2009/12/11

Zon Box já se pode Desligar

Sem dúvida, a grande notícia do dia - ou mesmo do ano - a Zon Box, cada vez mais popular entre os clientes da Zon, já pode ser desligada!


Refiro-me obviamente à correcção de um problema incompreensível que atormentava todos os clientes que prezam o silêncio: quando se "desligava" a caixa, o disco rígido no seu interior continuava a funcionar, emitindo o mesmo nível de ruído que faz quando está ligada. (Já para não falar no consumo eléctrico extra.)

Ora, se para muita gente esses dB extra não incomodam, para mim era factor suficiente para manter a box desligada da tomada 90% do tempo - especialmente à noite. Factor que era complicado pela inexistência de um interruptor real, obrigando literalmente a desligar o cabo da tomada.

Finalmente, após muitos meses de espera, e num insuspeito update do firmware da Box, eis que quando a desligo noto algo estranho: o silêncio!

Mais vale tarde que nunca, e considero isto como sendo uma merecida prenda de Natal que nos chega da Zon.

Update: bem me parecia que isto era bom demais para ser verdade.

35 comentários:

  1. Foi a primeira coisa que reparei e também era uma situação que me irritava imenso! E as gravações programadas não precisam de ter a box ligada, mais uma porreira.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que isso acontece também com as meo box... pelo menos o bicho fica la a fazer um ruído irritante.

    ResponderEliminar
  3. A Zon com uma "vantagem" face à Box da Meo? Ainda é mais surpreendente mesmo! :)

    ResponderEliminar
  4. Também achei super interessante ver que a box passou a contar com novas habilidades de vocação on-line.
    Agora tem lá as Zon Widgets para exibir fotos do Flicker e Picasa, noticias e o tempo. Outro detalhe curioso é também ter lá o MyZon para ver na TV.

    Zon Box com novas habilidades em breve
    neste artigo "esmiucei" um pouco algumas destas novas habilidades mas que ainda não funcionam. É sempre a mensagem do costume: brevemente disponível

    ResponderEliminar
  5. para kem n conhece:
    youtube.com/xl
    especialmente feito para tvs

    ResponderEliminar
  6. A Zon Box sempre gravou desligada (desligada pelo comando).
    Os agendamentos decorriam na mesma. As primeiras versões do software tinham era aquele bug irritante de impedir um agendamento caso surgisse mudanças na listas de canais ou um novo firmware mas essa situação já havia sido corrigida há bom tempo. Agendo gravações nas madrugadas dos TVCines (e outros canais) e ela sempre gravou tudo certinho, deixando-a em stand-by...

    ResponderEliminar
  7. @Cenoutinha

    Olha que deves ter uma box com problemas, pq a minha só faz barulho quando a casa está em silêncio e começa a gravar, quando ligada só se ouve o disco se a tv estiver desligada.

    É que ao contrário da box da zon, a box meo tem dissipadores passivos, o que a torna mais silenciosa.

    ResponderEliminar
  8. @A.R.S.

    Não estamos a falar de barulho de ventoinhas, mas sim do barulho do disco rígido no seu interior.

    ... A não ser que a Meo esteja mesmo *muito à frente* e esteja a usar discos SSD na sua box! ;)

    ResponderEliminar
  9. Mas como eu disse, só se ouve o disco se estiver a gravar, se não, não se ouve nada, a não ser que a box esteja avariada.

    discos SSD... mas que excelente ideia.

    Já agora, como é que está a usabilidade na zon? fui ver a box da cabovisão e aquilo de usabilidade é zero.

    ResponderEliminar
  10. Com a box da ZON ligada acho que o disco está sempre em funcionamento (nem que seja por causa dos "instant replays" que te permitem ver o que está para trás até 30m.)
    Mas... logo verifico se isso foi alterado.

    ResponderEliminar
  11. A Box do meo quando posta em "stand by" com o comando mantém o disco a trabalhar durante alguns segundos, e passado um bocado desliga-o também.

    ResponderEliminar
  12. E já agora... alguém sabe o que é e que funcionalidades permite o led laranja que está acesso por cima do led de ligado/desligado?

