2009/12/18

Dresden a 26 Gigapixels

Se alguma vez tiraram uma fotografia digital, saberão que estas são compostas por pequenos pontos chamdos pixeis. E como é habitual, sempre que se compra uma máquina fotográfica digital, lá vamos nós espreitar o número de megapixeis que ela contém: já que por norma, quantos mais melhor!

Mas... descansem... se pensam que as poucas dezenas de megapixeis existentes nas máquinas "topo-de-gama" actuais são muitos, espreitem esta foto de Dresden na Alemanha, com 26 Gigapixeis!



A fotografia foi tirada com uma Canon 5D mark II e uma lente de 400mm-lens. Bem... o mais correcto é dizer: as 1.665 fotografias de 21.4 megapixeis que foram depois combinadas nesta imagem final.
O trabalho ficou a cargo de um robot fotográfico panorâmico e demorou 172 minutos a "varrer" a paisagem.
Os 102GB de dados resultantes foram depois processados por um computador com 16 processadores e 48GB de memória - o que demorou 94h. A imagem resultante tem uma resolução de 297.500 x 87.500 pixel (26 gigapixel) e é - nesta altura - a maior fotografia digital do mundo.

Já pensaram que é apenas uma questão de tempo até que tenhamos coisas deste tamanho e resolução no Streetview do Google Maps? ;)

1 comentário:

  1. Olha o centro de convenções! :o)

    Estive lá em 2008! hehehe (e a fotografia foi tirada de um quarteirão à frente do Hotel onde fiquei). Kewl :o))

    ResponderEliminar

[pub]