2010/01/08

Noticias do Dia

Um Android 2.1 que nos chega da Lenovo, França quer criar "taxa Google", o Skype chega às televisões, como analisar os crashs do Windows, terramotos no Google Earth, e pesquisas no Google mais perto de nós.


França quer criar Taxa Google

O que se faz sempre que algo começa a ter sucesso? É simples... é meter uma taxa em cima!
Depois das taxas das rádios, das televisões, dos CDs e DVDs graváveis... chega a altura de se começar a falar numa Taxa Google. França quer que os motores de busca paguem uns "milhõezitos" para ajudar as indústrias que estão a ficar obsoletas.
Se as coisas lá funcionarem tão bem como cá, será bom saber que até vão cobrar direitos de autor sobre obras livres e de autores que nem representam...


Panasonic com Skype na TV




Sinais dos tempos... a TV prepara-se finalmente para se tornar numa verdadeira janela para o mundo. Ao oferecer o Skype integrado nalguns modelos, a Panasonic dá mais um passo que reduz a distância que separa um televisor de um computador.



Panasonic com Cartões de Memória SD de 2TB


Se estavam preocupado com o futuro das vossas gravações digitais em super-alta-definição, ou das vossas fotos em Raw com centenas de megapíxeis... podem ficar descansados.

A Panasonic revelou que planeia ter cartões de memória SDXC com capacidade de 2TB nos próximos anos.

Claro que estes cartões não devem ficar baratos mas... lembram-se de quanto custava uma pen USB com uns meros 128MB há uns anos atrás? ;)


Analisar os Crashs do Windows

Se são atormentados continuamente pelos crashs do Windows (e os seus míticos BSOD) então talvez seja tempo de analisarem mais cuidadosamente as causas do problema.
Para isso, este artigo que explica como analisar os logs dos crashs no Windows poderá ser uma boa referência para aprenderem como o fazer.

Lenovo LePhone


A Lenovo continua a apresentar novos modelos de tudo e mais alguma coisa, e agora passa a ter também um smartphone Android: o Lenovo LePhone.

Para além do ecrã OLED de 3.7" com resolução de 800x480, ter duas câmaras, e ter a última versão do Android (2.1) a principal característica é a total ausência de botões físicos!

Eu gosto do design... falta saber se a Lenovo o irá comercializar fora da China.


Terramotos no Google Earth

Mais uma excelente demonstração da utilidade das novas ferramentas que temos ao nosso dispôr: agora é possível vermos a actividade sísmica numa "layer" do Google Earth.




Google procura perto de ti

O Google oferece agora uma nova função de pesquisa sobre coisas perto de onde estamos. Esta função "Near me Now" está disponível para os iPhone e Android.



7 comentários:

  1. @Victor

    Obrigado pelo link.

    De qualquer forma o objectivo era deixar apenas um "apontador" sobre aquilo, já que a arte do "debugging" daria, por si só, para criar um blog inteiramente dedicado a essa área. :)

    Não será tarefa em que um utilizador comum se vá aventurar normalmente; mas poderá sempre ajudar a compreender um pouco melhor a causa de um crash. (Ou pelo menos, ajudar a compreender que... há sempre uma "causa" para que algo corra mal. :)

    ResponderEliminar
  2. A total ausência de botões físicos vai contra o SDK do Android ( e contra as politicas do Google q reker uma tecla para a peskisa (no google :P))

    vao haver varias apps q n irao funcionar correctamente

    ResponderEliminar
  3. Que tem isso a ver?
    Continuará a ter botão de pesquisa (e outros), só que são "soft buttons", tal como acontece no próprio Nexus One do Google.
    Só que neste, pelo que dizem, não existe mesmo nenhum "botão físico".
    Mas espero bem que haja botões "touch" sempre acessíveis para as funcionalidades básicas, como o volume, etc.

    ResponderEliminar
  4. Já tinha falado aqui no SDXC.

    Nem é o tamanho que mais vais importar mas sim as velocidades que vai atingir.

    ResponderEliminar
  5. Nuno atao n se ve logo?
    "HIGHER" speed :D

    ResponderEliminar
  6. As velocidades são obrigatórias, não só nos cartões de memória como em todos os dispositivos de armazenamento no geral.

    Não tenho qualquer interesse em comprar uma PEN USB (por exemplo) de 64GB, se depois demoro quase uma hora a copiar conteúdos para lá, ou de lá para fora.

    Nos cartões de memória é ainda mais crítico, pois terão que suportar a gravação contínua de vídeo HD em frame rates cada vez mais elevados, ou de fotografias com muitos megapixels em "burst."

    ResponderEliminar
  7. A ideia do skype na tv é muito fixe!
    Adorava que a PS3 desse para ligar ao skype (já que a PSP o permite nativamente)...

    Quanto às taxas "google"...pqp...idiotas do caraças.
    Já é Portugal é uma palhaçada andar a pagar "taxa de direitos de autor" em cds / dvds virgens! :o\

    já que pagamos, suponho que podemos fazer cópias à vontade...

    ResponderEliminar