    ResponderEliminar
  13. O consumo continua exactamente o mesmo com o disco ligado ou não: 36W. O disco deve fazer um spin down após os 10 minutos de "desligar" a box. A luz laranja indica que a box adquiriu um IP, imprescindível para o VOD e para os widgets/myZon, quando estes estiverem a funcionar...

    Rui Saraiva

    ResponderEliminar
  14. Se a box tem um IP será que conseguimos ter acesso ao conteúdo do disco através da ligação RJ-45?

    ResponderEliminar
  15. Boas!
    Só para esclarecer: este update é recente (2 ou 3 dias atrás)? Ou é o de 18-11-2009?

    Sinceramente, estou desapontado com a Zon. Já sou cliente há cerca de 10 anos, mas este equipamento é horrível!
    Problemas atrás de problemas, firmwares que introduzem funcionalidades novas, mas "estragam" algumas que já funcionavam bem, enfim...

    Já para não falar dos interfaces, design e usabilidade! Espreitei os da Meo, e meus senhores, estão a anos-luz de distância :P
    O equipamento pode ter também os seus quês, mas pelo menos nestes 3 últimos itens, são muito, mas muito superiores.

    Pessoalmente, acredito que o firmware da box da Zon seja absolutamente intragável - 2 anos é tempo suficiente para susbtituír programadores sem competências para o trabalho necessário na box... daí a eterna mensagem "Brevemente disponível"?

    Aguardo a chegada da fibra, da Meo e Zon, para decidir para qual das duas operadoras vou. Mas se a Zon insistir em manter esta box, quase de certeza que é desta que mudo para a Meo.

    cumps!

    ResponderEliminar
  16. @Jorge n, n consegues. n tras servidor de ssh ou samba, nem os conteudos sao guardados em formato "limpo", mas sim com uma codificaçao

    ResponderEliminar
  17. @Jorge

    O acesso ao disco seria realmente uma grande vantagem: tenho vários amigos que lá têm guardados "gigas" de filmes e documentários e que vivem "arrepiados" só de pensar no caso de aquilo se avariar.

    @Bint8
    Este update é recente (pelo menos, alguns amigos também só deram por ele nos últimos dias.)
    Mas concordo plenamente contigo - o interface da Zon box é vergonhoso, e seria aceitável há 10 anos atrás mas não nos tempos de hoje.

    Este caso do "barulho", que demorou todo este tempo a ser resolvido, é exemplo perfeito do pouco que tem sido feito.
    Ainda pior é o caso da caixa ser "impingida" a todos os clientes, de forma quase obrigatória, e depois ter todas essas chatices.
    (Outra das que me chateia constantemente é a actualização dos novos canais! Quase se passa mais tempo a fazer as actualizações do que a ver TV - Ao menos que fizesse isso em "background" para uma lista temporária, e quando aceitássemos que fosse actualizado de forma imediata. É inadmissível fazer perder tempo ao utilizador com este tipo de coisas.)

    ResponderEliminar
  18. @Jorge Silva: A porta ethernet (e a USB) estão desactivadas na box. A única maneira que existe de ter acesso ao conteúdo do disco é retira-lo... com tudo o que isso implica.

    @Bint8: O firmware é recente, mas a disponibilidade da actualização depende da zona. Este último tem a opção "My ZON" no menu.

    Rui Saraiva

    ResponderEliminar
  19. Aqui em casa, tenho uma BOX do Meo com disco rigido.

    O disco rigido desliga-se + ou - ao fim de 3 minutos após desligar a BOX ( ouve-se bem quando isso acontece ) Mas o disco, pelo menos o meu que é dás primeiras box é um pouco barulhento quando ligado,

    ResponderEliminar
  20. Eu cá tenho por hábito desligar a corrente eléctrica de todos os equipamentos quando não estão a ser tilizados, incluindo powerbox, modem e router. Acho que se poupa alguma coisa na electricidade no fim do ano.

    ResponderEliminar
  21. @Carlos / @ArmPauloFerreira:

    O último update que fiz adicionou a opção "My Zon" no menu, portanto deve ser esse.

