2009/12/23

OLPC XO-3

Mesmo não tendo conseguido o seu objectivo de criar um computador de $100 que fosse acessível a todas as crianças (o actual OLPC ainda custa $172) Nicholas Negroponte está já a preparar caminho para a próxima geração do seu computador OLPC, o XO-3.


Este computador tablet dará particular importância ao interface visual, dispensando todos os habituais elementos actualmente presentes nos computadores. Em vez de teclado, rato, etc; temos apenas um grande ecrã com touchscreen, com uma borda de reduzidas dimensões.

Curiosamente, e algo a que acho que se deveria começar a dar mais importância, este computador é hermeticamente fechado (e logo, à prova de água e pó) sendo recarregado por indução.
(Afinal, tal como os telemóveis, de que nos serve ter "tecnologia" se depois não a podemos usar à vontade no mundo real, no exterior, perante a chuva, pó, areia, etc. etc.)

Este computador, com características técnicas fenomenais, teria um custo de $75.

Claro que nada isto é real neste momento, e a tecnologia necessária à sua construção implicaria um custo bastante superior... Mas fica o caminho traçado para 2012, e todos sabemos que é necessário um bocado de "ficção" para incentivar os fabricantes de hardware a tornarem-na possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)