2009/12/23

Noticias do Dia

Memórias mais rápidas para as placas gráficas da próxima geração, imagens do futuro Firefox 4.0, ainda mais um rumor sobre a data de lançamento do Tablet da Apple, as questões da segurança informática com as BotNets, e um computador que todos gostariam de poder exibir à vista de todos.


Apple Tablet para Março?

Novamente os rumores se fazem sentir, desta vez apontando o lançamento do mítico Tablet da Apple para Março de 2010.


Verdade? Mentira? Como em tudo relativo aos novos produtos da Apple... "acreditem se quiserem"! :)


Memória GDDR5 de 7Gbps

Se pensavam que as memórias GDDR que têm nas vossas placas gráficas topo-de-gama iriam durar... estão bem enganado. A Hynix já apresentou as suas novas GDDR5 de 7Gbps que irão permitir um desempenho ainda maior aos projectos sedentos de memórias de alta-velocidade.

A memória gráfica GDDR5 já existe desde 2007, mas estes são os primeiros chips 2Gb GDDR5 DRAM de 40nm que permitem uma velocidade de 7Gbps.

Sem dúvida que as veremos nas próximas gerações de placas gráficas, na segunda metade do próximo ano.



BotNets criam ISPs



As BotNets - redes que controlam milhares, ou dezenas de milhar, de computadores insuspeitos infectados por vírus - são um das grande ameaças à segurança informática nos tempos que correm. Estes milhares de computadores podem ser utilizados para atacar sites ou cometer fraudes sem deixar "rasto" (ou complicando enormemente o processo de rastreio.)
Agora, as coisas complicam-se ainda mais, com os responsáveis por estas redes "criminosas" a criarem os seus próprios operadores de acesso à Internet
Ao controlarem o seu próprio acesso, torna-se mais complicado "fazer uma queixa" ao ISP para que lhes corte o acesso, já que... estaríamos a fazer uma queixa a eles próprios.

Sem dúvida, novos panoramas que irão obrigar os protocolos de segurança a adaptarem-se a estas novas tácticas no novo ano que se aproxima.




Computador com Estilo


Se na maior parte das vezes nos esforçamos por esconder ou disfarçar ao máximo o "caixote" do computador, outros casos há em que os gostaríamos de ter expostos para que todos apreciassem o estilo do nosso computador. Ora vejam só esta caixa chiaroscuro de Nick Falzone:





Imagens do novo Firefox 4.0


E mesmo a esta distância do futuro Firefox 4.0, começam já a aparecer as primeiras imagens que vão dando a conhecer algumas possíveis alterações que virão a ter lugar no interface deste popular browser que vai ganhando cada vez mais adeptos.




2 comentários:

  1. O firefox parece muito jeitoso a ir buscar algumas coisas ao chrome

    ResponderEliminar
  2. O Ars Technica anuncia a apresentação do iTablet para Janeiro. Ainda não estou em condições de apostar em quem ganha o campeonato este ano. Mas que a Apple lança um iTablet no próximo ano aposto.
    http://goo.gl/2jGu

    ResponderEliminar