    Não consigo aceder aos widgets, ou então percebi mal: basta carregar na tecla vermelha do comando, é isso?

    Ah, e essa da "actualização da lista de canais" é mais uma para rir :P

    ResponderEliminar
  22. Aqui continua tudo igual, não desliga nem o disco nem a ventoinha, a cx gasta o mesmo ligada ou desligada, cada vez funciona pior, a que grava em 3 meses já é a 2 e a normal já é a 3ª, avaria tudo, a normal agora qd se desliga só desliga o som continua a emissão :S são defeitos a mais para um serviço

    ResponderEliminar
  23. @Bint8: sim é só carregar na tecla vermelha enquanto dá um canal qualquer.

    A verdade é que a Zon tem todos os seus clientes em regime de beta testers... a ZON box é realmente fraquinha e de certa forma até antiquada... mas temos de pagar na mesma.

    ResponderEliminar
  24. Bruno Silva12/12/09 11:04

    O interessante na minha box depois da actualização é que estou sempre a alugar filmes (vejo isso no historico dos alugueres). liguei para lá e dizem que em sistema não está nada... maravilha... um box com vontade própria :D

    ResponderEliminar
  25. Bruno Fernandes12/12/09 18:57

    o problema ligada com a ventoinha existe há um ano, desde que a tenho. desligada com o disco também. tinha actualizado há pouco tempo e fui verificar. versão 2.1.1. forcei uma actualização e a versão mantém-se. o problema no meu caso é que piorou exponencialmente! agora a ventoinha liga, imagine-se, desligada e com toda a força! Nunca aconteceu, ou seja piorou. Já não basta não conseguir aceder a nada de novo desde que a tenho, literalmente, como liga-la tem sido tarefa impossível. só muito raramente liga direito, normalmente tenho que ir ao menu e tentar várias vezes pra conseguir um canal. tive a box quando renegociei e está a fazer um ano por isso vai à vida, fartei-me mesmo.. o pior é ter um samsung 40b6000 e detectar os canais todos digitalmente encryptados, só a rtp1 e o national geographic funcionam.. enfim..

    ResponderEliminar
  26. Para mostrar que as primeiras aparências iludem, aqui está a segunda parte da questão.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo1/1/10 19:07

    Na Zon, é possível gravar temporariamente através do eyetv da apple?

    ResponderEliminar
  28. saudaçoes.
    Eu tenho uma cena engraçada na minha zon box.
    Ao desactivar pelo comando a imagem do canal continua movimentar mas o som desaparece.
    Ao retirar o cartao essa imagem pára.
    despois das actualizaçoes que já passaram o rom continua neste "bug"

    ResponderEliminar
  29. É uma vergonha a box continuar com os bugs que tem, ano após ano!

    ResponderEliminar
  30. por isso mudei para cabovisao, a box hd deles tem cabo hdmi para podermos transferir os filmes da box para um pc ou mac.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo8/1/11 14:50

    Como se faz a transferência dos filmes da box para um pc através do cabo hdmi?

    ResponderEliminar
  32. Anónimo8/1/11 14:51

    Tenho um ASUS O!PLAY e necessito de um outro comando, alguém pode informar qual o comando universal que devo adquirir, ou onde posso adquirir um novo comando da ASUS?...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo8/1/11 14:54

    Eu tenho uma box da cabovisão. Será que também posso transferir filmes da box para um pc com o cabo hdmi? Como devo fazer? O que necessito de ter?

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde

    Aderi à ZON há um mês e foi-me dito pelos comerciais e via telefónica através do apoio a cliente que eu não devo desligar a box mas apenas desligar a TV. No manual Zon Box HD+DVR, refere que se pode poupar energia, clicando no botão da própria box. onde o consumo máximo refere 1W e no standby activo é de 14W, portanto muita diferença. Eles dizem-me para desligar na TV apenas, mas reparo agora que o manual refere para poupança de energia, proceder ao desligar no botão da própria box, alguém me dá dicas do que devo fazer? Óbvio que quero poupar energia, só não entendo o motivo que me dizem que não devo desligar na box... Obrigada!

    ResponderEliminar