2009/12/10

Noticias do Dia

Os segredos e privacidade segundo o CEO do Google, as vendas digitais, limpeza de Apps na App Store, o novo iPhone já em processo de fabrico, e muito mais.


Eric Schmidt do Google e a Invasão de Privacidade

Eric Schmidt, CEO do Google, diz que não há motivos para a privacidade: que se fazemos algo que não queiramos que seja descoberto, o melhor é não o fazer.
Felizmente ainda há gente que descreve bem a necessidade e o direito à privacidade.

Mas o mais caricato é que este mesmo senhor Eric Schmidt, há uns anos atrás, não gostou nada que uns repórteres lhe tenham dado a provar o seu próprio remédio, publicando a sua morada, salário, hobbies, e outras coisas descobertas usando o Google.
Segundo as suas próprias palavras, talvez seja melhor não ter casa, não ter salário, nem fazer nada no seu tempo livre!


Produtos digitais

É ridículo assistir a episódios como este: uma editora de livros diz que vai impôr um atraso de quatro meses nas suas edições de livros digitais. Por outro lado, a Amazon vai oferecer a possibilidade de verem imediatamente um filme que comprem, em versão video-on-demand. Ou seja, compram um filme, e enquanto não o recebem em casa poderão vê-lo na sua versão digital.

Ora... o que acham que atrairá mais os clientes?

Será que aquela editora de livros não percebe que, ao atrasar deliberadamente a edição digital, apenas está a "incentivar" que as pessoas criem e distribuam cópias piratas?

Há apenas uma única forma de acabar com esse (falso?) problema: disponibilizar o que os clientes querem, quando eles querem, a um preço "justo."

No caso de bens digitais, ainda está por provar que a sua partilha tenha efectivamente resultados negativos - pelo contrário, há cada vez mais estudos que dizem que quem mais "partilha", mais acaba por comprar.

Estes intermediários têm que perceber que os dias das "roubalheiras" sobre os autores, criadores e artistas, estão contados. A distribuição digital tem um custo ridiculamente reduzido, é tempo de ajustarem os preços e comissões em função disso, e permitirem que a maior parte do lucro vá efectivamente para quem merece.

Até lá, quem se lixa são os escritores que tentam ir contra a "maré."


Apple retira 1000 Apps da App Store

Como em tudo, há quem saiba usar as restrições da Apple na App Store em proveito próprio. Um developer chinês viu todas as suas Apps serem removidas da App Store depois de terem surgido queixas que o mesmo estava a utilizar tácticas duvidosas para conseguir pontuações elevadas.
As Apps em questão eram cópias "foleiras" de outras Apps já existentes, e eram oferecidos "vouchers" em troca de pontuações positivas.


Asus Eee Pad


Como não podia deixar de ser, tinha que haver uma notícia sobre um qualquer Tablet PC, e desta vez é a Asus que parece estar preparada para lançar um Eee Pad.
(Só não sei porque é que estão a demorar tanto, já que muitos dos utilizadores dos populares netbook Eee PC têm feito isso por sua própria conta.)


Novo iPhone encomendado à Foxconn

Parece que o novo iPhone, que irá surgir no próximo ano, já tem fabricante escolhido: a Foxconn.
A Foxconn é um dos maiores fabricantes de material electrónico (que é depois comercializado sob as mais variadas marcas.) A verificar-se esta notícia, sem dúvida que será uma boa notícia para a empresa.
Um dos rumores mais recentes aponta para a existência de um leitor RFID no iPhone, algo que é já bastante comum nos países orientais.
Efectivamente, não me importaria nada de poder usar o telemóvel para registar e efectuar pagamentos como fazem por lá - e acho que será um dos próximos passos que poderá "revolucionar" o nosso dia a dia.


Cartões de Memória "Blindados" da Samsung

Se vivem preocupados com a hipótese de os vossões cartões de memória SD serem destruidos por algum evento catastrófico (como por exemplo, ficarem debaixo das rodas de um veículo com mais de 1.5 toneladas) então a Samsung tem a solução:

Estes novos cartões de memória da Samsung (SD, MicroSD e CompactFlash) podem resistir a essas pressões, e para além disso são resistentes ao choque, à água, e a campos magnéticos. 


Google Chrome

E para terminar, um original anúncio do Google Chrome, de visionamento obrigatório! :)

5 comentários:

  1. O video do Chrome está mesmo muito bom e de grande imaginação e realização. E no fim o poder clicar nos itens diversos do quadro que surge no video... está mesmo bem feito. Altamente!

    ResponderEliminar
  2. João Sousa10/12/09 19:50

    Parece que estes senhores da Google andam muito com a mania de que se podem meter em todo o lado.

    ResponderEliminar
  3. @João

    Este senhor Eric já tem "mostrado" a sua opinião ao longo dos anos (o tal episódio que mencionei) - espero eu que ele se reforme rapidamente, e deixe um sucessor que pense de forma um pouco mais realista.

    ResponderEliminar
  4. Creio que a Foxconn já é o fabricante do iPhone desde o inicio. Pelo menos creio que era o fabricante do primeiro modelo.

    ResponderEliminar
  5. sim, a Foxconn ja tinha produzido o 3G e o 3GS.
    mas foi outro fabricante q fez o 2G

    ResponderEliminar