No outro dia apresentei-vos alguns novos modelos da Lenovo, mas... este Lenovo IdeaPad U1 é mesmo de outro mundo.
Quando em modo "portátil", o sistema comporta-se como um normalíssimo computador a correr o Windows 7, com um processador Intel e disco SSD de 128GB. No entanto, quando retiramos o ecrã, passamos a ter um dispositivo semelhante ao Lenovo SkyLight, com um processador ARM a tomar conta das operações.
Um conceito interessante que pode começar a ganhar admiradores (se tiver o preço certo. :)
O preço, pois, o preço ... É que são dois computadores em vez de um - um tablet e um netbook ... com um único ecrã.
ResponderEliminarMas não referiste o aspecto mais engraçado - o tablet tem SO Linux e o netbook Windows 7 - uma coisa capaz de deixar os fanboys de cada uma das áreas desorientados.
É uma solução bastante elegante para a dificuldade de se conseguir conjugar num só equipamento duas formas de utilização distintas: um portátil e um tablet. Até devo dizer que, à primeira vista, este seria um produto que não acharia absurdo ser apresentado pela Apple, por exemplo. O que acaba por ser um bom sinal: significa que há pelo menos duas empresas a desenharem bons produtos de computação.
ResponderEliminarAgora, resta saber como é o desempenho. Uma coisa é apresentar um produto bem concebido; outra coisa diferente é dimensioná-lo para um preço baixo e a utilização ressentir-se. Ainda há um par de dias. enquanto estive a assistir um netbook Toshiba de 10", pensava constantemente que a marca devia ter tido a coragem de colocar um sistema mais leve do que o Windows7. É que, se aquela máquina for representativa, o W7 também não é adequado para funcionar em netbooks (gostaria de ter podido testar o Linux CrunchBang, por exemplo). De que adianta aquilo custar apenas 300 euros se é tão lento a funcionar que eu acabo por evitá-lo?
Depois de ver estes teus posts sobre as novidades da Lenovo, cada vez mais fico contente por ter devolvido o Ideapad que a minha mulher me ofereceu no Natal (por estar avariado) :o)
ResponderEliminarVai valer a pena esperar uns 6 mesitos para comprar algo completamente inovador!
Agora é esperar que estas merdas comecem a seguir standards (abertos) para podermos integrar TUDO em nossa casa com isto!
Para já, estou muito feliz com o que a Sony fez com o Remote Play (psp + ps3) e a integração que eles têm entre os seus produtos através de controlos hdmi...
O problema é mesmo, tanto quanto sei, serem coisas proprietárias! :o\
Mas pronto, anseio pelo dia onde vamos poder estar conectados 24h por dia, aceder aos nossos dados de qualquer lado, com interfaces bonitos e inteligentes, sem ter de pagar "an arm and a leg" por isso :o)
Hugz!
Luis
@Luis: android android android :D
ResponderEliminar