2010/01/12

Noticias do Dia

A segurança na Cloud, as queixas ao Nexus One, portáteis potentes e poupadinhos na bateria, filmes, Androids, publicidade no Streetview e muito mais!

Portatil Asus Core i7 com 12h de Autonomia



Se pensam que ter um portátil com um processador topo-de-gama e uma placa gráfica potente é sinónimo de autonomia reduzida, a Asus parece estar disposta a provar o contrário. Com um CPU Intel Core i7 e uma placa gráfica Nvidia 310, ninguém acreditaria que este portátil pudesse atingir as 12h de autonomia. No entanto é possível, e isso é conseguido graças ao uso de duas placas gráficas: a potente e gastadora Nvidia 310, e uma "poupadinha" Intel GMA.

Só que, ao contrário do que acontece noutros sistemas semelhantes, onde têm que seleccionar qual a placa gráfica a utilizar em função do perfil de energia desejado (desempenho ou economia) neste Asus essa gestão é feita automaticamente... segundo a segundo!


Google prepara Publicidade no Streetview

Pode ser um império gigantesco... mas é preciso não esquecer que a principal fonte de rendimento do Google continua a ser a publicidade, e portanto não surpreende que o Google continue a procurar novas formas de o fazer.
Preparem-se para ver em breve publicidade no Streetview, quer em "Outdoors" virtuais que poderão ser alugados pelos interessados, ou até "montras publicitárias" que os donos poderão colocar sobrepostas nas suas lojas.
Parece-me uma boa forma de dinamizar ainda mais o streetview e de o tornar mais interactivo. Afinal, não seria mais interessante "passearmos" pelos mapas e vermos anúncios actualizados em vez de monstras com fotografias tiradas há meses (ou anos) atrás?


Filmes vendidos em pacotes Bluray/Digital/DVD

Numa altura que muito se fala dos suportes digitais e do Bluray, a verdade é que os DVD continuam a dominar o mercado do homevideo. Daí que não seja de estranhar que alguns filmes estejam a ser vendido em formato de "pack tudo-em-um", integrando um disco bluray, o acesso ao filme em digital (no iTunes), e ainda um DVD.
Desde que o preço não seja exorbitante, esta seria definitivamente a melhor opção... Vamos lá ver se a moda pega.



Android SDK 2.1 já Disponível

Se querem mexer na última versão da plataforma do Google para os dispositivos mobile, têm já o SDK (Software Development Toolkit) disponível do Android 2.1.


Queixas ao Google Nexus One

O recém anunciado menino bonito dos dispositivos Android comercializado pelo próprio Google, o Nexus One, tem recebido algumas críticas.

Entre as respostas inconcretas por parte do serviço de assistência do Google relativas a reclamações de clientes, um bug que parece fazer com que o aparelho escolha o sinal "edge" mais lento mesmo quando está em zonas com cobertura 3G; os próprios developers, que começam a ficar fartos de uma plataforma que está sempre em constante mutação e que nem lhes dá tempo para aprimorarem os seus produtos; e até os fabricantes, que tanto investem em modelos Android para - semanas depois - verem os seus produtos tornarem-se menos atractivos face ao Nexus One que inclui todas as últimas novidades.

E depois de todas as críticas apontadas às "políticas de aprovação" da App Store da Apple, o recente surgimento de uma App maléfica de Phishing no Marketstore do Android vem levantar novamente a discussão sobre se a "liberdade a mais" não terá o seu preço.
(Pessoalmente, continuo a preferir um mercado livre, e onde as Apps demonstrem o seu valor com base no seu historial e confiança com os seus utilizadores - um pouco como o que acontece com as páginas web - os utilizadores é que têm que ser educados para aprenderem que não podem/devem acreditar em tudo o que vêem/lêem, especialmente quando são apps ou sites sem qualquer "referência.")

De resto, mesmo havendo um suposto controlo, não é garantia que tudo corra como é suposto, já que até na App Store da Apple surgiram Apps que faziam actividades suspeitas (como recolher os contactos dos utilizadores sem o seu consentimento.) E o facto de se poder assumir que o tal controlo é garantia de "segurança" pode até prejudicar quem instala as Apps "à confiança."

