vosso PC e poderão copiar os ficheiros à vossa vontade.

13. Organizar a vossa música. Numa só palavra, utilizar esta alternativa "aberta" ao iTunes: o DoubleTwist.

14. Sincronizar o calendário do Outlook com o vosso Android. É só instalar o Google Calendar Sync e pronto.

15. Se querem sincronizar os vossos contactos do Outlook sem utilizarem um servidor Exchange server, experimentem o GO Contact Sync (open-source).

16. Se o problema é sincronizarem os vossos feeds, experimentem o NewsRob, que mantem o vosso dispositivo sincronizado com a vossa conta do Google Reader.

17. Para transferirem os vossos bookmarks dos PC para o browser do vosso Android, então é só descarregarem o MyBookmarks do Maket.



Funcionalidades extra


18. Se viverem num país suportado, não deixem de utilizar o Google Voice no vosso telemóvel. Ao instalarem a App oficial terão várias novas opções ao dispôr. Se adicionarem o Widget respectivo ao ecrã, poderão ajustar as vossas preferências de chamadas com um único toque.

19. O Google Voice permite também enviar mensagens de texto de forma gratuita. Devem apena configurar para que a verificação de novas mensagens seja feita de 5 em 5 minutos. Ou, no caso de preferirem notificações instantâneas, ir ao site do Google Voice e configurarem para serem notificados por email a cada nova mensagem.

20. Para fazerem chamadas de borla, podem também utilizar o Fring,. Um cliente de chat gratuito que permite fazer chamadas de voz através de serviços SIP (como o Skype, Google Talk, etc.)

21. Se estão fartos de navegar por atendimentos telefónicos automatizados, então a App gratuita Dial Zero será o vosso melhor amigo, permitindo ultrapassar esses serviços e chegar rapidamente a uma pessoa "real".

22. Se estão fartos de aturar alguém, então redireccionem-nos directamente para o voicemail. Seleccionem o perfil da pessoa em questão na vossa lista de contactos, cliquem no botão de menu->options>Incoming calls.

23. O mesmo ecrã de "Incoming Calls" permite também atribuir ringtones personalizados para cada contacto.

24. Se quiserem utilizar um MP3 como ringtones é simples. Criem uma nova pasta no cartão de memória e dêem-lhe o nome ringtones. Os MP3s que colocarem lá irão aparecer automaticamente na lista de ringtones disponíveis. Podem fazer o mesmo com pastas chamadas alarms e notifications.



25. Se um MP3 é demasiado, podem usar a app RingDroid (gratuita) para editarem um MP3 e seleccionarem só o segmento que vos interessa.

26. O Android permite manter múltiplas janelas do browser abertas simultâneamente. Pressionem continuamente um link para o abrir numa nova janela, cliquem no tecla de Menu para alternar entre as diferentes janelas.

27. Se preferem ver os sites no modo horizontal, basta irem aos settings do browser e seleccionarem  "Landscape-only display".

28. Se não gostam do Browser que vem com o Android então experimentem outros. O Dolphin Browser tem funcionalidades muito interessantes, como gestos, zooming multitouch (que até trabalha no Droid) e tabs para cada página aberta.
 

Segurança

29. O Android inclui uma opção que permite utilizar um gesto específico para desbloquear o telefone. Vejam o "Screen Unlock Pattern" localizado em 'Location and Security'  no menu de Settings do sistema.

30. Querem fazer um backup do vosso Android? O MyBackup guarda as Apps, contactos, registos de chamadas, mensagens, e settings para um cartão SD ou um servidor na internet. Para os fãs dos SMS, o SMS Backup envia periodicamente os vossos SMS para a vossa conta do Gmail..

31. para protecção extra o Mobile Defense permite utilizar o vosso PC para seguir a localização do vosso Andoird via GPS, bloqueá-lo remotamente, e de seguida fazer um backup e apagar todos os dados.

Apps Essenciais

32. Se o vosso dia é ocupado com documentos do Office, Documents To Go será uma App obrigatória. A versão gratuita permite ver ficheiros do World e Excel; a versão paga acrescente a capacidade de edição, e visualização de ficheiros PDF e PowerPoint.

33. Para quem preferir a "Cloud", o GDocs ou ThinkFree Mobile Office permitirão a utilização sem problemasdos vossos documentos Google Docs.

34. Para manterem um bloco de notas sincronizado, então o GDocs Notepad resolverá o problema, guardando os vossos documentos de testo directamente no Google Docs.

35. Para edição de fotos, nada melhor que o Photoshop.com Mobile da Adobe (gratuito).

36. Para melhorar a experiência musical, nada como o TuneWiki que encontra as letras das músicas e as vai mostrando de forma sincronizada com as vossas músicas.


Personalizar o vosso Telemóvel

37. Para ajustarem o vosso Android à vossa medida, existe o Locale. Esta App permite criar perfis para todas as circunstâncias, como por exemplo: mudar para o modo silencioso quando estão no trabalho, ou mudar o brilho do ecrã à noite.

38. Podem dar uso ao LED do vosso telemóvel com o Missed Call, que permite piscar cores diferentes conform as pessoas que vos tentam ligar.

39. Editar o dicionário personalizado do Android é também recomendável, para que reconheça o vosso (e outros) nomes que utilizem frequentemente e apareçam na caixa de auto-complete. Procurem em System Settings->Language and keyboard.

40. Se experimentarem uma App e decidirem que não vos interessa, podem devolvê-la. O Android Market devolverá o preço total de qualquer compra feita num prazo de 24h - desde que não a tenham "experimentado" anteriormente.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo link para o GoSync.
    vai ser util para os continuam presos ao Outlook

    qt ao NewsRob prefiro o ReaderScope.
    Ja o usei mt tempo, mas o RS da me mais controlo
    http://www.androlib.com/android.application.com-altcanvas-readerscope-qqij.aspx

    Para Teclados virtuais so ha um q gosto de usar:
    AnySoftKeyb
    http://www.androlib.com/android.application.com-menny-android-anysoftkeyboard-zzx.aspx

    Eskeces-te de falar do BarcodeScanner, q permite q instales qq app, apontando a camera para um QRCode

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a 10., obrigado :P (normalmente obtia o mesmo efeito carregando na tecla back...)

    ResponderEliminar
  3. @Miguel depende do teclado virtual q usars.
    nem tds suportam isso.
    nem seker especifica se é o IME ou o android.
    Eu uso o ASK e tb faz isso

    ResponderEliminar