2009/12/10

PhoneGap - Desenvolver para Mobile

Uma das apresentações que não podia perder no Codebits era a de Brian LeRoux a falar sobre o PhoneGap.

Já há algum tempo que conhecia o PhoneGap, mas nada como ver uma apresentação "ao vivo." :)



O que é então este PhoneGap da Nitobi? Basicamente, é uma ferramenta que se torna obrigatória para quem pretender desenvolver Apps para múltiplas plataformas móveis.
Já imaginaram o que seria se vos pedissem um programa que corresse no iPhone... e também no Android, Windows Mobile, Blackberry, e até em Symbian?

Com o PhoneGap, podem criar a vossa aplicação usando HTML, CSS e Javascript, sabendo que o *mesmo* programa irá correr em todas essas plataformas!
(A framework javascript recomendada é a XUI, devido ao seu tamanho reduzido que lhe permite caber na cache dos dispositivos móveis para maior desempenho.)

Curiosamente, e tal como Brian mencionou logo no início da sua apresentação: o objectivo do PhoneGap é deixar de existir. Podemos olhar para ele como uma mera "ajuda" que deixará de ser necessária à medida que os standards web evoluem. (Um pouco à semelhança do que o Google fez com o Gears, que deixou agora de ser necessário com o HTML e o storage local.)

Mas por agora, para termos uma plataforma uniformizada que permite o acesso a funções de geolocalização, acelerometros, som, vibração, e outros... a melhor opção é usar o PhoneGap.



E se precisarem de ajuda, podem sempre contar o apoio do PhoneGap no Google Groups.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)