Em último caso, a decisão é vossa e cabe a cada um de nós analisar se os riscos compensam os benefícios, seja qual for a plataforma utilizada.


Serviços Cloud com Segurança: Grendel

E uma vez que a segurança é um aspecto que se torna cada vez mais importante na vida digital que vivemos, nada como garantir a máxima segurança nas Web Apps que utilizamos e que cada vez se tornam mais atractivas e indispensáveis.

Este Grendel é um projecto que agora se tornou open-source e que visa promover a segurança dos dados guardados nos servidores online.

Basicamente, em vez de um serviço guardar os vossos dados num formato que pode ser lido por qualquer pessoa, este Grendel permite encriptar os dados de forma a que apenas possam ser decifrados com a vossa palavra chave.

Isto não evita que alguém que consiga descobrir a vossa password ganhe acesso aos dados, mas evita que um atacante que ganhe acesso ao servidor possa facilmente descobrir o que vocês lá guardam.


Cópias Digitais

Uma coisa que tem que ficar devidamente esclarecida se as companhias esperam que as pessoas adiram aos conteúdos digitais: quer sejam filmes, livros, jogos, ou qualquer outra coisa; é a de que tenhamos o direito de fazer o que quiseremos com eles.
A própria Amazon parece não saber o que diz quanto aos livros digitais para o Kindle, nuns lados diz que vende os livros, noutros lados diz que apenas vende o direito a lê-los... Inaceitável!
Os conteúdos digitais podem ter muitas vantagens, mas temos que salvaguardar o nosso direito a poder emprestar, dar, ou revender aquilo que compramos. E já nem falo nos casos em que o dispositivo que contém esses dados poder "avariar". É necessário que o utilizador possa transferir/recuperar os seus dados para um novo dispositivo no caso de avaria ou upgrade sem ter que se sujeitar a processos morosos ou complicados.

5 comentários:

  1. Também tenho lido que há problemas com o Nexus One, mais na parte da assistência. Sobretudo quem o compra desbloqueado pela internet queixa-se que o Google não tem um serviço de assistência por telefone, mas apenas por email.
    A meu ver quais são as vantagens de um telemóvel desbloqueado. Em casa temos um de reserva, quando algum (bloqueado) se avaria muda-se o cartão SIM para o desbloqueado e anda-se com ele. No estrangeiro compra-se um cartão pré-pago do país e usa-se, sem ter que pagar os altos preços do roaming, que agora está mais barato. Fora disso não vejo outras vantagens para o desbloqueado. Poder mudar de operador à vontade não tem um interesse por aí além a menos que se encontre um tarifário mais adequado.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Santiago12/1/10 16:11

    Sobre o "Google prepara Publicidade no Streetview"

    Devo dizer que fico feliz se substituírem os cartazes das Eleições Europeias que proliferavam quando o carro da Google andou a passear pelo Porto a fotografar(por alturas de Março/Abril 09).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sobre o Asus e as 12horas da bateria e um feito assinalavél logo com um computador tão potente :)

    A Intel terá que repensar a utilização dos Atom nos notebooks mais pequenos, tanta autonomia mas o desempenho é fraquissimo, talvez esta noticia vá de encontro a isso.


    Ainda não li o link, mas isso deve de ser algo parecido com as placas Nvidia e o Hybrid SLI e Hybrid Power, aqui em funcionamento com uma Nvidia e uma Intel GMA

    mt bom, gostaria de ver melhor este portatil :)

    ResponderEliminar
  4. Desculpar a politica da App Store com um problema destes no Android não dá com nada até porque nos computadores a liberdade é 100% e nunca ninguém se queixou simplesmente as pessoas tomam cuidado.

    ResponderEliminar
  5. @metRo_

    Eu não pretendi desculpar a política da App Store da Apple - sabes bem que sou um grande crítico deles, e até neste próprio post digo que prefiro a "liberdade" à tal pseudo-segurança com base na censura.
    No entanto, algum controlo será sempre necessário, para que se possa retirar Apps definitivamente maléficas, tal como surgiu agora no MarketStore do Android.

    ResponderEliminar